Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Grace and Frankie

Por: em 16 de maio de 2015

Grace and Frankie

Por: em

O mês de maio começou com mais uma produção do Netflix. A nova comédia dramática do serviço de streaming teve sua estreia no último dia 8, com trama protagonizada por Jane Fonda e Lily Tomlin. No elenco, ainda estão Sam Waterston, Martin Sheen, June Diane Raphael, Brooklyn Decker, Baron Vaugh e Ethan Embry. Grace and Frankie é criação de Martha Kauffman (Friends) e Howard J. Morris (Home Improvement).

Grace-and-Frankie-2

Grace (Fonda) vivia confortavelmente em seu casamento com Robert (Sheen). Os dois que estavam juntos há 40 anos, não eram apaixonados um pelo outro, mas isso pra ela era considerado normal. Já Frankie (Tomlin) tinha um casamento de muita amizade e companheirismo com Sol (Waterson), seu amor da juventude, com quem também estava junta há 40 anos. Porém, como ambas podiam esperar que ao invés de seus respectivos esposos anunciarem a aposentadoria, na verdade, o que eles queriam era o divórcio, para assim viver sem mentiras o caso que eles tinham há 20 anos?

Grace depois de chorar muito pelo fim do casamento e dar a notícia as suas filhas Brianna (Raphael) e Mallory (Decker), decide se refugiar em sua casa da praia para pensar um pouco sobre qual será o rumo de sua vida. Frankie, depois de ter o apoio incondicional de seus filhos Coyote (Embry) e Nwabudike (Vaughn), também tem a mesma ideia de Grace, e vai a casa da praia para tomar seu chá de cactos peiote e se purificar, para assim saber qual é a sua nova missão. Juntas, as duas terão que descobrir quais novos caminhos trilhar e como aproveitar essa nova fase de suas vidas.

Grace-and-Frankie-1

À princípio, Grace and Frankie pode parecer um tanto intimidante, principalmente para quem começa assistir esperando uma comédia. O drama do início, no entanto, é fundamental para o desenvolvimento da trama e o aprofundamento dos personagens. Mesmo assim, não é aquela coisa massante e tediosa – mas sim uma celebração ao redescobrimento, ao amor próprio, às formas de liberdades de expressão e à capacidade de superar perdas.

Uma produção desse tipo vem em contraponto com as comédias atuais, que exaltam a juventude e exploram incansavelmente os dramas vividos no “auge da vida”. Os plots para a chamada terceira idade são sempre secundários (quando não são apenas breves participações para preencher a cota social). O diferencial de Grace and Frankie é a maneira como são retratadas essas pessoas com seus 70 anos – livres, em busca de sua felicidade e paz interior. Afinal, ainda existe muita vida (e vida de verdade) nessa idade.

Grace-and-Frankie-4

Algumas críticas estão sendo bastante severas, principalmente quanto ao tom dado à história das protagonistas. Segundo o Hollywood Reporter, a trama de Sol e Robert apresenta maior potencial do que a de suas respectivas ex esposas. Tim Goodman, crítico do portal, ainda faz a dura comparação com Transparent (transmitida pela rival do Netflix, a Amazon). De acordo com ele, “Jill Soloway [criador da série] found real heart in the story and, with it, real comedy. It never felt forced”, reforçando a tese de que Kauffman e Morris não encontraram o tom certo para Grace and Frankie.

Por outro lado, tal crítica reforça a situação em que as denominadas comédias se encontram hoje em dia. Tudo precisa ser engraçado e de maneira digerida para captar a atenção do público. Quando o drama inteligente e emocional é inserido, perde-se o encanto e a série não consegue se firmar na audiência. Se Grace and Frankie for analisada apenas pela óptica de comédia em si, realmente deixa a desejar. No entanto, falta o olhar de que o drama, nesse caso, foi uma opção dos criadores para ambientar a realidade do conflito – porque, convenhamos, o mote da série é um grande conflito para as protagonistas. E, no fim das contas, nem tudo nessa vida causa o riso.

Grace-and-Frankie-3

O que não dá para negar é a química entre Fonda e Tomlin. Elas já trabalharam juntas antes em Como Eliminar Seu Chefe e aparentam se dar bem também fora das câmeras. Interpretando duas mulheres que não se gostam, mas precisam uma da outra para sobreviver, elas estão em seu melhor. Além disso, aquele cenário maravilhoso da praia é uma ajuda e tanto.

E toda série boa que se preze tem que ter alguns babados nos bastidores. Ao que parece, Jane Fonda e Lily Tomlin não estão muito satisfeitas com seus salários. Em entrevista ao Zap2it, Fonda expressou toda sua revolta com a descoberta de Tomlin de que Sam Waterston e Martin Sheen recebem a mesma quantia que as protagonistas. Afinal, “a série não se chama ‘Sol e Robert’. É ‘Grace e Frankie‘”, defendeu a atriz que dá vida a Frankie. #xoxo #gossipApx

O Netflix já liberou todos os 13 episódios e a equipe do Apaixonados por Séries vai trazer para vocês as reviews de todos eles. Serão duas reviews por semana, nas quartas e sextas-feiras. Não deixem de acompanhar aqui com a gente!


Giovanna Hespanhol

Jornalista apaixonada pela cultura pop e por tecnologias. Forte tendência a gostar de séries ruins e comédias água com açúcar.

Bauru/SP

Série Favorita: Doctor Who

Não assiste de jeito nenhum: Game Of Thrones

×