Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Law and Order – 20 anos de justiça

Por: em 19 de abril de 2010

Law and Order – 20 anos de justiça

Por: em

Law and Order está no seu 20º ano. É dificil uma série chegar em tal ponto, e no primetime, nenhuma outra conseguiu tal feito (No horário diurno, Days of our lives está imbatível). Além de tanto tempo no ar, Law and Order ainda foi a pioneira dos Spinoff. Hoje temos duas séries derivadas de L&O – L&O Spectial Victims Unit e L&O Criminal Intent – e algumas outras  fora dos estados unidos inspiradas nela, Paris contra o crime, e Law & Order Uk.

A série foi criada pelo  Dick Wolf, que também é responsável pelas outras duas franquias, e é filmada inteiramente em New York. A premiere da série foi em 13 de setembro de 1990.

Mas o que faz uma série ter tanto sucesso?

  • Os episódios:

Todos os episódios tem os mesmos elementos construtivos. Começam com a famosa frase:

No sistema judiciário criminal, o povo é representado por dois grupos distintos porém igualmente importantes: a polícia, que investiga os crimes, e os promotores de justiça que processam os ofensores. Estas são as suas histórias.

Em Law and Order, o episódio é dividido em duas partes. Na primeira parte os detetives e o departamento de policia investiga os crimes, coletam todas as informações possíveis e entrevistam suspeitos, vítimas e testemunhas. Tem sempre uma dupla de detetives, e um superior. A segunda parte já é com os promotores. Alguém é acusado, e então começa um julgamento, com um promotor, um assitente e um promotor geral, que lidera os casos, mas deixa os julgamentos para cada promotor subordinado.

Os episódios também são reconhecidos por sua abertura e sons. Os sons que seguem a frase inicial, se repetem algumas vezes ao longo do episódio, quando mudam o cenário. Acompanhado de uma tela preta, durante o episódio informam data e lugar onde os detetives se encontram. Essa é uma característica tão marcante da série que apareceu recentemente em The Big Bang Theory, lembram da camisa do Raj?

A abertura se mantem com o mesmo tema desde a primeira temporada, o que muda são as fotos dos personagens algumas vezes em ação, algumas vezes fazendo poses. Correm boatos que a abertura de Friends foi inspirada na abertura de Law and Order.

A abertura da primeira temporada: watch?v=yVL0GBunw0A

A abertura da 18ª temporada:

Assistindo aos dois vídeos, percebemos que algumas cenas continuam as mesmas de 20 anos atrás, só mudam as cenas que aparecem os seis personagens da temporada atual.

Law and Order é uma série que permite muitas participações especiais. Seja como criminosos, vítimas, advogados ou juízes muitos atores já passaram pela franquia! Alguns começaram lá, como a Michelle Trachtenberg (Georgina de Gossip Girl) que no episódio 2×05, ainda criança, interpretou Dinah Driscoll, uma vítima logo no início do episódio. Claire Danes fez sua segunda aparição nas telas em Law and Order, no primeiro episódio da terceira temporada.

Julia Roberts é a estrela do episódio  nº 200 pela NBC, (é o 201 da série, mas o piloto foi feito pela CBS). Neste episódio, ela é amante da vítima, morto por alergia a viagra. Ela tenta muita coisa para atrapalhar a investigação, depois é testemunha chave e insinua um caso com o detetive Rey Curtis, designado para protegê-la. Julia Roberts na época de sua participação estava tendo um romance fora das telas com o ator que interpreta o Rey Curtis, Benjamin Bratt.

Samuel L. Jackson no episódio 1×14 – The Violence of Summer – Interpreta o advogado do réu, acusado de estuprar uma jovem.  Este é o primeiro episódio fora do padrão de Law and Order, porque começa com um julgamento, e por precisar de mais provas, os promotores chamam os detetives novamente.

Em 20 anos, Law and Order teve muitos outros convidados de peso, como Cynthia Nixon (Sex and the City) no episódio 1×02, Paul Guilfoyle (CSI) no episódio 1×06, Harold Perrineau Jr, (Matrix, Lost) no episódio ep 1.11 & 3.19, Maura Tierney (ep 2.03), Chandra Wilson (Grey’s Anatomy) no episódio 2.18, Julianna Margulies (The Good Wife) no ep 3.17. Até a Sonia Braga já apareceu, interpretou a dona de um bar, Helen, que tem informações sobre a vítima do semana, no episódio 17 da 13ª temporada.

  • Os detetives:

O show é deles na primeira metade do episódio. Eles podem interrogar, revistar, fazer de tudo! Law and Order é desde seu início polêmica, e muitas vezes causaram desconforto no público com as ações mais violentas dos detetives.

A primeira dupla de detetive da série foram Mike Logan e Max Greevey, interpretados por Chris Noth e George Dzundza respectivamente. O capitão chefe do distrito deles era o Cap. Donald Cragen interpretado por Dann Florek.

