Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Beauty and the Beast – 3×01/ 3×02/ 3×03 Bob & Carol & Vincent & Cat

Por: em 29 de junho de 2015

Beauty and the Beast – 3×01/ 3×02/ 3×03 Bob & Carol & Vincent & Cat

Por: em

Para quem olha o título da review, parece que o Apaixonados por Séries está chegando por último na nova temporada de Beauty and the Beast, mas a história tem uma explicação muito melhor que essa.

beauty and the beast 301 - kiss

Fazem aproximadamente duas semanas que eu topei o desafio de ver as duas primeiras temporadas da série (do zero) e chegar a tempo de acompanhar a terceira temporada com vocês. Totalmente desacreditado que isso poderia me render um entretenimento decente, fui surpreendido por um show que começa completamente procedural e vai se transformando, pouco a pouco, em algo muito maior e mais interessante, atingindo em cheio seus melhores momentos quando deixa o caso da semana de lado.

Vale pontuar que eu tinha muito preconceito com a série, afinal não é fácil acreditar que uma série com o nome que faz apologia ao clássico da Disney possa ser bom. Foram necessários uns 4 episódios para eu acreditar que eu conseguiria ver e foi lá pelo episódio 10 da primeira temporada, quando temos nosso primeiro ápice do casal, que eu realmente comprei o que tava vendo. Vejam bem, não é uma série sensacional, mas ainda assim vale seus 40 minutos semanais. Em tempos de summer season, vale aproveitar as tramas que Cat e Vincent acabam envolvidos, enquanto tentam funcionar como um casal normal em meio a tanta anormalidade.

Como existe uma discordância entre a exibição dos episódios nos EUA e no Canadá, seguiremos o calendário daquele que libera primeiro – no caso, o Canadá (a exibição americana está atrasada em alguns dias somente). Por hora, teremos que passar mais rápido por cada um dos três episódios que já foram ao ar, mas a partir do 3×04 (que vai ao ar ontem), analisaremos os episódios individualmente. Sem mais delongas, partiu?

3×01 Beast of Wall Street

beauty and the beast 301 - vincent ring

Começamos a nova temporada em cima do constante pedido de ajuda dos agentes que ajudaram de forma definitiva para salvar a vida de JT no final da temporada passada. Era óbvio que a normalidade não se encaixaria adequadamente nas vidas de Cat e Vincent, mas isso não os fez deixar de tentar. Vincent tenta recomeçar dentro do hospital, do zero, como se sua vida como experimento da Murfield nunca tivesse existido. Cat, atarefada com o trabalho policial, parecia deixar a caçada as feras de lado, mas isso ainda a atormentava muito mais do que desejava.

Interessante ver como a série aborda, mais uma vez, um tema que até aqui vem sendo recorrente: a coexistência entre os dois lados do DNA de Vincent, sua fera e sua humanidade. E, toda vez que sua humanidade é colocada a prova, uma única constante é fundamental para que ele volte ao seu eixo: Cat. A história dos dois só poderia caminhar para o ponto atual com o pedido de casamento que deve ter emocionado muito dos fãs, ainda mais em um cenário tão emblemático como o telhado do prédio. Tudo naquele momento foi especial e quando Ed Sheeran tocou no fundo, coroou o pedido e a mudança que a série toma nesse terceiro ano. Tanto Vincent, quanto Cat, assumem suas verdadeiras missões e estão dispostos a abdicar de suas vidas pacatas e rotineiras para conseguir livrar Manhattan das ameaças sobrenaturais (alô SpiderBeast, tô falando de você!).

Uma das melhores partes do segundo ano e que foi ameaçado nesse primeiro episódio foi JT e Tess. Cara, eu adoro esses dois juntos, especialmente pelo quanto eles são opostos. A dura conversa que eles tem era necessária para que o professor voltasse ao seu estado normal e tentasse tocar a vida, parando de lamentar a sua improvável sobrevivência. Não podia deixar de destacar também a pequena participação de Heather, que por mim ficava para a temporada toda – acho a personagem uma das melhores coisas da série! E depois de mais um dia atrás de bestas descontroladas e acobertamentos, podemos dizer que o terceiro ano começa bem agitado e mostrando que a temporada mais curta pode fazer muito bem para a série. Avante.

 

3×02 Primal Fear

beauty and the beast 302 - mudança

Quando caçar feras é algo recorrente na sua vida, a complicada tarefa de morar junto se torna um desafio sem precedentes. E foi essa passagem que vimos ser desenvolvida no segunda episódio dessa nova temporada. Com o tão esperado sim depois do pedido de Vincent, o casal decide por morar junto para ‘testar’ a relação antes de oficializá-la, o que acaba por ressaltar medos que até então ainda não tinha sido explorados. A personalidade dura e definida de Cat dá pouco espaço para que Vincent tenha uma mudança amena, tornando a relação um pouco mais complicada para os dois. Bastante interessante ver como a série aborda essa transição de maneira branda e apostando em muitos momentos cômicos, como quando a fera não consegue se controlar ao ser podada do video-game.

