Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

A Mitologia de How I Met Your Mother

Por: em 13 de agosto de 2013

A Mitologia de How I Met Your Mother

Por: em

Este é o quarto de dez especiais sobre a série, que estamos fazendo como preparação para a última temporada. Saiba mais clicando aqui.

How I Met Yout Mother é uma série única, que conta com elementos que a diferencia das outras e não nos cansam ao longo dos anos. Com muita criatividade, os produtores foram capazes de nos surpreender a cada temporada. Aqui vamos lembrar o que faz essa série ser tão legen.. wait for it dary!

A trompa Azul -por  Douglas

trompa-azul
A trompa azul é um elemento que foi logo introduzido no piloto e ao longo da série teve um certo desenvolvimento (apesar de ser apenas um objeto). O instrumento é a marca registrada do casal Ted & Robin, mas muito além disso, de certa forma simboliza o “beinaheleidenschaftsgegenstand” (que em alemão significa algo como “é aquilo que é quase o que você quer, mas não completamente”), como foi mostrado no 8×01 – Farhampton, e isso praticamente define esses dois.

O guarda-chuva amarelo – por Douglas

guarda chuva amarelo
Diferentemente da trompa, o guarda-chuva amarelo não esteve presente desde os princípios de How I Met Your Mother, mas a partir de um certo ponto se tornou a representação da mother e, de certa forma, da série (quem não se lembra logo de cara de HIMYM ao ver um yellow umbrella?). Simbolicamente, representa o “lebenslangerschicksalsschatz” (que em alemão significa algo como “o tesouro do destino ao longo da vida”), o que mostra o amor incondicional entre Ted e sua esposa.

O abacaxi – por Aline

The-Pineapple-Incident
Um elemento introduzido logo nos primórdios da série, desperta a curiosidade de todos a respeito de uma noitada de Ted, que acabou quando ele acordou com uma desconhecida na cama e um abacaxi ao lado. Como a série é narrada pelo Ted do Futuro, há muita coisa que ele não sabe ou como se encaixaria melhor nesse contexto, não se lembra. O mistério do abacaxi como sabemos, nunca será revelado, pois o próprio Ted do Futuro diz nunca o ter descoberto. Mas isso pode ser uma coisa boa, para que não nos decepcionemos.

Flashbacks/Flashfowards – por Douglas

flashfoward
O que diferencia uma comédia das outras? No caso de How I Met Your Mother é a sua maneira de contar a história. Ao invés de vermos apenas o presente, fomos bombardeados com centenas de flashbacks e flashfowards ao longo destas oito temporadas e, ao invés de se tornar cansativo, os roteiristas transformaram essa característica em única e definiram a série, que praticamente não seria a mesma sem essa estrutura narrativa.

Cockamouse (Barrato) – por Douglas

the cockamouse
O “Cockamouse” (“Barrato”, para quem não é muito chegado no inglês) foi um animal mostrado no episódio 1×07 – Matchmaker e, após isso, só voltou para fazer uma mínima aparição no 6×24 – Challenge Accepted. O bicho é uma mistura entre uma barata e um rato, mas apenas a Lily e o Marshall acreditavam, até ele fazer uma aparição para a turma… Apesar da pouca aparição, é notável que este ser excêntrico marcou a série.

Sanduíche – por Aline

sanduiche-how-i-met-your-mother
Uma grande sacada da série, não é exagero dizer que o “sanduíche” é uma das melhores utilizações de um eufemismo na televisão americana. Afinal, qual a melhor maneira de dizer aos seus filhos que, quando jovem, você curtia substâncias ilícitas com seus amigos? Para Ted, ele e seus amigos não dividiam um cigarro de maconha e sim, um delicioso sanduíche. Tal ideia rende momentos geniais à série, com gags visuais incríveis e tornando as aventuras de Ted, Marshall e cia, em um inofensivo piquenique.

Livros do Barney – por Aline

the-bro-code-the-playbook
The BroCode – A vida de todo mundo é regida por um código interno de conduta. Alguns chamam-lhe moralidade. Outros chamam isso de religião. Mas os verdadeiros Bro’s, como Barney, chamam de BroCode (em tradução livre, O Código dos Irmãos). O livro é citado diversas vezes durante as temporadas. Ele serve para que os Brothers, o sigam a risca e mantenham uma amizade duradoura e verdadeira. Além disso, os códigos nele contidos ajudam o Bro em questão a como se portar em diversas situações.
The Playbook – Com a ajuda do Playbook (em tradução livre, O Livro de Cantadas), você vai ser capaz de se aproximar de qualquer mulher bonita, descobrir a sua paixão interior, e usar isso para enganá-la a dormir com você. Esse livro de Barney permite que você domine mais de 75 técnicas de sedução desenvolvidas por esse bom rapaz, que garante transformar qualquer homem em um pegador nato.