Mike Logan era o detetive esquentado, de origem irlandesa não media muito bem suas ações. Na primeira temporada ele conta num episódio que era católico, mas perdeu sua fé porque era espancado pela mãe e abusado por um padre quando era criança. Por conta do temperamento esquentado na quinta temporada ele foi transferido para Staten Island, depois de agredir um político. E uma coisa que aprendemos com Law and order, é que a política tudo controla.

Já o seu parceiro, o detetive Max Greevey foi executado no primeiro episódio da segunda temporada,  supos-se que ele se envolveu num caso de corrupção. Curiosamente, a origem do Det. Max é a mesma do det. Logan: irlandês.

O Detetive Max foi substituído pelo Det. Lennie Briscoe (Jerry Orbach), o detetive que ficou mais tempo na série, de 1992 até 2004. Briscoe era detetive do Queens antes de ir pra homicídios. Como muitos dos detetives que passaram pelo departamento, ele tinha problemas com álcool, 2 casamentos falidos e problemas de relacionamento com as filhas. Se sentiu muito culpado quando a mais nova, Cathy foi morta por testemunhar contra um traficante. Quando Logan foi transferido e Rey Curtis o substitui, Briscoe teve um grande problema por algum tempo, pois não aceitava o novo parceiro, muito jovem e temperamental para trabalhar com ele. Os dois detetives quase chegaram “as vias de fato”, mas no fim, acabaram grandes amigos.

Depois de se aposentar da policia de NY, Briscoe ainda é muito citado na série e nos Spinoff, principalmente em Criminal Intent, para o qual Logan foi transferido depois de um tempo. Em 2009, seu antigo parceiro Curtis, aparece em um episódio de Law and Order, quando a Ten. Van Buren vai ao funeral da esposa do detetive. Curtis conta à Van Buren que esteve com o Briscoe pouco antes de sua morte.

O capitão Donald Cragen comandou a divisão até a terceira temporada, quando foi transferido para a divisão de crimes do colarinho branco, e alguns anos depois ele foi transferido para a Specials Vitims Unit, e está nessa franquia até hoje. O Cap. Sempre teve um problema com bebidas, ainda é a sua fuga dos problemas que encontra todos os dias, dos assassinatos , abusos… Na quinta temporada de SVU, o cap. encontrou um ex-preso, da sua época na Homicídios, que o relembrou dessa fase alcoólatra, e fez a pergunta: você mudou?

O Cap. Don Cragen foi substituido pela Tenente Anita Van Buren, S. Epatha Merkerson, que é a personagem que está a mais tempo em Law and Order, já participou de 384 episódios da série. Van Buren veio da Narcóticos, onde ela passou sete anos, e antes disso tinha sido oficial de patrulha. Uma noticia recente, a S Epharta Merkerson não renovou seu contrato para a 21ª temporada da série. os telespectadores já estão acostumados com a tenente, mas depois de tantos anos, também sabem que a série consegue se reinventar e manter com um bom nível, mesmo com grandes mudanças no elenco.

Law and order sempre consegue dosar um pouco da vida pessoal dos personagens nas investigações semanais. Tentente Anita foi diagnosticada com cancer recentemente, um cancer de colo de útero, passado pelo seu marido que a estava traindo (só para informar, esse tipo de cancer é causado por um vírus, HPV – Papilomavirus Humano, que é sexualmente transmissível.). Ela já foi julgada em um processo de agressão, já acusou o estado de racismo  por promover uma mulher branca em seu lugar.

Sob seu comando já passaram diversos detetives desde o Logan e Lennie Briscoe: Detetive Rey Curtis, Detetive Ed Green, Detetive Joe Fontana, Detective Nick Falco, Detective Nina Cassady (detestada pela tenente).

Hoje, na 20ª temporada a dupla de detetives é formada por: Cyrus Lupo, (Jeremy Sisto) e Kevin Bernard (Anthony Anderson). Lupo é o que está a mais tempo no cargo, um pouco ambicioso, quer ser advogado e estuda direito à distancia. Está sempre com um livro de direito na mão, e sempre que tem um tempo livre a série o mostra estudando.

  • Os Promotores:

A segunda metade do episódio é focada na ação dos promotores diante do jure. O sistema judicial dos EUA, mostrado na série, é composto por um District Attorney, promotor do distrito, que é chefe de todos os promotores executivos e assistentes, e não vai ao tribunal defender o “povo”, mas orienta e assina todos os processos. Abaixo dele tem vários promotores executivos (em Law and Order e mostrado somente um), e cada um tem um promotar assistente, trabalhando sempre em dupla.

