Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

How I Met Your Mother – 9×23/24 Last Forever (Series Finale)

Por: em 1 de abril de 2014

How I Met Your Mother – 9×23/24 Last Forever (Series Finale)

Por: em

Um high five  para o Carter Bays e o Craig Thomas, que realmente conseguiram surpreender uma última vez: o final não foi satisfatório.

himym 9x24

Desde setembro fui um dos grandes defensores dessa temporada final de How I Met Your Mother. Enquanto algumas pessoas reclamavam, eu sempre optava por apontar os pontos positivos. Todos que acompanharam as reviews sabem que falava mal só quando era necessário, algumas vezes até ignorava alguns defeitos. Em certos momentos era difícil falar com a razão, era difícil fazer uma análise fria do episódio, e o que saia escrito era totalmente com a emoção. Infelizmente, justamente na sua despedida, a série pecou e, dessa vez, será impossível omitir.

O que gerou tantos comentários em torno desse fim foi a tal surpresa que estava prometida, então vamos logo começar a falar sobre isso. Primeiramente, quem é que disse que uma series finale precisa de grandes acontecimentos? Precisa de reviravoltas? Precisa de um grande marco? Que fique bem claro que eu não estou fazendo nenhuma comparação, mas, por exemplo, Friends ficou na zona de conforto, fez um fim que todos já esperavam e nem por isso ele deixou de ser perfeito. Por que How I Met Your Mother não pôde seguir um exemplo semelhante? Por que ela não podia simplesmente dar uma despedida para os seus personagens?

A equipe disse que a série acabaria de maneira realística, que seria a vida como ela é. Claro que todo mundo aqui já é grandinho o bastante pra saber que a vida não é nenhum  conto de fadas e, se analisarmos apenas o final desse grupo e somente isso, as decisões tomadas são justificáveis. Mas existe uma coisa chamada “imitar a realidade” e outra chamada “desconstruir a história que fizemos durante nove anos”. Porque sim, aqueles últimos minutos quiseram dizer exatamente isso.

how i met your mother 9x24

Me recuso a acreditar que Carter Bays e o Craig Thomas, os mesmos que nos proporcionaram tantos momentos épicos, achavam desde o começo que esse seria o final perfeito. Simplesmente não consigo, não desce. Se esse fosse o objetivo, grande parte do seriado deveria ser reestruturado. Nos princípios, grande parte do público torcia por Ted & Robin, por mais improvável que fosse a chance dos dois terminarem juntos. As temporadas passaram e Bays e Thomas conseguiram fazer um trabalho tão bem feito em convencer todo mundo de que o casal não era perfeito um para o outro, para no fim jogarem tudo para o alto. Me desculpem, mas duas pessoas que já tiveram inúmeros altos e baixos, que sempre tiveram objetivos diferentes, que sempre quiseram futuros diferentes, não deveriam acabar juntos.

Isso é só a ponta do iceberg. Uma das coisas mais bacanas de How I Met Your Mother foram as lições que Ted proporcionou aos telespectadores. Era tão bacana vê-lo aprender com seus erros, vê-lo amadurecer, vê-lo superar as coisas da vida. Algumas coisas simplesmente não dão certo, algumas pessoas simplesmente não são a certa, mas precisamos sempre seguir em frente, superar, evoluir! Aqueles momentos finais, acima de tudo, invalidaram toda essa mensagem. Foi como se o Ted nunca tivesse deixado a Robin “voar”, como se sempre continuasse com aquela paixão escondida dentro dele, o que é uma tremenda falta de respeito com a Mother. Foram nove anos de caracterização jogados fora. Caso eu não tivesse visto as últimas temporadas e tivesse pulado direto pra esse final, aquilo até faria sentido. Mas analisando tudo o que ocorreu, o final não passa de uma descaracterização, de um retrocesso.

