Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Narcos – 1×09 La Catedral

Por: em 1 de setembro de 2015

Narcos – 1×09 La Catedral

Por: em

O penúltimo episódio da temporada de Narcos vem num ritmo atípico. Pisando no freio, La Catedral reconfigura as peças do jogo após o acordo que Escobar fez com Gaviria e mostra que, mais uma vez, o traficante zomba de tudo e todos e mostra-se mais esperto que a grande maioria das pessoas com quem lida diariamente. Na contramão, também vem para mostrar que apesar da tentativa de continuar seu negócio de dentro da prisão de maneira “amistosa”, Pablo já perdeu os (poucos) limites que tinha.

Pablo Escobar Narcos

Acredito que a morte de Gustavo tenha sido o fator de maior impacto para o nascimento do Escobar desmedido e descontrolado que assistimos aqui. Pablo sempre foi um louco (em certos pontos, terrivelmente genial no que fazia, mas ainda assim, um monstro), mas uma das coisas que vimos durante todos estes episódios foi a consideração que ele tinha para os seus – coisa que ele esquece completamente aqui ao matar Moncada depois de uma desconfiança e um surto.

O fato com certeza vai gerar um clima de instabilidade na Catedral e prepara bem o terreno pro season finale. Este 9º episódio, inclusive, é bem eficiente no que se propõe: Apresentar o novo ambiente de Pablo, a prisão construída por ele mesmo, que de prisão não tem nada. Fica claro logo nas primeiras cenas que tudo não passou de um plano – comprado subconscientemente pelo presidente – para que ele pudesse controlar seus negócios de um ambiente seguro, regado a festas, mulheres e seus comparsas. Agora, tudo parece está prestes a cair, bem como sua relação com o Cartel de Calil, que também não ficou das melhores.

O erro de Pablo tenha sido, talvez, não pensar melhor em como essa “nova vida” poderia provocar a desconfiança daqueles que querem sua cabeça. Sim, porque era óbvio que Murphy e Peña não iriam se contentar com essa “prisão” forjada e dariam seu jeito de descobrir se estava tudo correndo bem, como eles aqui o fizeram muito bem. Com os dois policiais novamente em sua cola somados a todos os problemas de ordem pessoal que o “negócio” enfrenta, as coisas prometem esquentar para Pablo no season finale.

murphy narcos 1x09

Para Murphy, as coisas não caminham muito bem também, não. Por mais que ele e Connie tenham começado o processo de adoção de uma pequena menina vítima da crueldade da guerra contra o narcotráfico, o policial, assim como Pablo, começa a dar sinais de que pouco a pouco, o ambiente hostil no qual foi subitamente jogado começou a tirar sua sanidade. Outrora firme e centrado, Murphy parece cada vez mais perdido e à beira de um ataque de nervos – como bem mostra seu momento com o cara no trânsito.

A recusa de Gaviria em voltar novamente a ofensiva para Escobar, mesmo diante das provas de que o traficante não está de fato preso ou impedido de fazer mal a alguma pessoa, é outro fator que pode contribuir para o estado atual do policial norte americano. O argumento do presidente é o típico de conformista, que acha que um Pablo vivendo como rei numa falsa prisão é melhor do que um Pablo solto pelo país novamente, criando e levando o terror. Até parece que o presidente não conhece a figura de Escobar suficientemente bem para entender que não existe diferença alguma.

Sem o reforço oficial, resta então, a Murphy e Peña, tentar as vias não convencionais. Eles já mostraram ser capazes de ir além de limites impostos quando se trata de Escobar. Suas vidas – especialmente a de Murphy – já foram totalmente mudadas pelo traficante, mesmo que eles nunca tenham se cruzado. Com o traficante também a beira de um descontrole, os caminhos para o final são interessantes.

E você, aposta que Narcos fechará bem sua primeira temporada? Está ansioso? Divide com a gente suas impressões a respeito deste episódio e do caminho até aqui!


Alexandre Cavalcante

Jornalista, nerd, viciado em um bom drama teen, de fantasia, ficção científica ou de super-herói. Assiste séries desde que começou a falar e morria de medo da música de Arquivo X nos tempos da Record. Não dispensa também um bom livro, um bom filme ou uma boa HQ.

Petrolina / PE

Série Favorita: One Tree Hill

Não assiste de jeito nenhum: The Big Bang Theory

×