Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

5 séries policiais que valem uma maratona

Por: em 13 de outubro de 2014

5 séries policiais que valem uma maratona

Por: em

Se você gosta de séries de investigação, que prendem a sua atenção durante todo o episódio porque você quer saber se acertou na dedução da história, se gosta de um suspense leve durante os episódios e, porque não, uma briga, perseguição de carro e tecnologia, este post é para você. Indicamos aqui 5 séries para você fazer maratona e se envolver numa boa investigação criminal.

As séries com um caso por episódio e sem pouca ligação entre a história da temporada não tiveram chance dessa vez. Escolhemos aquelas que desenvolvem um pouco mais sua história e tudo se conecta, e toda a temporada é uma grande história contínua.

The Americans

The Americans

The Americans é indicada para quem gosta do tema “guerra fria”. Ambientada na década de 80, a série narra a história de dois espiões da KGB que infiltrados nos Estados Unidos, vivem como se “americanos fossem”. O casal é formado por Phillip () e Elizabeth () e durante boa parte do tempo eles apenas cumprem a tarefa que lhe foi passada pelo governo soviético, encenando o papel de um típico casal do subúrbio americano: dois filhos em idade escolar, trabalham em Washington, hábitos comuns…

Além de reunir informações interessantes acerca de um período histórico que influenciou o mundo todo, a série é um drama policial de tirar o fôlego, que mistura de forma competente episódios movimentados com outros mais lentos. A ambientação é muito bem feita, dando mesmo o aspecto de estar na década de 80, tanto o figurino dos personagens, como a paleta de cores em tons envelhecidos indicam isso. Não adianta tentar identificar na série quem são os mocinhos e quem são os vilões! Tudo depende das circunstâncias e do ponto de vista em que se olha. The Americans é exibida pelo canal FX e foi renovada para a 3ª temporada.

The Killing

The-Killing1

Who Killed Rosie Larsen?” esta foi a pergunta que se estendeu desde o início da primeira até o término da segunda temporada de The Killing. A produção policial se passa em uma Seattle fria e chuvosa, provocando uma incômoda sensação em quem assiste. Os detetives Sarah Linden e Holder ( e )percorrem pistas que levam a diversos suspeitos – políticos locais, namorado, professor, empresários… Muitas pistas levam a “becos sem saída” e parece muitas vezes que a investigação anda em círculo. O final é surpreendente e dificilmente não choca quem assiste. Já a terceira temporada cobre assassinatos em série de garotas prostitutas. Os episódios são menos detalhados em relação as duas primeiras temporadas, mas isso não significa que sejam ruins. Pelo contrário, nada que se mostra é desnecessário.

Acontecimentos nesta temporada se revelam de grande impacto nos detetives Linden e Holder. Por fim temos a quarta temporada focada na investigação do assassinato brutal de uma família, sendo o único sobrevivente aluno de um colégio militar, o que dificulta as investigações. A “história por trás da história” dos assassinatos é bem construída e fecha a série com chave de ouro. A temporada marcou o fim da excelente série produzida pelo canal americano AMC e inspirada na produção dinamarquesa Forbrydelsen. Apesar da série ser sobre o trabalho de investigação, o grande destaque de The Killing são os personagens principais Sarah e Holder. Suas personalidades, história, medos e defeitos foram bem trabalhados e deixou sua marca!

The Bridge

The-Bridge

Mais uma série baseada em uma produção Europeia. Bron/Broen (de origem dinamarquesa), criada em 2011 conta a história de um corpo encontrado cortado ao meio em uma ponte que divide a Dinamarca e a Suécia. A premissa se repete em The Bridge, série que começou a ser exibida em 2013 pelo canal FX. Nesta produção Dinamarca e Suécia saem e Estados Unidos e México entram. Enquanto a cidade americana de El Paso é segura e com baixo índice de criminalidade, Juárez no México é considerada uma das mais violentas do mundo, com alto índice de vítimas mulheres. A investigação é conduzida pelos detetives Marco Ruiz ()- mexicano – e Sonya Cross () – americana. A série se divide entre mostrar a investigação e a relação (complicada) entre os personagens.

