Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Mr. Robot

Por: em 25 de junho de 2015

Mr. Robot

Por: em

“Hello, Friend”. É assim que Elliot, protagonista da nova série da USA Network, faz sua apresentação. Interpretado por Rami Malek (Need for Speed e Uma noite no Museu), Elliot, que é descrito como um engenheiro de cyber segurança de dia e um hacker vigilante à noite, narra sua história e nos conduz para o seu mundo durante EPS1.0_HELLOFRIEND.MOV, primeiro episódio de Mr. Robot.

O mundo apresentado não é diferente do nosso. Cheio de ídolos e heróis hipócritas, comentários aleatórios em redes sociais, consumo exacerbado… Então o que faz Mr. Robot especial é a visão de Elliot sobre como o mundo é e como deveria ser. Durante os 65 minutos do piloto, temos acesso a todos os pensamentos de Elliot, pois você é um amigo imaginário para quem ele descreve como uma pessoa com dificuldades em ter uma vida social comum entra em uma jornada maluca quando conhece um hacker, chamado de Mr. Robot (Christian Slater), com um plano de mudar o mundo. Elliot pensa e conta a você o que não tem coragem ou vontade de falar para as pessoas com quem convive.

mr.robot-usa-

Mais do que confidente, você é testemunha do que acontece na vida dele. “Please tell me you’re seeing this too”, Elliot pede no fim do episódio. Você é a única pessoa que pode comprovar que aquilo está realmente acontecendo. Você é a conexão da mente de Elliot com a vida real. Mas não acho que você deve confiar em tudo o que vê ou no que ele diz que você viu tão rapidamente.

Mr. Robot é uma série com uma perspectiva única. E é a perpectiva de Elliot. Logo, é por meio dele que conhecemos todos os outros personagens. Angela (Portia Doubleday), a colega de trabalho com quem tem um relacionamento confuso e por quem é visivelmente apaixonado. Krista (Gloria Reuben), sua psicóloga. Gideon (Michael Gill), seu chefe. Mas Elliot não conhece essas pessoas apenas com interações sociais comuns. Além de ser bom em ler comportamentos (bom, pelo menos ele diz que é), o protagonista hackeia a vida de todos com quem ele convive. Então, ele vê que Krista usa medicamentos e lê Jogos Vorazes, mas sabe que ela se sente sozinha porque leu um email dela que dizia isso.

mr_robot_usa

Dessa forma, Elliot se desafia e tenta mudar a vida das pessoas ao redor dele, mas isso não é sempre fácil ou prazeroso. Existe uma carga de sofrimento e solidão que o atinge. Assim como todo “vigilante”, Elliot também se divide em duas personalidades, mas não precisa de máscaras para fazer sua transformação. A atuação de Malek dá conta disso de uma forma perfeita e sutil. O ator transita facilmente entre momentos de angústia e excitação que compõe o personagem.

Tecnicamente, o episódio escrito pelo criador da série Sam Esmail (Comet) e dirigido por Niel Arden Oplev (The Girl with the Dragon Tatoo) beira a perfeição. As longas cenas com poucos cortes que seguem Elliot por Nova York, a fotografia incrível e as músicas eletrônicas da trilha sonora somam em um episódio intrigante, que certamente será uma das melhores estreias desse ano.

Sim, não me julgue maluca por afirmar que Mr. Robot deve estar na nossa lista de especiais de 2015. O piloto tem ritmo ágil, personagens cativantes e, mais importante, mostra que a série da USA tem potencial para os episódios que seguem e possivelmente para mais cinco temporadas. (Vamos torcer juntos para eu não estar errada pelo bem de todo Apaixonado por Séries!)

Mr. Robot estreou oficialmente no dia 24 de junho e já foi renovada para mais uma temporada. Você já assistiu? Pretende assistir? Conte nos comentários! E nos vemos no próximo episódio!

 


Nathani Mota

Jornalista, nerd e feminista. Melhor amiga da Mindy Kaling, mesmo que ela não saiba disso.

Salto / São Paulo

Série Favorita: Sherlock

Não assiste de jeito nenhum: Two and Half Men

×