Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Dia do Orgulho Nerd – Tipos de nerds

Por: em 25 de maio de 2011

Dia do Orgulho Nerd – Tipos de nerds

Por: em

Hoje, 25 de maio, é o dia mundial do orgulho nerd, ou o dia da toalha, como preferir, se for realmente fã de Douglas Adams (autor do Guia do Mochileiro das Galáxias). No ano passado fizemos um post com Top nerd amados, reunindo aqueles que mais gostamos nas séries.

Mas como definir um Nerd? Aquele estereótipo de um CDF, com óculos fundo de garrafa e roupas estranhas já não serve mais. Hoje várias coisas são consideradas coisas de nerds, que podem ser tão diferentes entre si quanto cinéfilo e um gamer ou um programador e um literato. Por isso resolvemos, este ano, mostrar alguns tipos diferentes de nerds.

Loucos por livros

São aqueles que chamamos de Nerds por incorporarem o espírito de um verdadeiro ser pensante e gostarem de aprender todo o tempo. Conhecimento é essencial como uma forma de sobrevivência para estes personagens, que são geralmente apelidados com o título deste dia!

Haley (One Tree Hill)

Haley é desde sempre uma nerd legítima, fazendo juz ao nome. Mas foge bastante dos esteriótipos de uma menina nerd, vide a sua beleza inegável. Beleza tanta que, associada ao seu poder de ensinar (e aprender), conquistou o jogador de basquete mais popular da escola. Tutora do seu grande amor, Haley gostou da coisa e com o passar do tempo seguiu carreira de professora , assumindo que estudar e ensinar eram coisas que ela fazia por vontade própria.

Ben (Lost)

Diferente das demais crianças, a ânsia por descobertas sempre levou o pequeno Ben a mundos completamente bizarros e desconhecidos; afinal, viver em uma ilha cercada de habitantes misteriosos, com templos e tudo mais, não era das tarefas mais simples. Como não podia depender do seu pai, Ben teve que aprender a se virar sozinho e, com isso, adquiriu conhecimentos importantíssimos. Com o passar dos anos, Ben se tornou um homem refinado, culto e que representa bem a classe de nerds louca por livros, fora a sua sagacidade na elaboração de meios para sempre conseguir o que quer. Melhor não brincar com uma mente dessas!

Rory (Gilmore Girls)

Rory é a menina que sempre gostou de estudar e desde cedo tem verdadeira paixão por livros. Ela está sempre lendo pelo menos dois ou três livros e ficou muito conhecida em Stars Hollow por este hábito, tanto que conheceu seu primeiro namorado derrubando sua coleção de livros na porta o colégio. Aluna exemplar, Rory também é uma filha exemplar, muitas vezes mais racional que sua mãe. Seguindo um pouco o estereótipo nerd, a garota era ainda um pouco tímida e muito determinada no seu sonho de ser jornalista, alcançado na última temporada da série.

Ross (Friends)

Ross teve dificuldade para se enturmar na escola, era sempre o cara que gostava de dinossauros. Ross acabou levando sua paixão a um nível extremo, se tornou doutor em Paleontogia. Ele é definitivamente um homem da ciência, que se baseia em livros e teorias  e além de trabalhar em um museu, ele acaba se tornando um professor universitário.

Ratos de Laboratório

São aqueles que chamamos de Nerds porque tem profundo conhecimento em determinado assunto não muito comum para a maioria das pessoas. Eventualmente acabam trabalhando em laboratórios e dando consultoria sobre esses temas específicos.

Gil Grissom (CSI)

Grissom foi chefe dos CSI, uma carreira que já denuncia um pouco sua nerdisse por exige muito conhecimento forense. Mas Grissom vai além disso e se torna um expert em insetos, uma verdadeira enciclopédia sobre eles, que o ajuda a solucionar vários assassinatos. Grissom faz o tipo mais anti-social, não é muito de ficar fazendo amigos, a menos que as pessoas despertem sua curiosidade.

Masuka (Dexter)

Masuka causa um pouco de estranhamento nos seus colegas de trabalho por ser bem pervertido e forçar algumas piadas mórbidas. Ele é apaixonado pelo que faz, o trabalho consome quase todo o seu tempo, ele gosta muito de estudar seus casos e várias vezes fica até tarde da noite revendo cenas de crimes. O que torna sua vida social um tanto limitada, um pouco por inaptidão, um pouco por falta de tempo… Todo este dedicado ao trabalho. Masuka é também aficionado por pessoas tatuadas.

Zack (Bones)

Zack foi o estagiário da Bones nas primeiras temporadas da série, com um QI alto e grande facilidade em matemática, ele sempre deu grandes contribuições para resolver o caso da semana. Apesar de ser bem querido pelos colegas de trabalho, Zack não tinha muito habilidade social, por vezes ignorando algumas questões que, para outros, era normal. Tinha uma moral um tanto rígida que o levou a ajudar um assassino, que o convenceu por lógica de que fazer isso era o certo.

