American Idol: Conheça todos os vencedores!

Por: em 18 de março de 2011

(Post atualizado em 06/02/2013)

 

Nem todo mundo que assiste American Idol hoje, assiste desde sempre. Tem aqueles que só começaram das últimas edições pra cá, aqueles que começaram dessa edição… E muitos desses, as vezes, mostram-se curiosos em saber mais sobre os vencedores das edições passadas. Além daqueles que nem sequer acompanham o programa com frequência, só esporadicamente, mas que também possuem a mesma curiosidade. Foi dessa curiosidade que a ideia desse post surgiu. Se você se encaixa em qualquer uma das categorias que citei acima, seu desejo será realizado em instantes. É interessante observar a linha dos vencedores e ver que o programa nem sempre foi conquistado pelos homens, como nas 5 últimas edições.

Aperte os cintos e curte essa viagem pelos vencedores das 11 edições exibidas até agora.

 

American Idol 1 (2002)

Kelly Clarkson

Ao lado da Carrie, a Kelly certamente é a vencedora de maior sucesso da história do programa. Eu costumo dizer que os produtores tiveram muita sorte de encontrar alguém como ela justamente na primeira edição do programa, que era a que deveria emplacar, o que a Kelly conseguiu com todos os méritos possíveis. Após passar para as fases finais do programa, a moça arrancava elogios de Simon, Randy e Paula praticamente toda semana. Na final, derrotou Justin Guarini com 57% dos votos e teve de winner single a belíssima “A Moment Like This”, que estaria no primeiro cd da garota, Thankful, que levou disco de platina e lançou vários hits nos Estados Unidos. Kelly explodiu mesmo com o segundo álbum, Breakaway, que foi 6 vezes disco de platina e lançou hits como “Since U Been Gone” e “Because of You.” Kelly já vendeu 23 milhões de cópias no mundo todo e ganhou dois Grammys – pelo álbum Breakaway. Tem 4 álbuns gravados (Thankful, Breakaway, My December e All I Ever Wanted) e prepara um 5º para sair em setembro desse ano.

Winning moment:

American Idol 2 (2003)

Ruben Studdard

Sai o pop, entra o soul. Certamente, muita gente estranhou a mudança drástica no estilo do vencedor do programa. O Ruben não foi tão bem sucedido quanto a Kelly, mas ainda assim foi satisfatório. Seguindo uma linha meio R&B e Soul, ele derrotou o favorito de muita gente, Clay Aiken, na final da 2ª edição do programa, por mais ou menos 134.000 votos, dos mais de 24.000.000. Seu primeiro álbum (Soulful) vendeu 40.000 cópias na primeira semana e vários de seus singles foram #1 no Top 100 da Billboard. Foi nomeado a 1 Grammy e, hoje, não é tão presente na mídia como foi assim que saiu do programa. Além do Soulful, Ruben lançou outros álbuns: I Nedd An Angel, The Return e Love Is. Esses não foram tão bem sucedidos em vendas quanto o 1º.

Winning moment:

American Idol 3 (2004)

Fantasia Barrino

E como que pra comprovar a vitória do Ruben, mais uma vez o R&B se mostrou forte na 3ª temporada, que teve como vencedora Fantasia Barrino, que derrotou Diana DeGarmo, na votação de mais de 65 milhões de votos. Fantasia emplacou seu primeiro single no Top 100 da Billboard e seu primeiro álbum, Free Yourself, teve uma boa recepção, sendo platina dupla – 2 milhões de cópias vendidas. Já o segundo disco, Fantasia, não teve uma recepção tão boa assim. A vencedora também participou de espetáculos da Broadway e acumulou indicações ao Grammy. Tem aparecido na mídia mais por sua vida pessoal do que pela musical. Em 2009, lançou um 3º disco, que já foi mais bem recebido do que o 2º.