A detetive Cross não tem habilidade para o convívio social, é extremamente dedicada ao trabalho e não sabe mentir. É também portadora da síndrome de Asperger, fator que não influencia negativamente em seu trabalho, pelo contrário, apenas auxilia na condução da investigação. Já o detetive mexicano Marco Ruiz tem a difícil tarefa de ser um investigador em uma cidade tomada pelo tráfico de drogas e pelos cartéis mexicano. A série foca bastante na diferença entre Estados Unidos e México e entre Sonya e Ruiz, o que é um ponto positivo da produção, sendo impossível não lembrar na divisão entre países ricos e pobres, desenvolvidos e em desenvolvimento. Como se seguirá a investigação? A quem pertence o caso? como as duas instituições trabalharão juntas, tendo de um lado uma polícia cheia de recursos e outra com inúmeras dificuldades?

Luther

luther

O detetive Chefe John Luther – interpretado por  – acabou de voltar de uma licença do trabalho, após sofrer uma investigação sobre o último caso em que trabalhou, onde o criminoso morreu de uma forma muito suspeita. Luther foi liberado para o trabalho mas o detetive está sempre sobre constante vigilância, seja para saberem se está apto ao trabalho, ou se trará mais algum problema para o departamento. A minissérie da BBC tem três temporadas, na primeira Luther lida com diversos casos nos seis episódios, enquanto a trama de fundo é sua vida particular. Na segunda e terceira temporada Luther investiga um caso diferente com a ajuda do seu departamento, onde alguns tem confiança no detetive e outros não, e Luther não torna a vida deles mais fácil, ele nunca escolhe o caminho mais claro para andar.

Seja durante a investigação ou na sua própria vida, Luther segue uma moral um pouco distorcida, diferente do que esperamos de um policial, ele confia em pessoas que em séries comuns não seriam confiáveis. Este seu comportamento duvidoso, seus problemas particulares e sua agressividade sempre o colocam em problemas, tendo que cruzar os limites da lei para fazer o que acha que é certo. A interpretação de Idris Elba deixa bem claro que o detetive vive em conflito consigo mesmo, sobre o que acha que é certo, sobre tudo que deveria fazer, sobre o que realmente acontece em cada caso, ou com quem se relaciona. Luther é dono de uma garante mentalidade, mas nem sempre consegue se livrar de toda a confusão que causa por onde passa.

The Fall

the-fall

Série inglesa com Gillian Anderson (The X-files) interpretando Stella Gibson, uma investigadora do Reino Unido que é trazida para o departamento de polícia de Belfast (Irlanda) para capturar um serial killer, que persegue suas vítimas antes de assassiná-las. Stella é uma investigadora muito competente, com várias formações, inclusive em psicologia, que é a que mais usa para investigar os casos, analisando cada pormenor sob uma ótica diferente das utilizadas pelos policiais de Belfast. Assim que chega a detetive incomoda muitos do departamento, que desejariam estar em sua posição.

O grande triunfo de The Fall é se apoiar na relação entre Stella e o serial Killer. Enquanto vemos o assassino Paul Spector preparar seus ataques à mulheres, enquanto lida com sua vida particular, também vemos todos os esforços feitos pela polícia e podemos acompanhar as deduções da detetive, ver o que ela acerta da vida de Paul ou não. Enquanto o Paul luta para exercer seu poder e mostrar sua força sobre as mulheres, perseguindo-a antes de tirar a vida de cada uma delas, Stella assustada a todos com a sua frieza, e sua sensualidade, sem se preocupar com o machismo que ronda toda a policia. Muitos ficam assustados com o seu comportamento agressivo, que poderia ser considerado normal se fosse vindo de um homem. A dualidade entre a força e a fraqueza dos dois garante bom entretenimento nesta temporada de 5 episódios. A 2ª temporada não tem data de estreia definida, mas a BBC garante que será breve.


Todas as séries indicadas tem poucos episódios e todas valem uma maratona. Conta pra gente quais você pretende assistir e quais outras indicaria para estar ao lado destas produções.


Camila

Mineira, designer, professora que gosta tanto de séries que as utiliza como material didático.

Belo Horizonte/MG

Série Favorita: Fringe

Não assiste de jeito nenhum: Supernatural

×