O primeiro D.A. da série foi o Adam Schiff, que ficou 10 temporadas em Law and Order. Interpretado por Steven Hill, causou pouca polêmica em sua trajetória, nunca deixou sua opção política interferir nas suas decisões, e poucas vezes usou algum privilégio para conseguir informações e condenações. O personagem foi inspirado no D.A. de New York Robert M. Morgenthau que ficou de 1975 à 2009 no cargo, responsável por uma grande reestruturação do escritório, diminuindo em muito a violência em New York. Adam Schiff era contra a pena de morte, e no episódio “Aftershock“, último da sexta temporada, contou que já tinha até escrito um protesto contra esse tipo de pena. Neste episódio, eles assistem a execução de um preso, e cada um reage de uma maneira diferente.

Enquanto era D.A., Adam Schiff foi chefe primeiramente do Benjamin “Ben” Stone, interpretado por Michael Moriarty, que era tratado como um filho pelo Schiff. Paul Robinette foi assistente de Ben Stone até a terceira temporada, substituido pela Claire Kincaid. Quando Ben Stone deixa o cargo, desiludido com o seu trabalho (Ben garantiu proteção para uma testemunha que foi assassinada pela máfia russa), é sucedido pelo Jack McCoy.

Jack MacCoy e Claire kincaid 5x01

Depois da Tenente Van Buren, o promotor Jack MacCoy é o personagem com maior tempo de casa na série. MacCoy começa sua história em Law and Order no quinto ano, como promotor executivo do então promotor chefe Adam Schiff. O público reconhece no MacCoy um promotor mais extremista que o seu antecessor, e muito apaixonado pelo que faz, assistido pela Jamie Ross.

Jack MacCoy sempre dá um “jeitinho” de conseguir as condenações. Ele acha motivos tênues para acusar os suspeitos e muitas vezes causa desconforto nos juízes por colaborar com as suas tramas. Jack se envolve muito mais com política do que o seu chefe, cobra favores e faz chantagem para conseguir depoimentos e confissões.

Quando Adam Schiff deixou o cargo para aceitar coordenar um projeto em homenagem ao Holocausto, na décima temporada, Jack MacCoy e sua então assistente Abbie Carmichael passam a ser liderados pela D.A. Nora Lewin, interpretada por Dianne Wiest. O curioso é que em Law and Order ela é a primeira mulher a assumir este cargo no distrito de New York, porém, na vida real, esse fato ainda não ocorreu. Na série, Nora Lewin é indicada ao cargo pelo governador, e depois de 2 anos é substitída pelo Arthur Branch.

Arthur fica no cargo até ser substituído na 18ª temporada pelo próprio Jack MacCoy, que passa a trabalhar com os promotores Michael Cutter e sua assistente Connie Rubirosa.

MacCoy é um promotor polêmico, tanto nos casos que defende com afinco, quanto na vida amorosa. No primeiro episódio em que ele e Claire Kincaid trabalham juntos, ela comenta que ele tem fama de ter um relacionamento com todas suas assistentes. Ele argumenta que só com 3 delas, e mais tarde Kincaid percebe que ele só teve 3 assistentes antes dela. Os dois também acabam tendo um relacionamento muito forte, e ela é assassinada. Depois disso MacCoy não se envolve mais com suas assistentes. Esse relacionamento se torna um problema recorrente para ele.

Conflitos é que o não falta na sua história, Jack muitas vezes bateu de frente com pessoas importantes e com grandes organizações, de fabricantes de armas ao governador do estado. No início da atual temporada, MacCoy tentou processar o governo Bush pelos seus atos de tortura, que gerou muito debate, já que o problema é essencialmente político, cabe argumentos válidos em ambos os lados. Ele e o Cutter tinham opiniões contrárias, sobre o que seria o crime. Cutter defendia os advogados, dizendo que isso era necessário para a segurança nacional, enquanto MacCoy achava que era abuso de poder. Mesmo discordando de seu chefe, Cutter segue com a acusação aos advogados conselheiros do governo Bush, e faz um discurso apaixonado para os jurados. Mas nunca saberemos qual seria a decisão do jure, já que os U.S.Marshal chegam antes de revelarem a decisão e acaba com o julgamento. Como a nossa colega Simone Miletic comentou em sua review do episódio, foi excelente ver o Jack defendendo tão apaixonadamente algo que ele acreditava ser o certo.

  • Por trás das câmeras

Visita ao set, guiada pelo Jerry Orbach:

Entrevista com o elenco da temporada atual, mostrando Law and Order sendo gravada, mostra seus cenários.

Outro vídeo que inclui falas de outros atores e do produtor, Dick Wolf.

Matéria sobre os 20 anos da série, com a maioria dos personagens que já passaram por Law and Order:


Camila

Mineira, designer, professora que gosta tanto de séries que as utiliza como material didático.

Belo Horizonte/MG

Série Favorita: Fringe

Não assiste de jeito nenhum: Supernatural

×