Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Gotham – 1×20 Under The Knife

Por: em 23 de abril de 2015

Gotham – 1×20 Under The Knife

Por: em

O episódio de semana passada de Gotham poderia ser apagado, levando-se em consideração apenas o desta semana como retorno de hiato. Under The Knife conseguiu, mesmo de um jeito meio torto, desenvolver quase todas as frentes dos personagens, o que é providencial para a série que está à 2 episódios para o fim da temporada.

Gotham-1x20

Começando com o caso da semana passada, Gordon e Bullock conseguem pistas mais contundentes sobre o assassino Christian Grey que, por conta disso, começa a procurar alguém que atinja Jim em cheio. Com o Ogro mirando as pessoas amadas dos policiais que o investigam, em um primeiro momento todas as preocupações de Jim giraram em torno do bem estar de Leslie e isso faz com que o policial declare seu amor a médica que está muito segura de que seu namorado pode mantê-la segura.

A questão é que o psicopata, um pouco desatualizado, vai atrás de Bárbara que, pela primeira vez em 20 episódios, serviu para alguma coisa na série ( não que isso faça eu me importar com a personagem). Diferentemente de Beasts of Prey que apenas apresentou flashbacks mostrando o procedimento do criminoso com suas vítimas, nesta semana entramos um pouco mais a fundo na história do personagem e conhecendo seu passado, conseguindo até entender um pouco o que o motiva.

Quando Gordon finalmente realiza que o Christian Grey de Gotham está indo atrás da sua ex, já é tarde demais. Ao descobrir que a moça não está em um relacionamento com o seu alvo, ele parece realmente se interessar por ela. Na casa dele, quando ela pergunta sobre o quarto misterioso, temos uma cena que remete na hora ao filme 50 Tons de Cinza. Tirando os facões, aquilo realmente parece o quarto vermelho da dor ( só que cinza) e Bárbara parece curtir a idéia de ter uma incursão BDSM com o bonitão. Basta saber se essa será uma maneira de tirar a personagem de cena (estamos torcendo desde já) ou se em decorrência de tudo isso, ela e Jim terão uma reaproximação – afinal, nos quadrinhos ela seria o destino de Gordon.

fofos

Pelo fato de ter empurrado Reggie, Selina agora tem algo a mais que a conecta com Bruce: um segredo. Obviamente toda a discussão sobre certo e errado aconteceu como eu já previa, mas mesmo assim foi bom vê-los juntos novamente. Os dois são um dos poucos acertos em longo prazo da série e funcionam muito bem para história. Com o baile de caridade de Wayne Enterprises, eles vêem uma oportunidade de se aproximar de Bunderslaw – o homem que contratou o ex-companheiro de Alfred para saber mais das investigações do jovem Batman. Segundo Bruce, todos os integrantes da sua empresa possuem um cofre em que eles podem esconder coisas importantes e isso faz com que Selina use seus dotes de trombadinha para pegar a chave do bolso do homem.

Por se tratar de quem se trata, esse é um dos arcos mais interessantes de Gotham e pelo que tudo indica Bruce está se aproximando cada vez mais da verdade sobre as pessoas que trabalham na sua empresa e certamente isso trará consequências para ele nesses últimos dois episódios da 1ª temporada. (assim espero).

gotham-under-the-knife-3

Dois dos importantes vilões do Homem Morcego tiveram um empurrão no andamento da história do seus personagens, mostrando as razões que levaram eles a se transformarem nos maiores anti-heróis no caminho do Inimigo do Crime. Primeiramente, Oswald Cobblepot que, desde sempre promete ascender dentro da escala de poder da cidade e agora finalmente parece vamos ver seu movimento final contra Maroni, muito por conta da situação que o mafioso afligiu a dona Gertrud. Realmente parece que todo aquele amor pelo filho é fruto de uma ilusão que o seu bebê ainda seria uma pessoa boa (dentro da percepção dela) e estaria conseguindo ser bem sucedido como dono de uma boate, sem tem que fazer coisas más, segundo sua percepção infantil. Então da máxima “mexe comigo, mas não mexe com a minha mãe”, podemos esperar que o Pinguim vai finalmente tirar Sal Maroni do caminho e eu tenho certeza que o próximo projeto do rapaz será fazer o mesmo com Falconi.

O futuro Charada também deu um passo crucial em sua história essa semana. Depois de descobrir que a Srta Kringle vem sofrendo agressões do seu namorado, Edward Nygma tirou coragem não sei de onde e enfrenta o policial que responde com violência. Quem diria que uma mulher seria o ponto de ignição da história do personagem (ao menos no universo da série), que apesar de movido por nobres motivações, acaba por se surpreender ao sentir prazer em matar o cara. Eu gosto muito dele e espero que a série tenha cuidado em desenvolvê-lo a partir daqui, mantendo coerência com que foi construído até então, antes de promover a transformação completa dele em vilão.

Mesmo parecendo querer trabalhar todas as linhas narrativas possíveis essa semana, o que deixaram as coisas um pouco corridas,  Gotham conseguiu dar um suado passo a frente em sua história, que agora se encaminha para os seus momentos finais. Espero realmente que a 1ª temporada se encerre de maneira consistente, deixando esperanças de que tudo pode melhorar em seu 2ª ano. Com algo muito rico e promissor, a promessa de que dias melhores virão é algo que me faz continuar a acreditar no potencial do seriado (além da saída de Fish Mooney, é claro #oremos).

Confira agora a promo de The Anvil or the Hammer, que vai ao ar dia 27 de abril:

 


– Observações:

– O carro do charada é verde <3

– Fizeram uma brincadeira bem capciosa da relação com Jim e suas mulheres. Da ultima vez que Bárbara chamou por “Jim, is that you”, era na verdade Selina. No episódio quando Leslie chama pelo namorado, é uma gatinha.

– O juiz Harkness tem o mesmo sobrenome do vilão Capitão Boomerang, personagem que já apareceu em The Flash.

– “I specialize in fake boobs, but I’ve got ethics; I need a warrant.”

– A referência sobre as roupas de couro da Mulher Gato.

– Quantas vezes o Gordon já pediu para as pessoas saírem de Gotham?

E você? Curtiu a nova faceta da Bárbara? O que achou dos primeiros passos de Nygma na estrada para se tornar o Charada? Fique a vontade para comentar e complementar a resenha.


Lívia Zamith

Nascida em Recife, infância no interior de SP e criada no Rio. Vivo e respiro Séries, Filmes, Músicas, Livros... Meu gosto é eclético, indo do mais banal ao mais complexo, o que importa é ter conhecimento de causa.

Rio de Janeiro - RJ

Série Favorita: São muitas!

Não assiste de jeito nenhum: Friends (não gosto de sitcoms)

×