Winning Moment:

American Idol 4 (2005)

Carrie Underwood

E foi na 4ª temporada que o American Idol voltou a mostrar a força que apresentou na 1ª edição. Carrie é, junto com a Kelly, a american idol mais bem sucedida do reality. Já vendeu cerca de 16 milhões de discos mundialmente e emplacou diversos singles no top da Billboard. Após sua vitória, um dos produtores afirmou que ela foi a participante mais votada em todas as semanas da competição. Venceu 5 Grammys e seus hits e cds sempre emplacam ótimas posições nos tops musicais. Seu primeiro álbum, Some Hearts, ganhou 7 discos de platina apenas nos Estados Unidos. Seus outros dois discos, Carnival Ride e Play On, também tiveram uma venda expressiva e colocaram a cantora de uma vez por todas na história da música country.

Winning moment:

American Idol 5 (2006)

Taylor Hicks

Hicks é, provavelmente, o vencedor mais sumido da mídia. Na época de sua vitória, mesmo com o seu single “Do I Make You Proud” debutando em 1º no chart da Billboard, amargou o título de ser o vencedor que menos vendeu (título, hoje, já superado), já que seu álbum homônimo não conseguiu ultrapassar a marca de 700 mil cópias. Em 2009, ele lançou outro disco, também sem grande repercussão. Foi o participante mais velho a vencer o programa e, após o programa, também apareceu em espetáculos da Broadway.

Winning moment:

American Idol 6 (2007)

Jordin Sparks

De um oposto ao outro. Enquanto Taylor foi o vencedor mais velho, Jordin se mostrou a mais nova jovem a vencer o programa, tendo apenas 17 anos na época. Depois da baixa venda de Hicks, o programa viu os lucros subirem, com a ótima estreia de Jordin no mercado musical, após a vitória sobre Blake Lewis, na final do programa. Seus singles “Tatoo” e “No Air” foram sucessos no top da Billboard e seu álbum homônimo de estreia ganhou disco de platina nos EUA. Além dele, em 2009, Jordin lançou outro disco, “Battlefield”, que mesmo com vendas menos expressivas, se mostrou satisfatório.

Winning moment:

American Idol 7 (2008)

David Cook

David Cook foi o vencedor da 7ª (e, considerada por muitos – eu me incluo aqui – a melhor temporada do American Idol) com 56% dos votos. Logo que saiu da competição, na semana da final, Cook conseguiu quebrar um recorde, colocando 11 músicas nos charts da Billboard, lhe rendendo o título de artista que mais colocou músicas no Top 100 desde a era Beatles, onde o grupo colocou 14.. O single “Time of my life” estreou em 3º lugar e as boas vendas se viram também em seu disco homônimo, que recebeu platina. Cook também foi o primeiro vencedor do American Idol a fazer sucesso nos charts do Reino Unido, apenas com o winner single. Atualmente, ele se prepara para lançar seu segundo CD, ainda esse ano.

Winning moment:

American Idol 8 (2009)

Kris Allen

Kris foi o primeiro participante casado a vencer o programa e era o azarão, na final que disputou com o favorito desde o início do programa, Adam Lambert. A votação final da edição bateu o recorde de ligações – mais de 100 milhões. Após vencer, Kris amargou, na época, o título de pior venda de um American Idol na primeira semana. Seu álbum homônimo alcançou a marca de 80 mil cópias. O single de estreia, “Like We We’re Dying”, ficou em #19 nos charts da Billboard. Kris, de fato, se saiu bem melhor no campo das vendas digitais de singles do que no mercado de discos.

Winning moment:

American Idol 9 (2010)

Lee DeWyze

Derrotando Crystal Bowersox por uma diferença mínima, Lee foi o campeão da 9ª edição do American Idol. Sua estreia no mercado, contudo, acabou sendo a mais modesta de todas, até mais do que a do Kris: Seu álbum de estreia, Live It Up, vendeu apenas 39 mil cópias na semana de lançamento, o que lhe confere o título de pior estreia de um Idol no mercado musical. Assim como no caso de Allen, Lee acabou se dando melhor no mercado de downloads: Após vencer o programa, seu winner single, Beautiful Day, conseguiu boas posições no chart do iTunes. Atualmente, faz apresentações esporádicas em programas de TV.

