Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

11 lições que aprendemos com One Tree Hill

Por: em 23 de setembro de 2014

11 lições que aprendemos com One Tree Hill

Por: em

oth-2Em 23 de setembro de 2003, estreava na televisão americana uma série que mudaria a vida de muita gente. Mas, na época, ninguém sabia disso. Hoje, 11 anos mais tarde, são muitas as pessoas que foram marcadas pelos personagens, histórias e, principalmente, as lições de One Tree Hill. Foram 188 episódios que nos ensinaram muito sobre família, romance, amizade e crescimento pessoal.

Foi pensando no quanto crescemos junto com estes personagens que que resolvemos fazer um especial em homenagem ao dia em que tudo começou. Abaixo, você encontra a lista das 11 maiores lições que aprendemos com One Tree Hill.

Acredite em seus sonhos

Não importa qual seja seu sonho, você deve acreditar e lutar por ele. Nathan queria ser um atleta da NBA e não parou até que conseguisse chegar lá (duas vezes). Haley sonhava em ser cantora e chegou a arriscar muita coisa para alcançar o sonho. Brooke conseguiu ter sua marca de roupas mesmo depois de muitos problemas. Todos eles realizaram seus sonhos apesar dos obstáculos e nos ensinaram que, com força de vontade, é possível fazer o impossível.

O importante é acreditar que “sonhos se realizam todos os dias. Porque eles se realizam. Então, olhe-se no espelho e lembre-se de ser feliz porque você merece ser. Acredite nisso. E acredite que sonhos se realizam todos os dias. Porque eles se realizam”.

Lute pelos que você ama

Só de ler o título deste tópico, uma enxurrada de clichês chegam a sua cabeça, com toda a certeza. Aquele apoio forçado que você deu para o seu amigo quando ele quis tentar voltar com a ex ou então o momento em que sua mãe achou que podia usar um novo visual e ficou péssimo. Mas não, não estamos falando disso. Estamos falando da doação pura e sincera. Aquela que ouve e absorve. E, principalmente, aquela que reage.

Ninguém quer um amigo que ouça tudo calado, para isso existe o diário. Quem fala, quer ouvir. Quer sentir que está sendo ouvido. Quer ficar bravo por ser contrariado, mas pensar depois e perceber que aquilo foi um pequeno alerta de problema no futuro. Esse é o real significado de lutar por quem ama: estar ao lado da pessoa, concordando ou não, mas mostrando que você se importa – e nisso nem preciso citar as inúmeras provas de amizade que foram dadas por Luke e Hayley, Brooke e Peyton, Luke e Nate, por aí vai…

oth-3

Qual é o verdadeiro conceito de família?

Por tradição, vivemos em um mundo onde a família perfeita é aquela de comercial de margarina. Sim, tipo eu, você, dois filhos e um cachorro, como entoaria Luan Santana com todo seus pulmões, mas todo mundo sabe que isso passe um pouco longe da realidade, não é mesmo? Hoje em dia o conceito de família mudou e se distância cada vez mais da perfeição vendida nas propagandas tradicionais.

Quem disse que é errado amar mais ao seu padrasto, tio e afins do que seu próprio pai? Porque sua família de verdade não pode ser seus amigos que estão presentes em todos os seus momentos dramáticos, ao invés da sua mãe e do seus irmãos? Deixando de lado tudo que é certo e esperado, o pessoal de Tree Hill deixou muito claro para gente que a família não é o sangue correndo nas veias, mas sim o amor que pulsa no coração.

Você não pode medir um sonho

O sonho do seu amigo pode até não parecer tão grande quanto o seu, mas, pode acreditar, ele é. Seu sonho é só seu. Só você sabe qual o seu real tamanho e importância, então sempre pense nisso antes de julgar quão grande são os anseios do seu amigo. Ao invés disso, apoie-o e dê todo o suporte que ele precisa para tornar aquilo que está dentro de seu coração realidade.

“Já ouviu a expressão ‘você não pode medir um coração’? Bem, a verdade é que você não pode medir nada disso: coração, desejo, necessidade. Eles achavam que eu não poderia jogar como armador, mas Q sabia que eu podia. Você não pode medir um sonho.”

Quando tudo que você precisa está em uma só pessoa

Pare. Provavelmente você teve um dia longo, talvez muito mais longo do que você imaginaria ter. Talvez um dia muito bom, talvez um dia mediano. Algumas pessoas você falou por obrigação social, outras pelo prazer da simpatia e do riso. Em alguns momentos, você teve muito sono. Em outros você ficou bem irritado. Pare. Respire. Agora pense em tudo o que você viveu e talvez te dê vontade de falar isso para alguém, extravasar essa explosão de sentimentos de alguma maneira.

Só que você sabe que não serve qualquer pessoa – senão você falaria para o cobrador do ônibus ou para a moça que te atendeu na padaria. Existe alguma pessoa específica no mundo para quem você quer falar, porque você sabe que será ouvido e será de verdade. São de pessoas únicas que amizades se formam. E pode ser infantil, besta, mas são dessas pessoas que a gente tem a necessidade de ter por perto que o mundo fica um pouco melhor. Citando um famoso texto: “A amizade é a glicose no sangue. A serenidade.”. Portanto, procure o quanto for, sempre existirá aquela única pessoa para quem você pode chegar e dizer: “meu dia foi um lixo” e ela provavelmente sorrirá de volta e dirá “deixa de drama idiota”. E nesse momento, você sabe que está completo.
oth-4

Lute por aquilo que você acredita

Mesmo que a batalha pareça perdida, que sua verdade não valha nada, acredite em si mesmo. Dê voz aos seus princípios e aos seus desejos, são eles que vão te guiar pelo longo caminho da vida. Não deixe que ninguém diga o que você deve fazer ou em que você deve acreditar. Siga sua verdade!