how i met your mother series finale

Agora é preciso falar sobre a Mother (sim, ela sempre será a Mother, independente de sabermos que ela se chama Tracy ou não). Pra que diabos dar uma temporada inteira para fazer o público se apaixonar pela personagem? A cada semana os criadores faziam os fãs gostarem mais e mais da Cristin Milliot, faziam todos ver o quando ela e o Ted combinavam, esfregavam na cara do mundo o quanto aquele amor era lindo e único, mostravam para todo mundo de que nada seria tão especial quanto aquilo. Tudo isso pra chegar no final e nem sequer dar uma despedida decente para a mesma!!! A Mother estar morta era uma coisa que grande parte do público já esperava, era algo que fazia sentido, que seria tocante. Mas não, aquela única decisão final tornou isso horrível, uma tremenda sacanagem. Tudo bem o Ted seguir em frente, afinal já haviam se passado seis anos, a vida continua. Porém, não seguir em frente com a Robin. Foi como se o arquiteto nunca tivesse sido plenamente feliz com a “”The One”” (sim, aspas duas vezes). Foi como se a “Garota do Guarda-Chuva Amarelo” não tivesse nenhuma grande importância e o que realmente era essencial era Schmosby. Caso a frase inicial do piloto fosse “Kids, this is a story about how I got obsessed with your Aunt Robin for years and used your mother to give me the children that she couldnt” tudo faria mais sentido. Sem contar que somente mencionaram uma “doença” e não fizeram nenhuma despedida para a coitada personagem. Além disso, olhando por outra perspectiva, o fim também foi uma falta de respeito com a Robin. Foi como se tudo não tivesse dado certo para o Ted, então ele se contentaria com a jornalista…

Mas não são só esses últimos momentos que a series finale mostrou, então ainda há várias coisas pra comentar. O divórcio do Barney e da Robin foi extremamente repentino, por um motivo não tão satisfatório e deixou aquela sensação de: “Por que diabos focaram praticamente uma temporada inteira no casal pra separar eles depois?” Porém, isso poderia ser relevado, caso a Robin tivesse seguido em frente e não desenvolvesse sentimentos pelo Ted mais uma vez. Independente disso, não há nada que possamos fazer para mudar, então precisamos tirar o leite da pedra e apontar o que foi satisfatório.

himym series finale

As cenas do grupo unidas foram excelentes, isso merece ser valorizado. Em especial aquela logo no começo, no casamento, que com certeza tocou grande parte dos fãs. Apesar da mãe da Ellie sequer ter aparecido, o fim de Barney também pode ser considerado positivo. Com certeza o “Mês Perfeito” terminou de maneira perfeita. Tudo bem que ele voltando a ser mulherengo depois de tanta evolução foi um tanto estranho, mas talvez só uma filha fosse conseguir faze-lo levar a vida mais a sério, assim como alguns exemplos da realidade (sem contar o momento lindo que pai e filha tiveram). O maior mérito, porém, foram as cenas da estação de trem. Aquela senhora super adorável falava a mesma coisa que milhares de telespectadores queriam dizer, chegando a ser hilário. A cena que Ted & Tracy finalmente se conhecem é linda, com certeza uma das melhores da série. Uma pena que o que veio depois praticamente jogou-a no lixo.

Não vou continuar falando mal de “Last Forever” por mais dezenas de parágrafos, até porque já deixei muito claro como me senti em relação ao mesmo. Não, não foi a pior series finale de todas, não foi a pior coisa exibida na televisão, mas algumas decisões (ou apenas uma?) precisavam ser refeitas para que esse último episódio pudesse ser considerado satisfatório. É claro que isso não diminuiu os méritos de How I Met Your Mother comigo e que, apesar de oscilações, essa continua sendo minha comédia favorita, juntamente com Friends.

Por último, preciso agradecer a vocês, leitores, que estavam aqui toda terça-feira, lendo as reviews e especiais, comentando e teorizando juntamente conosco. Essa foi uma longa estrada, um longo fim de semana e, assim como a própria série muito bem disse, nem tudo foi perfeito, mas o que realmente importa não é como tudo terminou, e sim o que nos levou até lá. 

Adeus How I Met Your Mother, você fará falta!


Douglas

Possui mais séries na grade do que tempo disponível. Viciado em cultura pop, bandas indies e, principalmente, ketchup.

Curitiba / PR

Série Favorita: Seinfeld

Não assiste de jeito nenhum: Anger Management

×