Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Better Call Saul – 1×08 Rico e 1×09 Pimento

Por: em 8 de abril de 2015

Better Call Saul – 1×08 Rico e 1×09 Pimento

Por: em

Quando eu digo que Better Call Saul é uma série melodramática, algumas pessoas não acreditam. Pois eu afirmo, às vezes, ela é completamente dominada pelo lado dramático e nem parece que quem estrela a trama é o pitoresco advogado Jimmy, responsável pelas sequências mais leves e divertidas de Breaking Bad.  

A receita do oitavo e o nono episódios seguiu aos dos anteriores. Um tiquinho de passado para a gente entender melhor o futuro. Conseguimos, finalmente, entender de onde veio o ódio mortal que Jimmy sente por Howard e o mais importante, a influência de Chuck nessa história. É muito legal ir descobrindo aos poucos e entender a dinâmica das relações, afinal, o que somos no presente é construído pelo nosso passado.

Jimmy e Chuck - Better Call Saul - 1x08 - 1x09

Por mais incrível que pareça, Howard não é o canalha que nós pensávamos e por mais inacreditável ainda que possa ser, Chuck é o grande responsável pelo infortúnio de Jimmy. Anos atrás, o loiro trabalhava como entregador de cartas da HHM, mas depois de fazer uma faculdade a distância, consegue passar no exame para se tornar advogado. Ele conta a novidade para o irmão, cheio de orgulho e fica claro que Chuck não gosta muito da novidade. Logo em seguida, quando ele está comemorando, crente de que vai trabalhar na empresa, Howard o demite. Dá logo para perceber que tem um dedo de Chuck na pernadrasteira, mas qual o motivo que o levaria a essa traição?

A explicação é simples e dura: ele não acha que Jimmy mereça. Mesmo depois de Saul, já no presente, descobrir uma fraude milionária contra os velhinhos da Casa de Repouso, Chuck faz com que, mais uma vez, o irmão não consiga emprego na HHM. O mais velho acha que o caçula será para sempre o “Jimmy Escorregadio”, ele sempre enxergará o irmão como aquele jovem problemático que vivia de pequenos golpes. Realmente isso faz parte da natureza do advogado, mas ele já deu provas, mais do que suficientes, de que tem um coração bom. No passado, dá até para entender a precaução do irmão e também o fato de ele não querer que Jimmy se desse bem sem muito esforço (embora eu ache isso uma cachorragem!). Mas atualmente? Não faz sentido! O advogado passa por poucas e boas para se manter, cuida sempre do irmão e seus problemas psicológicos, está fazendo um bom trabalho com os velhinhos e, mesmo assim, Chuck não enxerga o potencial dele. Isso sem contar o quanto Jimmy o idolatra, quer dizer, idolatrava, porque depois dessa facada, vai ser difícil as coisas continuarem as mesmas.

Mike - Better Call Saul - 1x08-1x09

Enquanto isso, respondendo aos meus devaneios sobre “Onde diabo está a parte sobre drogas na série?”, Mike consegue um freela de segurança para proteger um nerd em uma transação com o traficante Nacho. Quando você pensa que a série deixou alguma ponta solta, ela vai lá e apresenta uma trama dessas, mostrando que assim como BB, é tudo muito bem construído, tijolinho a tijolinho. É claro que essa negociação ainda vai render história e depois da decepção que Jimmy teve, é capaz que ele entre na jogada!

Você também ficou indignado com a atitude do Chuck? Deixe seu comentário aqui.


Amanda Freitas

Carioca que não gosta de praia, formada em jornalismo. Ama viajar pelo mundo, pelos livros e pela TV.

Rio de Janeiro

Série Favorita: Dexter

Não assiste de jeito nenhum: The Walking Dead

×