Winning moment:

American Idol 10 (2011)

Scotty McCree

Derrotando a cantora pop Lauren Alaina na final, Scotty McCreery foi o vencedor da 10ª temporada do show. Mantendo a mesma linha de seus antecessores, o cantor country não conseguiu emplacar muito nas vendas, embora tenha obtidos números mais expressivos que Lee e Kris e conseguido se manter na mídia country, aparecendo em premiações e às vezes até sendo indicado para algumas delas. O que pode-se dizer é que, por mais que não tenha sido um estrondo, dentro do seu público alvo, Scotty não foi um fracasso. Seu winner single, “I love you this big”, vendeu cerca de 695 mil cópias e o primeiro álbum, Clear as Day, alcançou platina (1 milhão de cópias vendidas).

Winning moment:

American Idol 11 (2012)

Phillip Phillips

Phillip Phillips veio pra encerrar uma era de fracassos numéricos e colocar novamente o American Idol no mercado. Seu single Home foi o segundo winner single mais vendido de um winner, está estável nos charts do itunes há quase um ano, alcançou disco de platina triplo (3 milhões de cópias vendidas), ganhou as rádios do mundo e, de vez em quando, ressurge em picos no top da Billboard. Seu disco de estreia (The World From the Side of the Moon) lançado em novembro nos EUA atingiu um total de 533 mil cópias, garantindo-lhe certificado de disco de ouro. Phillip já ilustrou a capa da Billboard, em uma matéria sobre como, após anos, o American Idol conseguiu ressurgir novamente como fábrica de talentos.

Winning moment:

Qual o vencedor preferido de vocês? Particularmente, o meu é o David Cook. E ah, como vencer nunca é garantia de sucesso… Semana que vem Tem outro top de Idol aqui, dessa vez com aqueles que, mesmo não vencendo, conseguiram se destacar tanto quanto os vencedores… Ou até mais!

Deixe seu comentário

51 comentários, seja o próximo.

  1. O Idol 10 é do Jacob. Pode escrever. Belo post. Não conhecia a maioria. Parabéns!

    18 de março de 2011 às 15:54
  2. Vitor Souza disse:

    Carrie é minha artista preferida. Curiosidade: Simon Cowel previu queela não só venceria o programa como seria a Idol que mais venderia discou e dito e feito…Hj Carrie já vendeu mais que a Kelly

    Gosto tbm da Kelly, Jordin e Cook

    Torço p uma vitória feminina esse ano.Na final: Laren AlainaXPia Toscano ou Lauren AlainaXCasey Abrams, com vitória da L

    18 de março de 2011 às 16:17
  3. Vitor Souza disse:

    Ps: to aguardando o prox post. Parabéns pelos Idols posts

    18 de março de 2011 às 16:19
    • Brigado, Vitor!

      Eu tava lembrando dessa previsão do Simon esses dias… O cara sabe msm o que faz, né? Realmente, nos EUA, a Carrie desbancou a Kelly em vendas. E detalhe que o Simon fez essa “profecia” quando a Carrie cantou Alone, no começo da competição ainda.

      23 de março de 2011 às 17:32
  4. Adorei o post! Comecei a ver American Idol nessa temporada e tinha curiosidade de ver quem eram os outros vencedores, inclusive pensei em ver as outras temporadas, mas a preguiça+falta de tempo não me ajudaram e eu desisti.

    Essa temporada está incrível e eu tenho muitos candidatos que gostaria de ver na final, mas por enquanto estou torcendo muito pelo Scotty adora a voz grossa dele a as músicas countrys.

    James, Casey e Lauren, também me agradam muito!

    Beijokas

    Mari – @Oblogdamari

    18 de março de 2011 às 16:29
  5. Rodolfo disse:

    Eu já gostei muito da Carrie Underwood. Hoje em dia não curto mais (achei que depois do “Breakway” ela se perdeu). Porém, não há dúvidas de que ela é uma boa cantora. Tem voz, é simpatica e parte pra um Pop/Rock bem agradável. Só acho que esse Grammy de melhor disco pop não foi merecido. A Fiona Apple concorria na época com o “Extraordinary Machine” e merecia bem mais (até porque esse é um dos melhores discos da última década).

    E sobre a Carrie: Simplesmente sou apaixonado. É a única cantora de música country que eu gosto. Aliás, nem curto o estilo, mas a Carrie tem uma voz, uma interpretação, uma simpátia. Ela é a melhor surpresa do American Idol.

