Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Homeland – 5×01 Separation Anxiety

Por: em 5 de outubro de 2015

Homeland – 5×01 Separation Anxiety

Por: em

Dizem que a introdução de um texto deve entregar os elementos que serão desenvolvidos ao longo dele. Seguindo essa lógica, as primeiras cenas de Separation Anxiety indicavam um episódio focado na tranquilidade, com uma Carrie serena e quase beata, e no acaso, quando dois hackers zoeiros baixam dados confidenciais da CIA em um golpe de pura sorte. Mas Homeland não gosta muito de seguir regras, e o que veio depois quebrou completamente esses primeiros conceitos, e a nossa cabeça também, como sempre.carrie 5x01

Nunca vimos uma Homeland tão cerebral. Nada sobre a bipolaridade de Carrie, nada sobre os sentimentos de Quinn, nada sobre a vida pessoal de Saul. Todos os movimentos foram planejados, pois a situação do mundo – com a crise de imigração na Europa e a ascensão do EI, destacados no episódio – coloca uma faca na garganta de todos eles, e não há espaço para hesitações.

Bem, estamos a dois anos de distância do final da quarta temporada, e Carrie rompeu “amigavelmente” com a CIA para trabalhar como chefe de segurança de uma fundação filantropa alemã. Ela agora vai à missa, é uma mãe presente, tem um namorado que aparentemente não explode pessoas e está bem feliz até que recebe a notícia de que terá que acompanhar uma visita do presidente a uma zona de guerra. Não adianta fugir do perigo, ele sempre acaba chegando até ela.

O vazamento dos dados confidenciais acaba colocando Carrie em uma saia justa entre seus antigos empregadores e os atuais. A polêmica acerca da ética relacionada à invasão de privacidade do governo e à ação de Snowden também foram abordadas neste episódio, enquanto a ex-agente tentava impedir que os documentos fossem publicados sem comprometer o trabalho da Fundação. Não funcionou, e suas articulações acabaram a fazendo parecer uma traidora tanto para um lado, quanto para o outro. O que é uma catástrofe considerando que a ajuda da CIA seria fundamental para a missão na fronteira.

carrie sequestro 5x01

Eu disse fundamental? Hm, talvez até fosse, se não estivéssemos falando de Carrie Mathison, que tem o maior poder de persuasão – e maior cara de pau – de todos os tempos. Apesar de ter dito a Saul que não tinha ido para o outro lado, Carrie firmou uma aliança muito perigosa com um inimigo e pode ter que pagar um preço alto por isso. Sem o respaldo da CIA, é bom que ela apure mais os sentidos e desconfie mais de moças inocentes que trancam a sua bicicleta na rua.

Apesar de não terem saído da agência, Saul e Quinn também precisam agir por conta própria. Mesmo depois de passar meses em uma missão arriscada, Peter não consegue o apoio que precisa para conter o aumento significativo da ação do EI na Síria, e Saul perde a parceria com o governo alemão depois de revelar que documentos confidenciais foram hackeados. E lá vão eles atacar mais alvos e tentar secar gelo combatendo um ou outro terrorista, como sempre fizeram.

Algumas observações:

– Fiquei feliz que tiraram o bebê com máscara de Brody e botaram uma criança ruiva normal. Aquele rosto era meio perturbador.

– Saul e Carrie têm que fazer as pazes logo. Eles são muito melhores juntos.

– Saul, coloca a foto da Tasneem na caixinha do Quinn, pfvr, nunca te pedi nada.

– E o Tiago Leifert que agora trabalha na divisão de informática da CIA em Berlin, heim?

– Vai dar zebra na visita de Carrie ao Líbano? Sim ou claro?

– O episódio foi super elaborado, mas o momento mais emocionante foi justamente o único inverossímil: quando os dois fanfarrões derrubam o esquema de segurança da CIA.

– Senti falta de mais informações sobre o desfecho dos acontecimentos de Islamabad. Obviamente foi uma batalha perdida pelos Estados Unidos, mas só porque perderam não falam nada sobre?

quinn-saul 5x01

O tom de Separation Anxiety indica uma temporada muito focada em relações diplomáticas, acordos e manobras políticas, mas considerando o fato de que o próprio episódio teve uma divergência entre a apresentação e o desenvolvimento, ainda é cedo para qualquer previsão. E vocês? Gostaram do retorno de Homeland? Quais são as expectativas para essa temporada? Deixe seu comentário!


Laís Rangel

Jornalistatriz, viajante, feminista e apaixonada por séries, pole dance e musicais.

Rio de Janeiro / RJ

Série Favorita: Homeland

Não assiste de jeito nenhum: Two and a Half Men

×