Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Desafio de leitura Rory Gilmore

Por: em 22 de novembro de 2014

Desafio de leitura Rory Gilmore

Por: em

No dia de hoje é comemorado o Dia Internacional do Livro e nada melhor do que aproveitar este dia para refletir a importância dos livros e também lembrar nossa maior devoradora de livros da história das séries: Rory Gilmore.

Seria desnecessário explanar sobre a importância dos livros? Acho que nunca é demais lembrar que livros são essenciais para a formação de uma pessoa , seja moldando seu caráter ou construindo uma ponte de histórias para a realidade (muitas vezes tão sofrida). Além disso, o livro é um grande companheiro para momentos diversos, seja para aqueles onde é preciso se conectar com nosso mais profundo interior ou em momentos de alegria e boas risadas. Ele também é o objeto que nos transporta para histórias, épocas e lugares que nunca seríamos capazes de ir. Quem tem o hábito da leitura nunca está sozinho.

No episódio piloto descobrimos que Rory é uma leitora voraz e grande apreciadora de clássicos. Ela cita Moby Dick (Herman Melville), O bebê de Rosemary (Ira Levin), entre outros livros. O fato se repete durante todas as setes temporadas da série Gilmore Girls, Rory está sempre carregando, lendo e falando sobre livros.


rory.2

 

Na internet há algumas listas contendo os livros lidos por Rory durante todo o seriado, há uma certa divergência entre a quantidade exata, mas o número varia de 250 a 339 livros (é muita coisa gente!!!!) . Acreditamos que o número varia em virtude de algumas listas considerarem as citações ou menções de livros feitas por ela e não apenas os livros físicos que aparecerem durante os episódios. Muitos leitores, que também são fãs desta excelente série, utilizam essa lista como um projeto pessoal de leitura e daí surgiu o: The Rory Gilmore Book Challenge.  O primeiro contato com o The Rory Gilmore Book Challenge foi no canal literário do youtube da Tatiana Feltrin e posteriormente no blog da Mell Ferraz.

rory.1

Abaixo listamos uma lista indicando 10 excelentes livros lidos por nossa querida personagem durante a série, desde livros mais clássicos até mais atuais.

1-  O Processo – por Franz Kakfa

O Processo é um livro obrigatório para estudantes de Direito, mas também é recomendado para aquele que, independentemente da formação, quer entender um pouco mais sobre as dificuldades e incertezas que pairam um processo. Neste livro, Franz Kafka conta a história de Josef K, personagem que é submetido a um longo e incerto processo judicial por um crime não revelado.

2 –  O Corvo – Por Edgar Allan Poe 

O poema narra a história de um homem que enfrenta seus dramas e fantasmas após a morte de sua amada. Este se  se depara com a estranha presença de corvo em seu quarto.  O mais belo deste poema é a musicalidade presente em suas linhas, conjugada com a face mais sombria do sofrimento que o autoconhecimento pode trazer.

3- 1984 – por George Orwell

Este livro é indicado para quem gosta de uma boa distopia. Em 1984, o autor britânico conta sobre o cotidiano das pessoas vivendo em um regime totalitário, onde  são extremamente vigiadas. Foi deste livro que surgiu o termo “Big Brother” – aquele que controla e vê tudo.

4 – Anna Karenina – por Tolstoy

O livro conta a historia do caso extra-conjugal de Anna Karenina, membro da aristocracia russa, com o oficial Vronsky. Ciúmes, traições e a vida em forma de aparências – são o pano de fundo que Tolstoy utiliza para questionar justiça social e o significado da vida em sociedade.  

5 – A Minha História – por Hillary Clinton

Nesta biografia, Hillary Clinton narra sua história de vida: desde sua juventude até a ascensão política. Além de contar com humor as histórias que viveu como first lady dos Estados Unidos, traz também como pano de fundo a própria história norte-americana. A gravação deste livro para audio rendeu a ela a indicação para o Grammy na categoria Melhor Álbum.

6 – O Apanhador no Campo de Centeio – J.D. Salinger

O Apanhador no Campo de Centeio não é um livro a ser lido em qualquer época da vida, sendo mais um daqueles “ame-o ou odeie-o”. O protagonista é Holden Caulfield, um típico “aborrescente”, questionador da vida e que considera todos os adultos uns falsos. Somente as crianças são puras e Holden quer protegê-las. É possível se identificar facilmente com o personagem, assim como achar que ele está sendo tão falso quanto as pessoas que critica.

7 – Um Conto de Natal – por Charles Dickens

Um dos clássicos de Natal, Dickens conta a história de um avarento que, na véspera natalina, recebe a visita de três espíritos: o do passado, do presente e do futuro. Uma bela história que fala sobre a importância de termos consciência de nossas ações e de sermos boas pessoas, principalmente no fim do ano. Além disso, a escrita de Dickens é fluida, super gostosa e tem uma musicalidade própria.

8 – Mrs. Dalloway – por Virginia Woolf

Outro livro difícil de ler, mas nem por isso ruim ou que não deva ser lido. Pode ser comparado com outro clássico, “Ulisses” (James Joyce), Mrs. Dalloway mostra um dia na vida de uma mulher, seus pensamentos e preocupações, desde as reflexões sobre a vida até banalidades como a festa que precisa preparar. Recebeu uma adaptação para o cinema no filme “As Horas”, que conta a história e a relação entre três mulheres: a própria escritora Virginia Woolf, Laura Brown (uma dona de casa suburbana nos anos 1960 que está lendo o livro) e Clarissa Vaughn, a própria Mrs. Dalloway nos tempos de hoje.

9 – Harry Potter – por J.K Rowling

Provavelmente a história recente mais conhecida e celebrada, Harry Potter fala sobre a vida do menino que sobreviveu e sua luta contra o Lorde das Trevas. Apesar de começar como uma história infanto-juvenil, ao longo dos sete livros, os personagens (e os leitores) crescem, aprendem a lidar com os problemas da adolescência e salvam o mundo no processo. Se você ainda não leu, largue tudo e corra para a livraria mais próxima.

10 – Jane Eyre – por Charlotte Brontë

As irmãs Brontë (Emily, Charlotte e Anne) são frequentemente comparadas à Jane Austen (outra autora que Rory leu na série) por se passarem em épocas próximas. Jane Eyre faz parte da literatura gótica, com a protagonista sendo enviada para uma escola e depois como professora da filha de Edward Rochester, por quem se apaixona. Porém, a união dos dois não será tão simples. O diferencial no livro é que mostra a emancipação de Jane e da mulher na sociedade inglesa do século XIX.


Janaina Helena

Mineira vivendo em Maceió. Viajante por vocação. Advogada por profissão. Séries, cinema, livros, corrida e torresmo!

Maceió-AL

Série Favorita: The Good Wife e Gilmore Girls

Não assiste de jeito nenhum: Arrow

×