    Sobre o American Idol em si: Confesso, não curto. Gosto da Carrie, mas é exceção. O problema dos vencedores é que na maioria das vezes são todos fabricados, pops demais. E eu detesto. Curto muito mais o estilo alternativo. Porém, entendo que o American Idol não seja de todo mal. Vale como entretenimento, diversão. E tem surpresinhas boas às vezes (tipo a Carrie, né?).

    18 de março de 2011 às 17:39
  6. Filipe disse:

    Para mim a melhor ediçao do American Idol até agora foi a 8ª.
    Só tenho pena que o vencedor tenha sido o Kris Allen e não o Danny Gokey ou o Adam Lambert que mereciam muito mais.

    Mas esta 10ª temporada tem tudo para se tornar a melhor temporada de sempre… em termos de talento é possívelmente a melhor.

    18 de março de 2011 às 18:28
  7. Camila disse:

    O que o George Clooney está fazendo na sua lista??

    18 de março de 2011 às 18:47
  8. Saint Clair disse:

    Nossa, valeu pelo post! Comecei a ver o Idol na 8a temporada, e quando vi o episodio que passou na tv americana ontem hoje, logo fiquei com curiosidade de ver os vencedores anteriores. Dei uma olhada no wikipedia,mas so vi as fotos deles, e 10 minutos depois sai esse post.
    Acho q esse ano os talentos estao muito bons, BEM melhor q o ano passado, e aposto q a gente tem uma final entre James Durbin e a Pia ou a Lauren, e minha torcida vai pro James =)

    18 de março de 2011 às 20:06
  9. Alexandre, parabéns pelo post!
    Só assim pra eu conhecer todos os ganhadores de Idol!

    Será que a carreira de Cook vai avançar? E o outro David, o guri bonitinho que eu esqueci o nome, por onde será que anda?

    18 de março de 2011 às 21:14
    • Brigado, Cristal!

      Eu espero que a carreira do Cook avance :/ Torço mto pra que isso aconteça com o 2º CD. O David Archuleta tb anda por aí, mas bem mais sumidinho. Ele apareceu um pouco na época que saiu do programa, hoje nem tanto.

      23 de março de 2011 às 17:56
  10. Rebeca disse:

    FINAL: Pia, Casey e Lauren. Com vitória da Lauren.

    18 de março de 2011 às 22:00
  11. Denilson disse:

    Carrie é de longe a melhor vencedora do programa, e duvido muito que alguém consiga superar ela, ja vendeu nos EUA mais do que todos os outros vencedores venderam e se tornou um ícone da música country. Também gosto de Kelly, mas depois do breakaway as músicas dela não são tão boas quando antes. O primeiro CD de Cook foi até legal, gostava de algunas. Vc poderia fazer um post depois dos que não venceram, mas conseguiram fazer sucesso.

    18 de março de 2011 às 22:26
  12. Bianca disse:

    Adorei o post, Alê!!!
    Agora percebi que conheço bem menos de American Idol do que supus. De verdade, só acompanho a Kelly Clarkson, a Jordin Sparks e a Carrie Underwood. O resto… bem, tem uns que eu nem sabia que tinha ganhado =O

    Me deu vontade de ver os episódios atrasados desta temporada 8D

    Beijo!

    18 de março de 2011 às 23:45
  13. Flávia disse:

    A Carrie concerteza foi a melhor até hoje!!

    E eu acho que quem vai ganhar vai ser o James Durbin!!!!!!!!!

    19 de março de 2011 às 11:13
  14. Rafaella disse:

    Acho que ainda tá muito cedo pra chutar uma final assim. Casey tá caindo um pouco no conceito e dificilmente favoritos do início do programa conseguem sustentar o favoritismo até o final.
    Acredito que os possíveis finalistas são: Stefano (Que anda se superando exatamente no momento certo), James Durbin (Se ele calar a boca), Pia Toscano e Scotty. Aposto nesses 4 aí e em uma saída prematura de Casey (Infelizmente =\) pq todo ano tem isso e eu sinto que vai ser ele.

