Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Hannibal – 3×05 Contorno

Por: em 5 de julho de 2015

Hannibal – 3×05 Contorno

Por: em

Como alguém tem coragem de cancelar uma série que exibe episódios como este? Como a audiência americana consegue ignorar Hannibal? Contorno me deixou tão empolgada que gostaria de convida-los a dar o play em La Gazza Ladra para me acompanhar nesta review.

Em Aperitivo, vimos a caçada a Hannibal se desenhando, e Contorno mostrou os primeiros passos – já frustrados – daqueles que acreditavam que dinheiro, influência, informação ou manipulação seriam suficientes para capturar o Dr. Lecter. Melhor sorte na próxima tentativa, pessoal.

hbl305_1677

Will foi aquele que caiu mais fácil do cavalo… ou do trem, sendo mais específica. Mais uma vez ele acreditou que estava no controle, que tinha a situação em suas mãos e a realidade era o extremo oposto de tudo aquilo que ele tinha em mente. Ok, agora olhando com mais calma, confiar numa mulher estranha do passado de Hannibal que só convivia com um prisioneiro e os passarinhos que caçava não é exatamente a definição de melhor ideia do mundo, mas que ela o atiraria para fora dos seus planos de forma tão brusca, eu confesso que não esperava. Will é forte e já superou tombos bem piores que aquele, mas ser deixado para trás no meio da noite em um lugar deserto vai atrasar bastante a sua chegada até o Dr. Lecter. Mas quais são os verdadeiros planos de Chiyo? Destruir por conta própria ou se aliar novamente ao seu antigo mentor?

Mason e Alana usam todos os recursos financeiros e intelectuais que possuem para rastrear o canibal. Quando não está comendo carne humana, o que Hannibal gosta de saborear? Alana consegue uma pista valiosa sobre ele através das compras bastante específicas de Bedelia. Já Mason ofereceu uma recompensa bem gorda para quem entregasse informações extra-oficiais sobre seu alvo, o que acabou chamando a atenção do inspetor Pazzi. É claro que o plano de encontrá-lo sozinho, em seu habitat natural com uma armadilha tão óbvia daquelas terminaria mal, mas ainda assim ele acreditou que poderia dar certo. Francamente, o cara passa a vida inteira atrás de “Il Monstro” e não lhe passa pela cabeça que aquilo poderia acabar mal? É por isso que nunca conseguiu sair do lugar.

Hannibal sabe que está sendo procurado, sabe por quem está sendo procurado e sabe de onde eles estão vindo, por isso continua vivendo normalmente a sua vida. Todos são cautelosos, agem por vias alternativas, não acionam as autoridades por medo de espantá-lo, mas esse comportamento defensivo só está ajudando o psicopata a se esquivar ainda mais facilmente. A única possível vulnerabilidade que eu vejo em Hannibal atualmente é Bedelia. Apesar de ser muito cauteloso, ele parece já ter adquirido uma certa confiança por acreditar que o medo, a dependência e a culpa da psiquiatra não a deixariam traí-lo. Só que Alana já está seguindo alguns dos seus passos, e as duas como aliadas poderiam ser bastante perigosas para o Dr. Lecter.

hbl305_2295

Quando Hannibal preparou a armadilha para o inspetor Pazzi, ele queria ser visto, como sempre. Escreveu um roteiro em sua mente e executou com todo o sadismo, a vaidade e o perfeccionismo que lhe são característicos. Deixou sua vítima estrategicamente posicionada para que aquele show grotesco se desenhasse como um Botticelli macabro, só não esperava que a plateia chegasse tão rápido. E que se tratasse de Jack Crawford.

Em Mizumono vimos uma luta épica entre o chefe do FBI e o serial killer, mas Contorno mostrou foi uma baita surra mesmo. E por que Jack foi o único que conseguiu atingi-lo de tal forma? Porque ele não estava nem aí para Hannibal. Ele queria a sua vingança, mas não a tornou um objetivo de vida. Da última vez, ele se sentia pessoalmente usado, pessoalmente traído, e o ódio deixou a sua visão turva por um segundo  – tempo suficiente para que Hannibal o abatesse. Desta vez, apesar das tentativas do Dr. Lecter de desestabiliza-lo através das memórias de sua mulher, ele conseguiu manter o foco e foi preciso em cada movimento, em cada golpe. Exceto no último, por causa de um elemento alheio à sua vontade. Mais uma vez Hannibal se salvou. Mas até quando?

Algumas observações:

– Esta vai para os fãs de Laranja Mecânica: Super imaginei o Jack de chapeuzinho preto e cílio postiço falando “Come and get one in the yarbles, if ya have any yarbles, you eunuch jelly thou!” para o Hannibal quando ele colocou Rossini para tocar.

– Aliás, a quantidade de “ultraviolence” neste episódio, o padrão estético e a bela trilha sonora me fizeram lembrar bastante do clássico de Kubrick.

– Depois de tomar mais uma rasteira, Will conseguiu matéria-prima para escrever uma carta de 20km para os backstreet boys com o seu papel de trouxa.

– Chilton armou daqui, armou dali, e na hora que o bicho pegou, ele sumiu. O que ele estará tramando?

– Aff, Hannibal, como você joga todo o seu jantar no chão daquele jeito? Estragou tudo.

– Jack jogou a aliança fora, meninas! Temos um novo solteiro bonitão dando sopa uhullll!

hbl305_2809

As dúvidas persistem: o cerco está se fechando ou o caminho está cada vez mais livre para Hannibal? Quem de fato vai conseguir alcançar o psiquiatra? Como ele vai continuar escapando dos seus inimigos? E vocês, também surtaram neste episódio? Deixe seu comentário!


Laís Rangel

Jornalistatriz, viajante, feminista e apaixonada por séries, pole dance e musicais.

Rio de Janeiro / RJ

Série Favorita: Homeland

Não assiste de jeito nenhum: Two and a Half Men

×