Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Dos quadrinhos para a telinha: os super-heróis nas séries

Por: em 6 de setembro de 2014

Dos quadrinhos para a telinha: os super-heróis nas séries

Por: em

Os super-heróis vão ganhando destaque na nossa telinha a cada dia que passa. Se formos parar para pensar, conseguimos listar diversas séries que tem estes vigilantes e seus companheiros e inimigos como personagens principais (e secundários também) ou são derivadas de histórias em quadrinhos. Duvida? Só de 2000 para cá podemos citar Smallville, Heroes, Arrow, Marvel’s Agents of S.H.I.E.L.D., além das estreantes dessa fall season, The Flash, Gotham e Constantine, e as 4 séries do acordo entre Netflix e Marvel. E eu disse que ia citar só séries que foram feitas de 14 anos para cá. Fora as tentativas frustradas, como a Wonder Woman da NBC

batman-adam-west

Antes disso? Bom, aí temos, por exemplo, Lois & Clark – As Novas Aventuras do Superman nos anos 90, Wonder Woman de 1975, Batman dos anos 60, entre uma infinidade de outras séries que já foram feitas a partir desta premissa. E pode acreditar, pela audiência que essas séries estão tendo e o sucesso que estão fazendo, a tendência é que ano que vem veremos mais pilotos de séries inspiradas em quadrinhos e no outro ano mais pilotos ainda e assim por diante. E sabe quem é que ganha com esse sucesso que os super heróis estão fazendo? O gênero que vai ganhando cada vez mais força dentro da cultura pop e você que tem a oportunidade de aproveitar essas produções.

Algumas dessas séries que falei ainda estão no ar hoje em dia e fica mais fácil lembrarmos-nos delas, mas, no caso de outras, ficaram eternizadas por algum motivo especial, já que não estão ar há anos ou até mesmo décadas. O melhor exemplo disso é a série do Batman, estrelada pelo Adam West, que foi lançada em 1966 e até hoje é lembrada. O motivo? Apesar de seu sucesso meteórico (a série teve apenas 3 temporadas), sua importância na época foi imensa e hoje é considerada uma série clássica que vale a pena ser assistida por fãs de quadrinhos de todas as épocas. Um aviso de amiga: a série tem um ar cômico, então não espere o mesmo clima dos filmes do Batman do Christopher Nolan. E a curiosidade que eu descobri fazendo a pesquisa para este post foi a seguinte: foi o sucesso dessa série que salvou os quadrinhos do Batman do cancelamento.

wonder-woman1

Com uma história bem fiel à dos quadrinhos, foi a série da Wonder Woman de 1975 que apresentou pela primeira vez o giro que faz a Diana Prince se transformar em Mulher Maravilha. Esse movimento foi tão icônico que foi incorporado aos quadrinhos e séries animadas da personagem. Antes disso, a transformação da Mulher Maravilha acontecia quando ela girava o laço mágico ao redor do seu corpo. Vocês acham que isso é motivo suficiente para essa produção ter uma extrema importância para a cultura pop? Pois é, como você pode perceber, as produções de TV e certas características criadas para seus personagens acabam influenciando toda a produção de entretenimento e criando alguns novos cânones e mitologia.

Ao invés de focar na história do Super-Homem, a série Lois & Clark – As Novas Aventuras do Superman tinha no relacionamento de Lois Lane e Clark Kent seu mote principal. Mas não se apavore leitor, como diz o título em português, a série tem várias aventuras do Super Homem para você se deliciar. Tem a kryptonita, tem o Lex Luthor, tem a Fortaleza da Solidão, mas também tem o relacionamento entre os dois, reuniões de pauta do Daily Planet e também a participação do hilário Perry White. O lado humano de Kal-El, que tem que equilibrar a vida, as necessidades e os sentimentos de Clark Kent com a identidade do Super-Homem, que tem como “profissão” salvar o mundo diariamente, é extremamente explorado nesta produção, que durou 4 temporadas e 87 episódios.