    19 de março de 2011 às 11:52
  15. Marcia disse:

    Minha preferida é a Naima mas acho que ela fica no máximo no top 7
    Na final vejo Pia x Jacob com a vitória da Pia :D

    25 de março de 2011 às 15:09
  16. Rayssa Nanini disse:

    Olá!! Acabei de ver um filme sobre a vencedora do American Idol 2004. O nome do filme é “A vida não é um conto de fadas”. O filme conta a vida de Fantasia Barrino e todos os problemas que ela teve de enfrentar, até ganhar o American Idol!
    Vejam este filme… É emocionante!!!
    Beijos!!!

    27 de março de 2011 às 17:53
  17. Ariane disse:

    Creio que quem irá ganhar esse ano é a Pia Toscano, Haley ou o Casey. A propósito, não vejo motivos de o James Durbin estar no programa ainda. Acho que o Steven Tyler o favoritou por ser ‘estilo rock’. Ah, o Stefano tem um grande potencial também, se os demais vacilarem, só vai dar Stefano para a alegria da Jennifer Lopez (que obviamente está torcendo para latino-americanos).

    27 de março de 2011 às 18:11
  18. Ariane disse:

    Qual é o nome daquele que ficou na final com a Kelly, alguém sabe?

    27 de março de 2011 às 18:14
  19. Nidia disse:

    The Original American Idol Kelly Clarkson é mais complexa do que o supõe as vãs especulações do mundo musical, Kelly tinha a faca e o queijo na mão, a voz, a hype da era Breakaway, tudo para ser a nova princesinha do pop, mas ao que parece ela não estava muito afim. O My December é o meu Cd preferido, acho que o barulho em torno do mesmo o tornou inaudível, fora o boicote da gravadora, Never Again sumiu misteriosamente das rádios.

    Vamos ver o que vem aí no 5º CD, quanto aos outros, faço minhas as palavras do The New York Times: “Se Thankful foi a Obrigação , Breakaway foi a descoberta , e My December foi a reação , em seguida, All I Ever Wanted mostra-se como a Concessão de Kelly Clarkson.” Uma concessão que eu gosto de ouvir, rsrs, pois ainda é a Kelly com aquela voz maravilhosa.

    Que a Carrie vá venda mais Cd’s que ela, não é nenhum espanto, afinal Carrie é Country, esse publico custuma comprar mais CD’s, sem contar que a Kelly costuma mudar bastante, não faz pop bitch e na minha humilde opinião é uma artista excepcional, porém subestimada!

    Gosto muito da Carrie é a #3 no meu top de cantoras, suas músicas são lindas e ela taem uma linda voz, bem específica para ou country, Kelly é #1, meu Cd preferido a Carrie é o Play On, meu grande desejo é que Kelly e Carrie façam um dueto.

    Gosto muito do Cook também, está no meu Top 5 de cantores!

    E gosto do Cd do Lee e do Cd Kris

    28 de março de 2011 às 15:40
  20. Nidia disse:

    The Original American Idol Kelly Clarkson é mais complexa do que o supõe as vãs especulações do mundo musical, Kelly tinha a faca e o queijo na mão, a voz, a hype da era Breakaway, tudo para ser a nova princesinha do pop, mas ao que parece ela não estava muito afim. O My December é o meu Cd preferido, acho que o barulho em torno do mesmo o tornou inaudível, fora o boicote da gravadora, Never Again sumiu misteriosamente das rádios.

    Vamos ver o que vem aí no 5º CD, quanto aos outros, faço minhas as palavras do The New York Times: “Se Thankful foi a Obrigação , Breakaway foi a descoberta , e My December foi a reação , em seguida, All I Ever Wanted mostra-se como a Concessão de Kelly Clarkson.” Uma concessão que eu gosto de ouvir, rsrs, pois ainda é a Kelly com aquela voz maravilhosa.

    Que a Carrie vá venda mais Cd’s que ela, não é nenhum espanto, afinal Carrie é Country, esse publico custuma comprar mais CD’s, sem contar que a Kelly costuma mudar bastante, não faz pop bitch e na minha humilde opinião é uma artista excepcional, porém subestimada!

    Gosto muito da Carrie é a #3 no meu top de cantoras, suas músicas são lindas e ela tem uma linda voz, bem específica para ou country, Kelly é #1, meu Cd preferido a Carrie é o Play On, meu grande desejo é que Kelly e Carrie façam um dueto.

    Gosto muito do Cook também, está no meu Top 5 de cantores!