As implicações do soro injetado em JT também começam a surgir. Apesar de parecer um soro inofensivo do ponto de vista científico, a cura parece ter um preço muito maior do que o personagem gostaria de pagar. Vejam que o professor já vem levantando seguidamente que tem ‘medo’ do que pode acontecer com ele e depois que vimos o agente Thomas baleado após revelar que todos os soros vem do mesmo lugar, só podemos ter uma certeza: é melhor que JT esteja preparado para o que está por vir em sua vida, porque com toda certeza algum preço será pago pela sua cura milagrosa. Descrente das palavras insistentes do namorado, Tess ganha mais destaque agora que decide concorrer ao cargo de capitã do distrito para não ter que trabalhar com seu irmão. Essa nova posição profissional da personagem pode levantar sérios embates quanto ao que está disposta a fazer em nome dos seus amigos.

No campo das feras, conhecemos nesse episódio a EletricBeast – um cara com um tumor no cérebro de proporções catastróficas e que conseguia controlar a eletricidade ao seu redor exatamente por isso. Gosto bastante dessas licenças mitológicas que a série se presta para introduzir a nova mitologia. Seja lá quem for que está por trás desses novos seres, está realmente testando de tudo um pouco nessa placa de Petri que virou Manhattam. O bacana é sempre ver Vincent e Cat juntos em ação, que funcionam como uma balança, tentando equilibrar humanidade e ferocidade, enquanto salvam todos ao seu redor. E, para não dizer que faltou alguma coisa, o episódio ainda teve participação de Heather – que terminou com o noivo e poderia voltar de vez. Falta pouco, segue comigo.

 

3×03 Bob & Carol & Vincent & Cat

beauty and the beast 303 - cat na mira

Utilizando de um casal bastante disfuncional como ilustração para o que pode se transformar a relação de Vincent e Cat, esse terceiro episódio funcionou muito bem e chega para dar mais do tom que essa temporada pode tomar daqui para frente com a grande caçada das novas feras e o perigo iminente que o casal protagonista acaba por sofrer. Bob e Carol (ou como eu quero chamar, DoubleBulletBeasts) são ótimos personagens, exatamente por conseguirem nos enganar sobre seu real propósito. Era impossível, ao começo do episódio, dizer que os dois teriam algum envolvimento com as novas feras ou com qualquer organização que não fosse o DSN – por sinal, está na hora do distrito reformular sua segurança interna, porque todo mundo consegue enganar eles.

A trama do casamento volta a tona para dar um tom mais leve em alguns momentos e acaba sendo bem bacana a trajetória que o casal trilha entre tomar o casamento de Heather para si e até decidir que era melhor não apressar tanto as coisas. Os dois ainda estão se redescobrindo nesse mundo de uma falsa normalidade que tentam viver. A vida de médico de Vincent ainda o suga a alma, enquanto as investigações de Cat parecem não progredir, levando a moça a um estado de estresse muito grande. O tempo é necessário para que a poeira baixe e eles aprendam a viver nessa nova realidade. As alegorias foram perfeitas nesse ponto. Bob e Carol, no melhor estilo Sr. e Sra. Smith, servindo como base para como funcionar como dupla e Heather com seu casamento fracassado, mostrando que apressar tudo poderia ser um erro grande.

E se eu pedi mudanças no distrito, parece que elas estão por vir. Tess ganhou seu cargo de capitã – merecidamente, ainda mais depois daquela ‘carta de recomendação’ que levou – e isso pode mudar bastante a dinâmica da série. Será que Cat ganha uma nova parceira/novo parceiro? Como Tess lidará com todos os segredos que teve de encobrir até agora? Estaria a relação das melhores amigas fadada ao fracasso? Enquanto isso ainda não vira uma afirmação, do outro lado dessa trama, tivemos o desenvolvimento de JT e seu poder da cura. Seria esse um poder só seu ou todas as novas bestas teriam essa capacidade curativa (como vampiros/lobos de outras séries)? Estou bastante curioso para ver como essa história vai se desenvolver, de verdade. A certeza é de que a sobrevivência de Cat, ao final do episódio, é uma prova clara de que ela (e talvez Vincent) são muito importantes no que está por vir.

 


Sim, muita coisa para assimilar. Mas foi só aqui que tivemos esse excesso de informação. Voltamos com a programação normal, a partir de agora, e conto demais com vocês nos comentários!

P.S.: Uma das melhores coisas do seriado é sua trilha sonora. Já descobri muitas bandas do cenário indie/folk e que valem muito a pena serem conferidas. Quem sabe não surge um post de trilha sonora por aí!

P.S.2: Curto demais quando a série se propõe a momentos mais leves e engraçados, principalmente entre seu casal principal – vale notar a química impecável entre Kristin Kreuk e Jay Ryan em qualquer situação.

P.S.3: Eu queria dizer que fiquei tão aliviado de ver o Gabe morto, porque não estava aguentando mais aquela mala sem alça.

P.S.4: Estou desenvolvendo uma paixonite por Kristin Kreuk. Nina Dobrev, se cuida.

P.S.5: Fiquem comigo nessa jornada, estou contando com vocês!

P.S.6: Amanhã temos review do 3×04, fique ligado!


Leandro Lemella

Caiçara, viciado em cultura pop e uns papo bobo. No mundo das séries, vai do fútil ao complicado, passando por comédias com risada de fundo e dramas heroicos mal compreendidos.

Santos/SP

Série Favorita: Arrow

Não assiste de jeito nenhum: The Walking Dead

×