smallville

Partindo da mesma ideia de Lois & ClarkSmallville também humanizou o grandioso Super Homem ao mostrar sua adolescência e a descoberta dos seus poderes. Essa produção mostra a jornada do menino kryptoniano que chegou à Terra e aos poucos foi descobrindo seus poderes, tendo seu caráter moldado pelos pais terráqueos e cumprindo o grande destino ao qual estava fadado. Entre a primeira vez que vimos o Clark Kent de Tom Welling até o momento em que ele finalmente usa o icônico uniforme do Super Homem, ele percorreu um longo caminho, tanto literal quanto figurativamente. Foram 10 temporadas com muitos erros e também acertos, onde pudemos acompanhar o surgimento de um dos maiores super heróis da Terra. Tudo isso nos levou a acreditar que cada momento, cada metheor freak que ele teve que enfrentar e até mesmo cada castigo ou desilusão amorosa ajudou a construir o homem, o mito, a lenda: o Super-Homem que todos conhecemos e amamos (ou nem tanto). Uma curiosidade é que a personagem Chloe Sullivan não existia na história, sua primeira aparição aconteceu na série, mas seu sucesso foi tão grande que foi integrada aos quadrinhos.

Alguns anos depois do sucesso estrondoso de Smallville, vimos outras duas séries com grande relevância na cultura pop surgirem na televisão, elas são: Marvel’s Agents of S.H.I.E.L.D Arrow. A primeira delas tem ligação direta com todo o Universo Cinematográfico Marvel e então, como é de se esperar, vê todos seus plots tendo grande influência no o que está acontecendo nos cinemas. Isso não quer dizer que se você não assistiu aos filmes não poderá ver a série ou vice-versa, mas sua experiência será mais completa se fizer os dois. E a importância de S.H.I.E.L.D não para por aí, já que a produção se aprofunda na vida – profissional e pessoal – do Agente Coulson, que é de extrema importância para os Vingadores e o Universo Marvel como um todo. Acha que não? Ele é mais um personagem que foi escrito exclusivamente para o cinema e a televisão, mas que, por seu sucesso e relevância à história, está aos poucos sendo integrado em diversas outras mídias.

arrow

O personagem Arqueiro Verde ganhou destaque aos olhos de quem não lê quadrinhos a partir de Smallville, mas foi com Arrow, sua série solo que está no hiato entre sua segunda e terceira temporadas atualmente, que o sucesso realmente chegou. Com uma direção sombria e realista (bem ao estilo do que o Nolan fez com o Batman no cinema), Arrow mostra a vida de Oliver Queen de uma forma diferente da que os fãs de quadrinhos estão acostumados, mas isso não é nada que os deixe irritados. A história da lista de vingança, por exemplo, foi muito bem colocada e não existe nos quadrinhos, mas o interessante é que muitos dos nomes que ali estão são velhos conhecidos dos fãs do Arqueiro Verde, mais especificamente, eles são vilões das histórias que o personagem já viveu. Mas se esse destaque que o personagem ganhou ao longo destas duas temporadas, com mais quadrinhos, action figures e produtos relacionados a ele sendo produzidos, não é o suficiente para você, lembre-se que foi a partir de Arrow que The Flash ganhou sua chance e que outros personagens importantes da série têm potencial para o mesmo. Basta esperar e fazer uma corrente de pensamento positivo para que isso aconteça. 


Essas séries foram muito importantes para a história das adaptações de quadrinhos na televisão, mas diz aí: faltou alguma na lista? E tem outra coisa: eu acredito que, das estreantes, Gotham consiga um espacinho nessa lista e você, o que acha?


Renata Vivan

Curiosa por natureza. Chata por vocação. Social media por paixão. Designer de Interiores em formação por inquietação Viciada em séries e novela por culpa da prima que a largava na frente da TV para poder namorar.

Palhoça/SC

Série Favorita: One Tree Hill

Não assiste de jeito nenhum: The Walking Dead

×