Quando a diretora do colégio ameaça demitir Haley se ela publicar no jornal do colégio a redação forte e cheia de verdades que Sam escreveu, ela diz que ama dar aula, mas jamais sacrificaria aquilo que acredita só para poder continuar sendo uma professora. É necessário muita força para dar adeus a algo que a gente ama, mas talvez essa seja a atitude correta a se tomar.

Você pode encontrar algo bom em todo mundo

Ninguém é feito só de bondade ou só de maldade. Há um equilíbrio em todo mundo e cabe a cada um de nós encontrar isso no próximo. Se até Dan Scott se redimiu, porque aquela pessoa supostamente ruim também não pode? Pode até ser uma visão de mundo inocente, mas tente acreditar no melhor das pessoas, que elas possam te surpreender positivamente e quem sabe isso não aconteça?

Ainda lá no começo de One Tree Hill, Haley mostrou que isso pode realmente acontecer, basta você querer ver essa mudança no outro. Lucas mesmo disse durante o brinde da festa de casamento Naley: “Haley me mostrou que você pode encontrar o bem em qualquer pessoa se você der uma chance a ela. O benefício da dúvida. Ouça o que está no coração dela, foi isso que Haley fez com Nathan”.

Vivendo e aprendendo

​Nenhum ser humano é imutável. E, por mais que tenhamos milhões de exemplos do que é certo e errado, acabamos que só aprendemos quando erramos com as nossas próprias pernas. É aquela velha história: se conselho fosse bom, não se dava, vendia. Mas pais, avós, amigos sempre tentarão te poupar de tudo de ruim que já lhes aconteceu e você, seu cabeça dura, com certeza pouco utilizará dos conselhos e acabará errando nas mesmas coisas.

Qual a diferença? Seja como Nathan, Haley, Lucas, Brooke, Peyton, todos estes personagens que amamos, saiba transformar seus erros em caminhos mais diretos para acertos. Errar é normal e você deve se permitir errar, porque a perfeição cansa demais. São nos erros que aprendemos de verdade. E são eles que definem o tipo de pessoa que seremos depois disso: aquelas que olham para trás como uma maneira de tentar não cair de novo ou aquelas que esquecem o passado e tropeçam seguidamente nas mesmas pedras. Pense mais, erre menos.

Deixe de dizer NÃO para si mesmo

Não sei você, mas muita gente tem a grande dificuldade em aprender a dizer não, a se colocar em primeiro lugar – fazer menos a vontade do outro e respeitar mais as próprias vontade. E se você pensar, realmente é uma situação complicada. Nem sempre você quer magoar a outra pessoa, deixar de fazer ela feliz. Mas sempre pense que você precisa estar bem para fazer qualquer pessoa bem. Pare e faça um exercício mental: diga não consequentes vezes. Fez? Cansa né?

Pois bem. Pense sempre nisso antes de tomar qualquer decisão. Pense que nem sempre um SIM é completo se você estiver dizendo não para si mesmo. E se você não está completo, esqueça porque não fará ninguém se sentir assim também! Inspire-se em Brooke Davis, aquela das primeiras temporadas, que se importava muito com outros, mas também cuidava muito de si mesma, tentava se proteger das decepções. Saiba dizer não para os outros e sim para você.
oth-1

Todo mundo vai embora, mas algumas pessoas voltam

Alguma hora, por algum motivo, todo mundo vai embora. Por vezes, parece que vamos sempre ficar sozinhos no final, seja porque oportunidades imperdíveis apareceram ou porque algo fez com que aqueles que amamos tivessem que partir. Lembre-se que as pessoas que se importam com a gente sempre voltam.

Elas podem até não voltar para sempre, mas vão estar ao seu lado para e apoiar. E às vezes o retorno pode até não ser físico, mas você sabe que, no fundo, elas foram embora por necessidade, mas nunca te abandonarão. E não foi nem uma ou duas vezes que tivemos que nos despedir de personagens importantes, mas sempre que os outros precisavam, eles serviam de apoio incondicional para os amigos.

Algumas cidades são especiais

Talvez você demore a notar, talvez você precise ficar um tempo longe para perceber, mas é notável a influência que o lugar onde você viveu parte da sua vida – e com isso momentos inesquecíveis, com certeza – tem sobre você. O primeiro mergulho no mar em um dia ensolarado, o beijo roubado em um parque ao cair da tarde, as molecagens na rua de frente a casa da avó. Seja qual for o momento, ele renasce a cada vez que você pisa de novo no lugar, revisitando as lembranças.

Por isso, não importa quanto do mundo você rode – e goste -, quantas pessoas diferentes você conheça e quantas situações você viva, porque só existe um lugar que você pode chamar de casa, assim como “There’s only one Tree Hill“.


Agora a gente quer saber: e você, o que aprendeu com One Tree Hill?


Renata Vivan

Curiosa por natureza. Chata por vocação. Social media por paixão. Designer de Interiores em formação por inquietação Viciada em séries e novela por culpa da prima que a largava na frente da TV para poder namorar.

Palhoça/SC

Série Favorita: One Tree Hill

Não assiste de jeito nenhum: The Walking Dead

×