Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Homenagens em série: John Hughes

Por: em 6 de agosto de 2014

Homenagens em série: John Hughes

Por: em

Se você é fã do gênero teen, tanto em filmes, quanto em séries, você certamente tem muito a agradecer a John Hughes. Ele dirigiu, escreveu e produziu filmes icônicos dos anos 80 e 90 que, ainda hoje, influenciam outros diretores e roteiristas. Alguns dos filmes que estão em seu currículo são Curtindo a Vida Adoidado (Ferris Bueller’s Day Off), Clube dos Cinco (The Breakfast Club), Gatinhas e Gatões (Sixteen Candles), A Garota de Rosa Shocking (Pretty in Pink) e Esqueceram de Mim (Home Alone).

Com esse legado enorme, é impossível evitar que homenagens sejam feitas e, nas séries, algumas já aconteceram. Vem com a gente para saber quais foram.

Dawson’s Creek – Detention (The Breakfast Club) (1×07)

dawsons-creek-john-hughes

Uma das melhores homenagens à John Hughes é o episódio Detention (The Breakfast Club) de Dawson’s Creek. E, bem ao estilo da série, a homenagem não estava ali por acaso ou perdida em um filler. Os roteiristas usaram o mesmo cenário e situação do filme, mas os transformaram em algo especial para a série. Joey, Dawson, Jen, Pacey e Abby também estavam na biblioteca do colégio cumprindo a detenção e, entre uma revelação de fraqueza e outra, numa brincadeira de verdade ou consequência aconteceu o primeiro beijo de Dawson e Joey. Um beijo capaz de colocar fogo no Oceano Atlântico segundo Abby. Não dá para discordar de Dawson quando ele diz que eles estavam vivendo um dia de The Breakfast Club (e teve que explicar para Jen e Abby o que queria dizer com aquilo).

Community – Pilot (1×01)

community-john-hughes

De certa forma, podemos dizer que Community e The Breakfast Club têm seu começo em comum. São pessoas aleatórias “presas” em um espaço pequeno (uma biblioteca e uma sala de castigo, respectivamente) que se conectam. Um dos filmes mais icônicos sobre a adolescência e a vida na escola teve uma citação à altura em Community em seus primeiros minutos. Nas primeiras cenas do piloto, tivemos o Dean apresentando os personagens principais da série da mesma forma como Brian fala de seus companheiros no filme: mostrando como pessoas tão diferentes acabaram tendo algo que os unisse, mudando algo fundamental em suas vidas. No piloto ainda, Abed se refere ao grupo de estudos de espanhol como “The Breakfast Club” (e fala do filme em outros momentos) e, mais tarde, cita outros trechos memoráveis.

Jane by Design – A amizade entre Jane e Billy

jane-by-design-john-hughes

Se você acha a amizade de Jane e Billy em Jane by Design familiar, você está certo! O criador da série revelou, na época do lançamento, que o relacionamento deles é inspirado na amizade entre Andy e Duckie, de Pretty in Pink. Claro que essa história da friendzone, com o menino apaixonado pela amiga que o vê como irmão, não é novidade nenhuma, mas em Jane by Design a homenagem, além de ter sido assumida com todas as palavras, foi muito bem feita. Assim como Duckie, Billy também não é popular no colégio e teve que ver a amiga se apaixonando por outros rapazes e continuou ao lado dela, principalmente nos momentos em que os namorados decepcionavam a garota e tudo o que ela precisava era um ombro amigo desinteressado.

One Tree Hill – Don’t You Forget About Me (7×15)

john-hughes-oth

E se, nessas outras séries, apenas um filme do John Hughes foi homenageado, One Tree Hill foi mais além e homenageou a obra do diretor. No episódio Don’t You Forget About Me cada personagem teve o seu momento à la John Hughes. Haley viveu um dia como o de Samantha Baker de Sixteen Candles, com todos esquecendo do seu aniversário e Nathan, o único que lembrou, estava incomunicável tentando voltar para casa. A homenagem não seria completa se Nathan e Haley não se beijassem em cima da mesa e junto com o bolo de aniversário. Jamie resolveu que já poderia ficar sozinho em casa e acabou tendo que proteger a casa como Kevin em Home Alone. Brooke, assim como Andy de Pretty in Pink, descosturou um vestido e criou outro ainda mais bonito. E essas não são nem metade das referências a estes e outros filmes do diretor. Mas o melhor do episódio é que, além de juntar vários filmes icônicos em um único episódio, One Tree Hill ainda nos fez matar um pouquinho da saudade da época em que a série se passava no colegial.

E aí, você gosta dos filmes de John Hughes? Encontrou outras homenagens à ele nas séries? Conta tudo pra gente!

*Gostaria de agradecer à Bianca pela colaboração no post. 


Renata Vivan

Curiosa por natureza. Chata por vocação. Social media por paixão. Designer de Interiores em formação por inquietação Viciada em séries e novela por culpa da prima que a largava na frente da TV para poder namorar.

Palhoça/SC

Série Favorita: One Tree Hill

Não assiste de jeito nenhum: The Walking Dead

×