Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Dia do teatro – os astros que fazem bonito na telinha e no palco

Por: em 19 de setembro de 2014

Dia do teatro – os astros que fazem bonito na telinha e no palco

Por: em

Olhar com atenção, perceber, contemplar”; esse era o significado da palavra theaomai, do grego, que hoje conhecemos como teatro. Essa contemplação significava ter uma experiência intensa que, no fim das contas, trouxesse um sentimento de reflexão. Podemos dizer que no sentido amplo, mesmo milhares de anos depois, esse significado ainda não perdeu sua essência.

No dia 19 de setembro comemoramos no Brasil o dia do teatro. Pouco se sabe sobre as verdadeiras origens da dramaturgia. Existem diálogos registrados para uma apresentação do mito de Osirís e Ísis, no antigo Egito, por volta de 2500 a.C., existem formas teatrais orientais registradas por volta do ano 1000 a.C., porém, o teatro e dramaturgia como conhecemos hoje, nasceu na Grécia, por volta de 560 a.C.

Na dança dos números designados as manifestações artísticas, a lista mais consensual indica o teatro como a 6º arte. Essa lista caracteriza cada uma das artes pelos elementos básicos que formam sua linguagem que, no caso do teatro, é a representação.

Mas porque diabos você está falando isso em um blog sobre séries, Thiago?

Calma jovens Padawans! Nós do Apaixonados por Séries selecionamos uma lista de nossos atores e atrizes mais queridos da telinha que fazem um trabalho incrível nos palcos, agradando gregos e troianos e, porque não, os críticos, também. Vamos lá?

Bryan Cranston

Bryan Cranston - All the Way

Quem acompanhou Breaking Bad sabe da competência que Bryan Cranston possui. Em suas cinco temporadas ele acumulou elogios, prêmios e uma legião de fãs de Heisenberg. Porém o que poucos sabem é que carreira de Cranston no teatro americano é muito extensa e elogiada. Em 2014, além do merecidíssimo Emmy de melhor ator em série drama pela temporada final de Breaking Bad, Cranston recebeu o Tony Award (prêmio máximo do teatro americano) pela sua fantástica interpretação do 36º presidente dos EUA (Lyndon B. Johnson) na peça da Broadway All the Way.

Cristin Milioti

Cristin Milioti - Once

Sim, a Mãe. Depois de oito temporadas esperando saber como raios Ted havia conhecido a mãe de seus filhos, fomos deliciados pela carinha de anjo e jeitinho de menina-mulher de Cristin Milioti. Mesmo não tão conhecida na telinha, Cristin nos cativou em apenas uma temporada de How I Met Your Mother. Porém no teatro a história é outra. Cristin Milioti já é uma atriz consolidada na Broadway. Em 2012 ela alcançou o auge de sua carreira com a indicação ao Tony de melhor atriz em musical pela sua atuação em Once.

Neil Patrick Harris

Neil Patrick Harris - Hedwig And The Angry Inch
Para quem sente falta de How I Met Your Mother a Broadway parece ser um ótimo lugar para se consolar. Nosso amado Barney (ops! Neil Patrick Harris) anda mostrando todo seu talento por lá, também. Ator/mágico/cantor/dançarino/dublador e mais uma porrada outras atribuições levaram a carreira do eterno Barney a vários lugares e, no Tony desse ano, seu talento foi devidamente reconhecido levando o prêmio de melhor ator em musical pela peça Hedwig and the Angry Inch. (Adendo: a partir de outubro Michael C. Hall será Hedwig *-*)

Cynthia Nixon

Cynthia Nixon - Broadway

Sentiu falta de Sex in the City ao ler esse nome? Pois é, eu também. Cynthia Nixon pode ter se eternizado na TV graças a Miranda Hobbes, porém, “dramaturgicamente” falando, seu talento foi definitivamente imortalizado no teatro. Debutando em 1980 na Broadway e acumulando seis peças (só de Broadway!) e dois Tonys, Cynthia é uma das poucas atrizes que alcançou a santíssima trindade das premiações (Emmy, Grammy e Tony). Será que ainda vem um Oscar por aí?

