Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

As mães solteiras das séries

Por: em 11 de maio de 2014

As mães solteiras das séries

Por: em

O dia das mães é uma das datas mais tradicionais do nosso calendário, mas quando se fala em mãe, a imagem que vem à cabeça de muitos é apenas a da sagrada matriarca de uma família nuclear: a mulher casada que cuida dos filhos, do marido e dos afazeres domésticos sem jamais perder o pique. “Mãe é tudo igual”, dizem. Só que não, né? Vale sempre lembrar que mães são mulheres com diferentes personalidades, sonhos, que fazem parte de famílias das mais diversas formações e ainda enfrentam preconceito quando fogem dos padrões

O Apaixonados por Séries selecionou então um grupo de super mães solteiras do mundo das séries, para representar e homenagear estas mulheres que batalham em dobro para dar conta do recado e muitas vezes ficam de fora de uma festa que também é delas. Confira!

Shelby (Glee) – Laís

Shelby

Shelby é a prova de que ser mãe é muito diferente de dar à luz alguém. Apesar de ter gerado Rachel, ela nunca exerceu o papel de mãe na vida da atriz. Foi com Beth, sua filha adotiva, que ela abraçou a maternidade e todos os desafios e recompensas proporcionados por ela. Shelby tornou-se mãe quando estava pronta para fazê-lo: tinha uma carreira consolidada,  estabilidade emocional e o desejo de ter uma filha. O fato de ser uma mulher solteira nunca a impediu de dar à fofíssima Beth todo o amor e proteção que Quinn não poderia (não naquele momento). Shelby assumiu as rédeas do próprio destino e encarou a responsabilidade de ser uma mãe solteira sem titubear no momento em que viu – e amou – sua filha pela primeira vez.

Claire / Kate (Lost) – Laís

Claire-Kate

A gravidez de Claire veio em um momento completamente impróprio na vida da australiana. Prestes a entregar seu bebê para a adoção a um casal em americano, ela sofreu um acidente aéreo e o resto da história vocês já sabem. A loirinha acabou tornando-se mãe por falta de escolha, mas aprendeu a amar e cuidar de Aaron mesmo perdida em uma ilha cheia de perigos. Kate foi outra peça fundamental na vida do bebê: foi a responsável pelo parto de Claire e assumiu sozinha a maternidade do menino durante o período em que eles conseguiram fugir da ilha. Claire e Kate eram mulheres fortes em muitos sentidos, e Aaron certamente não precisou de nenhum pai tendo este incrível time de mães para cuidar dele!

Mel Burke (Melissa and Joey) – Aline

Melissa

Mel Burke não é aquela mãe que deu a luz. Miuto menos é aquela que pediu pra ter filhos, mas quando Lennox e Ryder chegam em sua vida muita coisa muda. Depois que sua irmã e seu cunhado são presos (!!!) Mel deixa de ocupar o posto de tia descolada para enfrentar a realidade de criar dois adolescentes com personalidades totalmente diferentes. Mas Mel faz bonito. Com muito amor e paciência, adota os filhos da irmã e passa cuidá-los como seus (com a ajuda do babá Joey, claro), dando amor, apoio, companheirismo e broncas, como toda boa mãe deve ser. Mel pode não ser uma mãe modelo, mas com certeza é a que tem o coração mais aberto.

Sarah (Orphan Black) – Laís

Sarah-Kira

Sarah foge completamente do padrão de mãe que a sociedade espera: ela sempre desaparece no mundo, se envolve com pessoas de caráter duvidoso e até a sua própria ética é um bocado questionável. Quando engravidou de um romance passageiro, decidiu que criaria sua filha sozinha, contando apenas com a ajuda de sua mãe adotiva. Ela pode não ser uma mãe de comercial de margarina, mas é inegável seu amor por Kira, já que muitas de suas atitudes são uma forma de tentar estar mais presente na vida da filha. Sarah é capaz de qualquer coisa para manter a menina a salvo de todos os perigos que a cercam – e olha que não são poucos!