    E gosto do Cd do Lee e do Cd Kris

    28 de março de 2011 às 15:40
  21. Eu curti a 2ª temporada dps dela estou vendo agora a 10ª, acho que a final poderia ser Janer e Scotty mas ai eu iria ficar dividida mas creio que o James leva, ele é completo

    2 de abril de 2011 às 22:43
  22. Gilson disse:

    Saudades da Piaaaa

    ela era minha favorita(ainda é)

    america made a mistake!!!

    22 de abril de 2011 às 14:56
  23. Renata disse:

    James tá chegando lá!!!

    24 de abril de 2011 às 20:43
  24. Fabia disse:

    Estava curtindo muito Jacob Lusk era meu prfeferido, uma pena que ele saiu, agora torço p/ James, é o melhor!!! uns dos que achei um erro ter perdido foi Adam Lambert, p/ mim a temporada que mais gostei, ele merecia ganhar en não Cris.
    Espero que James ganhe esta, estou torcendo!!!

    10 de maio de 2011 às 14:34
  25. Milena Pappert disse:

    O último é o Scotty McCreery gente

    27 de maio de 2011 às 20:29
  26. Anonimo disse:

    O Ruben Studdard vendeu mais de 500 mil cópias na sua primeira semana, e não 40 mil. O primeiro álbum vendeu quase 2 milhões de cópias. O Clay Aiken vendeu 612 mil cópias na primeira semana e o primeiro álbum vendeu algo em torno de 2 milhões e 500 cópias.

    Ambos tiveram um sucesso estrondoso inicial pela popularidade que ganhou a segunda edição, com ambos dividindo TODA a atenção também. Mas nenhum dos dois emplacou sucesso no rádio, por isso tiveram primeiras semanas gigantescas e depois caíram rápido.

    28 de outubro de 2011 às 23:23
  27. Sérgio disse:

    Passei a assistir o Idol apartir da 5ª temporada,mas depois baixei a 1ª também!
    Só não vi as temporadas 2,3 e 4,mas ainda pretendo baixar!
    Pra mim a melhor temporada foi a 5ª apesar do péssimo resultado final pelo fato de ter uma quantidade de participantes talentosos e programas semanais interessantes,ao contrário da 6ª e da 9ª que se tornaram as piores na minha opinião.
    David Cook também é meu vencedor favorito,mas o finalista que eu mais gostei de todas as temporadas ficou infelizmente em 9º…Megan Joy do AI8 era original,versátil e de um estilo muito peculiar…Pecou em alguns momentos,mas nada comparado aos péssimos finalistas que restavam na época em que foi eliminada…Ainda assim não considero o AI8 melhor porque esses finalistas ruins estragaram demais!
    A 1ª temporada eu considero boa,mas bem fraca no sentido finalistas.
    A 10ªsurpreendeu pelo talento da Haley Reinhart que infelizmente não teve o reconhecimento que merecia!

    ;)

    10 de novembro de 2011 às 16:18
  28. Geovana disse:

    hauhauhauhuhuahuahau atualizado em 29/05/200011 uahauhauhauhauhauha

    6 de fevereiro de 2013 às 16:00
  29. felipe disse:

    Gostei muito do post! O meu preferido é o
    David cook tb

    Tõ ansioso pelo outro post p/ saber sobre o
    desempenho do blake lewis q acho melhor q
    a jordin sparks

    #DesculpaGente

    6 de fevereiro de 2013 às 19:25
  30. Gustavo disse:

    Dos vencedores, o que eu mais gosto é a Carrie. De todos os contestants de todas as temporadas, a que prefiro, de longe, é a Katharine McPhee (que voz, que beleza, roubou meu coração, hehe). A final da 5ª temporada foi esse vexame todo porque a McPhee ou o Chris Daughtry não ganharam o programa :/

    22 de fevereiro de 2013 às 23:44
  31. Isadora disse:

    Amo o Phillip Phillips, torci por ele desde que vi a audição, porque ele era diferente desde o início, nada enlatado. Para mim um dos melhores vencedores do Idol. :)

    2 de abril de 2013 às 20:14
  32. dario rangel disse:

    Ehh a candice glover que ganhou esse ano 2013

    17 de maio de 2013 às 15:29