Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Chaves – A série que (quase) todos já assistiram

Por: em 30 de janeiro de 2011

Chaves – A série que (quase) todos já assistiram

Por: em

Chaves é uma das melhores séries de todos os tempos, quase todo mundo já viu, mas poucos se lembram de mencioná-la quando lhe perguntam quais séries mais gostam.

O meu objetivo hoje não é criar um post com perfil das personagens, pois Chaves é tão antigo que por mais que você não goste, com certeza conhece um pouquinho de cada um deles. Muito menos quero indicá-la como fiz no post de Alice (HBO). Pretendo apenas relembrar os melhores momentos do seriado e tentar explicar o motivo pelo qual Chaves é tão especial e marcou a infância de todos aqueles que cresceram nos anos 80 e 90.

Selecionei diversos vídeos clássicos de Chaves que seguem no post. Cliquem e vejam no Youtube. Divirtam-se!

Humor para todas as idades…

Quando eu era pequeno chegava correndo da escola para assistir ao Chaves no SBT. Depois de pouco tempo, já conhecia todos os capítulos. Chaves vive de reprises, mas pouco importa quantas vezes já assistimos. Se foram 10 vezes, 100 vezes, 1 milhão de vezes… Sempre rimos do mesmo jeito. Decoramos as falas e repetimos as piadas aos nossos amigos. Depois rimos sozinho só de lembrar. É o efeito que o humor de Chaves nos causa.

Sabe o que é melhor no seriado? O humor inocente, sem apelar para piadas sexuais para nos arrancar risadas. Tem quem diga que Roberto Bolaños (criador e interprete do Chaves) é um gênio. Exagero ou não, este senhor (que hoje em dia está bem velhinho) é realmente talentoso. Criar um grupo de personagens apaixonantes, onde gostamos de todos, cada um de um jeitinho diferente, não é mérito de qualquer autor.

Uma senhorinha de 80 anos pode assistir e adorar. Uma criança então… com certeza irá amar. Se tem um programa que os pais podem indicar aos filhos, este programa é o Chaves. Não há restrições quanto à idade, sexo ou preferências de estilo de séries. Quem gosta de rir, gosta de Chaves.

Momentos épicos…

Cada personagem marcou de uma forma diferente. O que dizer da Dona Clotilde e seu Chapéu Atrevidamente Exótico? Eu não me contenho todas as vezes que a vejo desfilando pelo pátio da vila imaginando ser uma miss. Miss Clotilde. Aliás, Dona Clotilde também é a Bruxa 71. Lembram-se de quando o Chaves, a Chiquinha e o Quico foram a sua casa e imaginaram todos um cenário de horror, com direito a caldeirão e vassoura voadora?

Dona Florinda indo ao encontro do Professor Girafales e subindo no carrossel que ainda estava em movimento. Upa, upa, upa cavalinho Alazão! Hilário. Depois, ela e seu grande amor cantam uma “musiquinha“ brega, mas que todos acham uma graça. Dona Florinda, coitada, deve ter morrido BV. Nunca conseguiu beijar o professor. O Quico, seu maior tesouro, um dia tentou recitar o poema “Mamãe Querida” para ela durante o Festival da Boa Vizinhança, mas o Chaves e a Chiquinha só atrapalhavam o bochechudo. A Velha Cocoroca merecia a homenagem.

Por falar no Quico, existe criatura mais estressada que ele? Mimado e cheio de trejeitos, o garoto foi um dos maiores sucessos do seriado. Este é, provavelmente, um dos motivos de sua saída antecipada do programa. Dizem que o Roberto Bolaños não gostou de ver o Quico fazendo mais sucesso que o Chaves. Outros dizem que a briga se deve a disputa pelo coração da Florinda Meza (a Dona Florinda). Bolanõs é casado com ela hoje em dia, mas antes Meza era (se não estou errado) namorada de Carlos Villagrán (o Quico).  Bom, voltando ao Quico… O que dizer das risadas exageradas? Elas começam baixinhas e vão aumentando até chegar ao ápice, quando o bochecha de buldogue velho se descontrola totalmente. São risadas maravilhosas. Lembro-me também do dia em que ele quase se afogou na piscina do hotel em Acapulco! Mesmo a piscina batendo em seu joelho!

Ah, Acapulco… Quando eu era pequeno meu sonho era viajar à Acapulco. Tudo por causa do Chaves. Até hoje rio litros quando vejo o Chaves preso na porta giratória do hotel. Aliás, existem especiais no seriado que são muito lembrados. Acapulco é um deles. Outro que faz bastante sucesso é o capítulo de Natal. Todos os anos o SBT reprisa em dezembro. Gosto muito também do Festival da Boa Vizinhança, que rendeu momentos clássicos como quando a Dona Clotilde fala sobre o amor! O Seu Madruga bem que sentiu uma olhadinha da Bruxa pra cima dele.

Impossível falar sobre melhores momentos sem mencionar o Seu Madruga. A personagem é pura filosofia em pessoa. É dele a frase: “A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena”. Outra bem profunda: “Não existe trabalho ruim, ruim é ter que trabalhar”.  O velho sofria na mão da Dona Florinda que, não duvido nada, deve ter dado mais de mil tapas em sua cara. Eu acredito que o ensino das escolas públicas brasileiras seria muito melhor se o Seu Madruga fosse professor. Concordam?

Algumas poucas curiosidades…

Chaves é um seriado cercado por curiosidades. Selecionei algumas mais interessantes e o restante vocês podem ler aqui

– Chaves foi transmitido em cerca de 120 países. No auge do sucesso contou com mais de 350 milhões de espectadores

– Ramón Valdés (Seu madruga), Angelines Fernández (Dona Clotilde) Raúl “Chato” Padilla (Jaiminho) e Horacio Gómez Bolaños (Godines) já faleceram.

– Florinda Meza escreveu novelas para a Televisa, mesmo canal responsável por clássicos (e são mesmo) como A Usurpadora e Maria do Bairro.

– Todos os animais da Bruxa do 71 se chamavam sempre Satanás! (aquela sua tia religiosa iria “adorar”)

– O SBT sempre escolhe o Chaves quando não tem mais o que colocar na grade de programação. O curioso é que a audiência é sempre satisfatória.

– O professor Girafales fumava charuto durante as aulas na escolinha e mesmo assim nunca causou escândalos.

Nostalgia…

Lembrar de Chaves é recordar do melhor que tivemos nos anos 90 (meu caso) ou anos 80 (o pessoal que já está na casa dos 30 anos). Até mesmo hoje em dia é possível ver crianças rindo com o seriado. A versão em desenho era, até pouco tempo, transmitida no Bom Dia e Cia. Detalhe: Não é engraçada igual à versão original. Às vezes me pego assistindo ao Zorra Total e a Praça É Nossa, ambos os programas apresentam humor rasteiro, mal feito, com piadas que se sustentam apenas pelo cunho sexual (falar de bunda nesse país faz rir) e penso: Não chegam aos pés de Chaves.

Chaves é comédia de verdade. Chaves é clássico. Chaves é especial! 


Rodolfo

Uma versão masculina da Summer (de '500 Dias com Ela'): Fã de Indie Rock, o certinho da época da Faculdade e um completo 'desapaixonado'

Série Favorita:

Não assiste de jeito nenhum:

×