Ternos – por Maura

how-i-met-your-mother-suits
Ternos são uma das grandes paixões da vida de Barney Stinson. Paixão que talvez só se compare a que ele tem por mulheres. Na verdade, ambos são aspectos tão importantes da vida do nosso womanizer favorito que é praticamente impossível fazê-lo escolher entre um ou outro, como vimos no 100º episódio da série, Girls vs Suits. Desde a primeira temporada, raríssimas foram as vezes que vimos Barney vestindo outra coisa sem ser um terno muito bem cortado. Infelizmente, apesar de suas inúmeras tentativas (suit up!), esse não foi um gosto que ele conseguiu passar para seu melhor amigo, Ted.

As Catchphrases de Barney –  por Aline

barney-stinson-frases
How I Met Your Mother se caracteriza por personagens carismáticos e que muitas vezes roubam a cena do protagonista Ted. Barney é um exemplo disso. Bem humorado, com um ego que vai às alturas, todo mundo já se viu falando uma de suas clássicas frases por aí. Quem nunca se pegou fazendo high-five, ou esperou muito por uma noite que It’s gonna be legen wait for it dary! Legendary! Que atire a primeira pedra. Além disso, quem nunca tentou um Haaave you met Ted? com um amigo?

Telepatia entre os amigos – por Aline

how-i-met-your-mother-telepatia
As conversas telepáticas ocorrem entre os membros do grupo, porque, como explica Ted futuro, eles se conhecem tão bem que cada um pode se comunicar telepaticamente com os outros. No entanto, nem todas estas conversas são bem sucedidos, já que uma pessoa pode facilmente interpretar mal o que o outro está dizendo. Além disso, um ou mais membros do grupo pode ser mantido fora da conversa, por exemplo, quando Ted não compreende quando Marshall, Lily e Robin conversam telepaticamente sobre seu tingimento de cabelo para loiro.

Intervenções – por Maura

HIMYM-Intervention
Amigos são aqueles que te ouvem, te apóiam quando acham que é o certo a se fazer, mas que também abrem seus olhos para possíveis escolhas ruins. O grupo de HIMYM é tão unido que, até para aconselhar um membro do grupo, eles preferem fazer isso juntos. Assim, na quarta temporada quando Ted decidiu largar sua vida em New York para se mudar para New Jersey com Stella, fomos apresentados à estratégia dos amigos de criar intervenções nas quais cada um expõe as razões de não concordar com o que o amigo está fazendo. O único problema é quando isso vira um vício tão grande que o grupo precisa de um intervenção contra as intervenções.

Ranjit – por Douglas

ranjit
Como essa turma anda para lá e para cá o tempo inteiro no meio de suas “aventuras”, é óbvio que eles deveriam ter um próprio motorista. Ranjit é um personagem que, apesar de conter pouquíssimas falas, é muito carismático e conquistou o público com seus muitos “Hello“. Com certeza é um elemento indispensável quando o assunto é a mitologia da série! Vamos apenas torcer para que ele faça várias aparições no casamento que está por vir.

Robin Sparkles – por Marina

robin-sparkles
Robin Sparkles é uma das marcas registradas de HIMYM, e que deu força para que a personagem de Cobie Smulders não fosse apenas a etena namoradinha de Ted. Não é simplesmente o fato de Robin ser canadense que é extremamente hilário (americanos e canadenses sempre apresentaram essa rixa histórica), mas colocá-la como ícone da música POP canadense dos anos 90 foi uma cartada de mestre. Os hits “Let’s Go To The Mall” (2×09), “Sancastles in The Sand” (3×16) e “P.S. I Love You” (8×15) marcaram excelentes episódios da série, e inclusive renderam videoclipes de fácil visualização no canal da série no YouTube. A primeira fez tanto sucesso que foi inclusa no game de dança “Just Dance 3“. Sparkles tem as roupas e os trejeitos de uma ídola teen a altura dos anos 80 (afinal, tudo chega atrasado no Canadá), e as letras de suas músicas são tão futilmente profundas que divertem não só a nós, telespectadores, como aos seus quatro amigos de NYC. É importante lembrar que graças a Robin Sparkles que Barney e Robin começaram seus romances, e também por causa dela que foi iniciada a slap bet. É ou não é uma das marcas mais importantes da série?