Benedict Cumberbatch

Benedict Cumberbatch - Frankenstein

Um dos nomes do momento! Cumberbatch está em tudo: cinema, TV, teatro, radio, etc. Filho de atores, o rapaz desde sempre esteve envolvido com a dramaturgia (mesmo contra a vontade de seus pais que queriam que ele tivesse um emprego mais “estável”). É até redundante falar da competência de Benedict e seus incontáveis personagens, porém, depois do sucesso de seu personagem Sherlock na adaptação homônima de Steven Moffat, o mundo inteiro saboreou seus trejeitos, vozes e caretas em filmes como Star Trek, O Hobbit e 12 anos de escravidão. A carreira de Cumberbatch no teatro britânico é imensa. Talvez seu papel de maior destaque seja a adaptação do clássico Frankenstein (que chegou a ser transmitido nos cinemas britânicos). Em 2015 Benedict voltará aos palcos para representar o clássico de Shakespeare Hamlet. Mas não se preocupem que a overdose de Cumberbatch não acabará tão cedo…

Holland Taylor

Holland Taylor - Ann

A mãe mais cínica da história, Evelyn Harper de Two and a Half Men, começou sua carreira no teatro atuando em inúmeras peças da Broadway e off-broadway. Com um Emmy na carreira e mais seis indicações, Holland Taylor alcançou o reconhecimento da crítica especializada em 2013 ao interpretar Ann na peça homônima. O papel lhe rendeu a indicação ao Tony (muitos disseram que ela merecia ter ganho) e, em uma entrevista a Variety, ela disse que pretende se dedicar mais aos palcos.

Jim Parsons

Jim Parsons - The Normal Heart

Bazinga! Jim Parsons é hilário. Isso não é novidade para ninguém. Apenas pela quantidade de prêmios que ele já acumulou interpretando Sheldon Cooper em The Big Bang Theory já podemos ter uma ideia de seu alcance cômico. A carreira televisiva de Jim Parsons pode não ser tão extensa, porém, ele acumula uma quantidade respeitável de participações em diversos palcos americanos. Após a longa jornada pelos palcos menos conhecidos do país, Jim Parsons debutou em 2011 na Broadway com a peça The Normal Heart (que acabou de ser adaptada para filme pela HBO). O sucesso de crítica de The Normal Heart foi tremendo e a face dramática (mesmo que com uma pitada de humor) do personagem Tommy Boatwright interpretado por Parsons, mostrou a profundidade e intensidade do trabalho do ator.

Edie Falco

Edie Falco - House of Blue Leaves

Muitos associam Edie Falco a Nurse Jackie. Eu não. Para quem assistiu The Sopranos ela será eterna na televisão como Carmela Soprano ou, para alguns, Diane Whittlesey de Oz. Em 2003 ela se tornou uma das quatro únicas mulheres a vencer o Golden Globe, o Emmy e o SAG Award no mesmo ano, pelo seu papel na série sobre máfia. Com uma enorme lista de filmes e series, o tempo reservado para o teatro não foi muito, dessa forma, Edie Falco não ostenta uma lista muito grande de peças. Mas isso mudou em 2011 quando ela entrou para a galeria de indicados ao Tony pela peça House of Blue Leaves. Ainda na cerimônia do prêmio ela disse que após a última temporada de Nurse Jackie pretende se dedicar mais aos palcos.

James Gandolfini

James Gandolfini - God of Carnage

Aqui uma menção especial, pelo menos para mim. James Gandolfini foi um dos melhores atores que tive o prazer de acompanhar. The Sopranos está no meu TOP 5 de melhores séries e a complexidade e a veracidade do personagem Tony Soprano representado orquestralmente por Gandolfini traz ótimas lembranças. Mas claro que este post sendo sobre teatro tem de haver certa relevância no tema. Pois bem. Apaixonado pelo teatro, ele fez algumas peças off-broadway e em outros teatros bem menores, porém, foi em 2009 que ele alcançou o reconhecimento da crítica especializada e a indicação ao Tony pela peça God of Carnage. RIP James!

Allison Janney

Allison Janney - 9 to 5

Para fechar nossa lista com chave de ouro Allison Janney. Uma atriz realmente completa que navega do drama a comédia tão sutilmente que fica difícil explicar (assistam a participação dela em Masters of Sex e depois um episódio avulso de Mom). Seis Emmys e duas indicações ao Tony demonstram a qualidade da atriz em números. Ela debutou na Broadway em 1996 e desde então nunca saiu de lá. Migrando de trabalhos na televisão, cinema e teatro, Allison Janney tornou-se uma verdadeira joia da dramaturgia americana.

E vocês? Conhecem mais algum astro da telinha que brilha também nos palcos?


Thiago Martins

Concorda plenamente que a única coisa melhor que uma vaca é um humano. A menos que você precise de leite. Aí você realmente precisa de uma vaca. <3

Praia Grande

Série Favorita: Lost

Não assiste de jeito nenhum: Super Fun Night

×