Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Mad Men – 7×09 New Business

Por: em 14 de abril de 2015

Mad Men – 7×09 New Business

Por: em

Aviso: o título do nono episódio de Mad Men pode te enganar. New Business não trata de negócios e muito menos de novos negócios. Durante esses 47 minutos, damos uma passeada rápida nos negócios efetivos da SC&P (Roger está sobrecarregado com duas secretárias e três telefones, Don atende a ligação de um grego que sua secretária não consegue pronunciar o nome e vai à um jogo de golf com Pete para se encontrar com outros clientes), mas mergulhamos intensamente em velhos hábitos e em histórias secundárias.

New Business se difere do episódio que o precede. Severance mostrou os personagens da série da AMC entregues aos vícios e há 7 episódios do fim, chegamos a pensar que talvez seja aquilo mesmo, não há outros caminhos a serem seguidos, principalmente na vida de Don Draper. Mas essa impressão se desconstrói no episódio dessa semana sem, necessariamente, traçar novas possibilidades à seus personagens.

mad-men-new-business-don-draper-megan

O episódio 9 de Mad Men não aponta para o futuro e ecoa seus primeiros episódios, nos levando de volta para um lugar onde não sabemos se queríamos realmente estar.

Certamente, Megan se sente um pouco como nós e se imaginou um pouco diferente nesse momento da vida. Sem dinheiro e sem futuro na carreira, Megan volta à Nova York para acertar seu divórcio e consequentemente, lidar com o humor de sua irmã e mãe. A tarefa não é fácil, mas é superada com certa dose de hipocrisia e autonegação.

Megan impõe, desde o início, uma aura de independência. “Why am I explaining myself to you?”,  pergunta à Don ao reclamar que não quer ficar recebendo uma mesada. Porém, é uma independência financeira que deixou de existir assim que casou com Don, mas ainda é verbalizada sempre que possível. 

Na mesa de negociação para o divórcio, Megan diz “I don’t want anything of yours” e ironicamente emenda um discurso sobre como Don a enganou e desperdiçou sua juventude. Don, que opta pelo silêncio, contraria a teoria dita por ele mesmo à Roger antes no episódio: Megan não seria como Jane (ex-esposa de Roger). Mas Megan é exatamente como Jane, ou pelo menos, se tornou uma mulher separada com grandes sonhos e muito dinheiro “herdado” de uma separação bem sucedida. No caso de Megan, 1 milhão foi a quantia que Don achou necessário para ela ter o que a vida que merece.

Os looks de Megan podem ficar mais extravagantes e luxuosos nos próximos episódios assim como aconteceu com Jane, mas diferente de mim, Don não parece estar interessado em seu futuro ou em qualquer coisa que ela faça, pelo menos foi assim que ele se comportou com o contato entre Harry e Megan.

mad-men-new-business-don-diana

A falta de interesse não é uma surpresa, Don está focado em outros “negócios” nesse episódio. O protagonista passa bastante tempo tentando desvendar Diana (Elisabeth Reaser), garçonete que foi confundida com Rachel em Severance, mas ela se mostra mais complexa do que Don esperava. A melancolia de Diana aumentava a cada encontro e a cada copo de bebida dificultando o possível romance.

Diana e tudo sobre ela parecia imaginário, como se ela fosse parte de um sonho. Ela vai se revelando por camadas e a toda vez que diz uma coisa nova sobre si, outras coisas desmoronam. Porém, todo esse mistério e melancolia não resultam em um relacionamento interessante para Mad Men e também não contribui para a evolução da série. Don já esteve envolvido em relacionamentos como esse e também já foi afastado de romances  simplesmente porque as pessoas não queriam estar perto dele.

Outro personagem secundário que ganha espaço no episódio é Pima Ryan (Mini Rogers)fotógrafa contratada para uma campanha e que tenta espalhar seu charme e sedução pela SC&P. Stan é seu primeira alvo. O diretor de arte está enfrentando o criticismo de Peggy e logo, encontra alívio nos braços de Pima. O segundo alvo é Peggy, mas essa não tem a mesma insegurança, deixa passar essa oportunidade e acaba reafirmando sua importância dentro da agência.

mad-men-new-business-peggy

Severance é um episódio vaidoso, mas vazio. Assim como Don Draper que veste um terno às 3 da manhã para encontrar Diana, Mad Men se dá ao luxo de entregar um episódio que não evolui e não regride. Porém faltando 6 episódios para o fim, é inevitável esperar mais da série. Até agora vimos bem pouco de Pete e Betty, por exemplo, e mesmo alinhando fins mais satisfatórios, como o de Ken em Severence, ou mais tristes, como o de Megan aqui, ainda falta muito da série.

Outros comentários:

  • Betty fará mestrado em psicologia, como ela conta para Don enquanto ele faz um shake de chololate para Bobby e Gene. Vale lembrar que ela passou muitos episódios de Mad Men deitada no sofá de um terapeuta. Mas ela justifica: “People love to talk to me
  • Don e Diana encontram Sylvia e Arnold no elevador do prédio e são obrigados a ouvir algumas piadinhas de Arnold.
  • No almoço com Harry, Megan o mesmo vestido com que foi buscar Don no aeroporto em Los Angeles em Time Zones, primeiro episódio da sétima temporada.
  • Quando Don sai da casa de Betty, ele olha para atrás como se precisasse memorizar aquela cena. Megan faz o mesmo quando deixa sua mãe na casa, ainda mobiliada, que costumava morar.

E qual a sua opinião sobre o episódio? Conte nos comentários! A gente se vê na próxima semana com review de The Forecast!


Nathani Mota

Jornalista, nerd e feminista. Melhor amiga da Mindy Kaling, mesmo que ela não saiba disso.

Salto / São Paulo

Série Favorita: Sherlock

Não assiste de jeito nenhum: Two and Half Men

×