Slap Bet – por Bianca

HIMYM-slap-bet
A slap bet apareceu na segunda temporada de HIMYM e faz parte de um dos melhores episódios da série, junto da primeira aparição de Robin Sparkles. Os amigos descobrem que a Robin tem aversão a shoppings e começam a especular o porquê. Disso surge a slap bet, onde o vencedor tem o direito de dar um tapa na cara do perdedor o mais forte possível. No fim, a disputa acaba sendo entre Marshall e Barney, sendo que o primeiro tem cinco tapas a dar no segundo, e depois mais três tapas extras – e Marshall deu somente seis.

But Hum – por Marina

but-hum
No delicioso episódio “Jenkins” (5×13) Robin é abordada por alguns “fãs” de seu talk show da madrugada durante as aulas de Ted. O que ela não sabia é que Ted descobriria que o sucesso de Robin era devido ao excesso do termo “but hum” que ela utilizava ao entrevistar seus convidados. Este excesso virou um drinking game, elaborado pelos alunos de Ted, que consistia em beber um shot de uma bebida qualquer toda vez que Robin dissesse “But Hum”. É claro que Ted teria que conferir este jogo e convida Barney para uma rodada ao assistir o “Come On, Get Up New York!” da noite seguinte. O resultado? Os dois terminam a noite completamente bêbados, em mais uma cena memorável da série. Ao ficar sabendo o porquê de seu “sucesso” Robin, na noite seguinte, usa “but hum” repetidas vezes deixando Ted, seus alunos, Marshall e Jenkins completamente bêbados (o que rende até um beijo de Jenkins no Big Fudge). A frase apareceu em alguns episódios seguintes, virando característica da personagem. O jogo ainda é sucesso garantido de entretenimento se você e seus amigos resolverem assistir ao episódio “Jenkins“, basta ter coragem de tentar!

Sites da série – por Bianca

HIMYM-sites
Uma das provas de que os produtores da série estão de olho nas redes sociais é o fato de usarem a internet como uma forma de promover o programa além do site oficial. Os personagens citam alguns sites e os usam durante as temporadas e o fato de eles realmente existirem já é um ponto mais do que positivo.

The Slap Bet Countdown: https://www.theslapbetcountdown.com
O contador oficial do próximo tapa a ser dado no slap bet.

Barney’s Blog:
https://www.cbs.com/shows/how_i_met_your_mother/barneys_blog 
O blog oficial do Barney, escrito como se fosse mesmo o personagem

Twitter do Barney: https://twitter.com/broslife

Myspace da Robin Sparkles: https://myspace.com/robinsparkles

Doppelgangers – por Bianca

HIMYM-Doppelganger
Um doppelgänger é um “duplo” ou uma cópia de alguma pessoa na ficção e na cultura popular alemã. A partir da quinta temporada, cada membro da turma começa a encontrar a sua “cópia” ou a dos amigos, sendo eles: Robin lésbica (Ted a vê andando na rua antes da Robin entrar no grupo), Marshall de bigode (o primeiro doppelganger encontrado, em um anúncio em um ônibus), Lily stripper (Barney e Marshall a encontram em um strip club, obviamente), Ted lutador mexicano (visto por Barney, Lily e Marshall em um torneio de luta) e o Barney em várias versões. Lily e Marshall concordam em, assim que virem o doppelganger de Barney, o último que faltava, decidiriam ter filhos. Eles vêm um duplo do amigo como motorista de táxi, um artista de rua, vendedor de pretzel e como o médico de fertilidade do casal. Há ainda dois doppelgangers de Marshall: duas meninas em um grupo que juntas são atraentes, mas separadas nem tanto.

Nos desculpem pelo post longo, quando falamos de algo tão sensacional quando How I Met Your Mother é difícil ser breve.


Aline Pavani

Estudante de jornalismo esperando pelo dia em que descubram um universo paralelo e possa finalmente trabalhar na Fringe Division.

Jaguariúna/SP

Série Favorita: Fringe

Não assiste de jeito nenhum: Smallville

×