Elizabeth Forbes (The Vampire Diaries) – Leandro
CarolineandElizabeth

Tem quem acredite que ser mãe solteira e ainda assim manter uma posição de alto cargo na carreira profissional seja quase impossível, o que é uma grande besteira. Elizabeth Forbes, conhecida por todos como xerife Forbes, comprova que é possível criar sua filha e, mesmo assim, tomar conta da cidade mais atormentada de todo o continente americano. Claro que as duas já passaram seus perrengues, tiveram de enfrentar alguns dilemas de convivência, mas, no fim, sempre o que prevalece é a proteção e o amor mútuo. Nem mesmo a descoberta de que a filha era uma vampira fez com que Liz mudasse alguma coisa na sua maneira de ver Caroline. E, apesar de Caroline ser meio louca, toda a sua personalidade advém da formação dada pela mãe, já que o pai mesmo não é lá um bom exemplo para nada. Assim, com certeza Liz entra no nosso top mães solteiras com louvor.

Regina (Once Upon a Time) – Laís

Regina-Henry

Regina é uma das poucas mães solteiras que pode dizer que sua vida é um conto de fadas! E nem isso torna as coisa fáceis em sua relação com Henry. Presa em uma maldição que ela mesma lançou, a Evil Queen encontrou na maternidade a única forma de sentir-se de fato viva em Storybrooke. Henry sempre foi o único elemento livre da cidade e acompanhar seu crescimento, antes e depois da quebra da maldição, fez de Regina uma pessoa muito melhor. Apesar do gênio difícil e da tremenda ingratidão do menino em diversos momentos, Regina sempre o amou e protegeu com todas as suas armas, provando que ela pode ser uma péssima madrasta, mas é uma boa mãe.

Alicia (The Good Wife) – Olívia

Alicia-Florrick-Grace

Alicia largou sua carreira para cuidar da casa e, principalmente, dos seus dois filhos, mas quando seu mundo vira de cabeça para baixo, depois que seu marido é mandado para a cadeia, Alicia tem que voltar para um trabalho que ela não faz há 13 anos para conseguir sustentar sua família, ao mesmo tempo que cuida e educa seus dois filhos adolescentes, Zach e Grace.  Alicia trata os filhos como os jovens adultos, ouvindo com atenção às suas preocupações, em seguida, oferecendo conselhos e, em retribuição, Zach e Grace dão a ela apoio incondicional nessa nova fase da vida deles. Com certeza, Alicia não é perfeita, mas, sem dúvida alguma, ela é uma excelente mãe.

Sarah (Parenthood) – Marina

Sarah_Drew_Amber_Parenthood

Apesar de ser considerada um fracasso de mãe por seus próprios filhos, nenhum Braverman foi tão corajoso como Sarah, para encarar a tarefa de se tornar mãe. Sarah escolheu o pai errado, o momento errado e talvez a cidade errada para criar sua família, mas não desistiu de tentar ser a melhor mãe para Amber e Drew quando decidiu deixar todos os seus problemas para trás. Apesar dos vários momentos de dificuldade, Sarah nunca deixou de apoiar seus filhos, colocando-os sempre em primeiro lugar, mesmo quando eles não mereciam nem mesmo uma gota de seu suor. Ela trocou empregos, largou namorados, mudou de cidade por eles e, sozinha, conseguiu o reconhecimento que mais importava: o verdadeiro amor de Drew e Amber.

Lorelai (Gilmore Girls) – Marina

lorelai

Uma gravidez na adolescência pode ser a declaração oficial de que sua vida acabou, mas Lorelai resolveu tornar esta experiência em a melhor coisa que aconteceu para ela. Sua personalidade forte fez com que largasse sua família retrógrada, seu namorado irresponsável, decidisse se emancipar e ter Rory longe de tudo. A partir dai a jovem Gilmore não se daria conta que estaria criando, além de uma filha, a sua melhor amiga por toda a vida. A relação de mãe e filha contada na série era de dar inveja a qualquer mulher que julgava ter a família perfeita: Rory era uma menina inteligente, responsável, amável e tinha em sua mãe seu porto seguro, com quem contava a qualquer momento e em qualquer situação. Lolerai é, facilmente, um dos melhores exemplos na TV de que mães solteiras são também, mães de sucesso.

 

Depois de tantas mulheres incríveis fica difícil dizer que mãe é tudo igual, né? Mas é fato que todas – das mais tradicionais às mais diferentes – merecem todo o nosso respeito e carinho, e a equipe do Apaixonados deseja um ótimo dia das mães a todas elas! Sentiu falta de alguma na lista? Não a deixe ser esquecida, comente com a gente!


Laís Rangel

Jornalistatriz, viajante, feminista e apaixonada por séries, pole dance e musicais.

Rio de Janeiro / RJ

Série Favorita: Homeland

Não assiste de jeito nenhum: Two and a Half Men

×