Mestres em informática e dados

Muitas pessoas são consideradas nerds por gostarem de computador e trabalharem com ele o dia inteiro, mas os personagens desta categoria fazem qualquer usuário avançado de informática parecer amador. Eles vivem para isso e acham qualquer informação que precisem, Nem o Google é páreo para eles.

Chloe (24 Horas)

Chloe O’Brian é o braço direito de Jack Bauer, a confiança que existe entre os dois é total. É Chloe quem localiza qualquer coisa, pessoa, lugar e informação para o chefe. Ela é emburrada, introspectiva, tem poucos amigos e é desconfiada, mas faz tudo que Jack Bauer manda, não importa quem tente interferir, seja seu chefe ou o presidente dos Estados Unidos.

Penelope (Criminal Minds)

Penelope é uma das pessoas mais doces de Criminal Minds, a que mais se afeta pelos crimes que investiga e possui o visual mais extravagante das séries. Ela é a pessoa que encontra qualquer coisa que precisam. Nenhuma informação escapa dela, que trabalha em uma sala com vários computadores numa velocidade que deixa qualquer um atônito. Penelope, além de dominar o mundo das informações, consegue sempre pensar em parâmetros de pesquisa que são fundamentais para solucionar os casos.

Chuck (Chuck)

Pode ter sido por ‘acidente’, mas Chuck se tornou um nerd e agora isso é parte da sua vida. Especialista em informática, com seus ‘insights’, Chuck consegue ir além do que estamos habilitados a raciocinar, e ultrapassa os limites da nerdice para solucionar problemas. Utilizando suas habilidades para o ‘bem’, o personagem, além de ser nerd, vai acabar se tornando um herói!

Apaixonados por Séries e Quadrinhos:

Aqui somos todos um pouco nerds. Mas estes personagens são fanáticos por séries e quadrinhos, chegando ao ponto de relacionar qualquer coisa com o seu alvo de adoração. Não são necessariamente anti-sociais, mas sabem tudo sobre alguns assuntos da cultura nerd.

Dwight Schrute (The Office)

Dwight é assistente de Michael, mas o seu humor sarcástico e seu fanatismo por ficção científica, especialmente por Star Wars e Star Trek, é o que o torna um Nerd. Temos que considerar que ele tem total falta de habilidade social e bom senso, e mesmo assim consegue ser um excelente vendedor.

Hurley (Lost)

Quando vimos Hurley pela primeira vez, a bordo do vôo Oceanic 815, o personagem estava com um gibi na mão, passando o tempo. E assim foi durante toda a sua estadia na ilha. Classificado como um nerd por isso, Hurley é do tipo que adora referências a grandes séries e filmes, bem como a parte de HQ’s. Aparência nerd, associada com atitude, o dude encaixa perfeitamente nessa classificação!

Seth (The O.C.)

Como não se identificar pelo menos um pouco com Seth Cohen? Nós, que vemos tantas séries, vemos um pouco de nós mesmo neste personagem tão cheio de referências a cultura pop e a tendências do mundo nerd. Viciado em seriados e histórias em quadrinhos, o personagem até chega a criar sua própria HQ, contando a história de seus amigos e suas aventuras em Orange County. Música indie, emo e rock alternativo embalavam seus momentos. E, mesmo assim, derrubando preconceitos com o seu visual nerd, Seth consegue conquistar a garota mais desejada da escola, provando a tendência mais forte do momento: inteligência é o novo sexy!

Nerd Supremo (Todos acima)

Alguns conseguem ser Nerds por possuírem todas as caracteristicas de nerds aqui listadas. Ficou impossível separá-lo em uma daquelas categorias, todas pareciam igualmente certas e erradas ao mesmo tempo.

Sheldon (The Big Bang Theory)


“Ah Mario, se eu pudesse controlar todos como controlo você seria tão bom. Pule encanador, pule!”

São por momentos como este que Sheldon só pode ser encaixado na categoria de Nerd-Mor. Além de absurdamente inteligente, o personagem é um foco de referências ao mundo nerd, como as milhões de HQ’s que coleciona com toda a paixão do mundo, seus jogos virtuais e de video game que são praticamente tudo na sua vida, fora as horas que o personagem gasta em frente ao computador programando e reprogramando seu sistema operacional. Sheldon é tão nerd, que quando se trata de percepções mais humanas, ele se atrapalha muito. Dono de uma personalidade sem igual, Sheldon é o melhor representante deste dia!

 

Vida longa e próspera!


Camila

Mineira, designer, professora que gosta tanto de séries que as utiliza como material didático.

Belo Horizonte/MG

Série Favorita: Fringe

Não assiste de jeito nenhum: Supernatural

×