Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Narcos – 1×10 Despegue (Season Finale)

Por: em 2 de setembro de 2015

Narcos – 1×10 Despegue (Season Finale)

Por: em

escobar narcos

Despegue, décimo episódio de Narcos, acompanha o desenrolar do vazamento das imagens que mostram o luxo de La Catedral, a prisão-fortaleza de Pablo Escobar, e é hora de Peña e Murphy provarem um lado não tão glorioso da vitória. Suspensos, até segunda ordem, pela embaixadora americana, a dupla se encontra de mãos atadas.

Ao mesmo tempo, o presidente envia tropas do exército a fim de colocar Pablo sob custódia, enquanto verifica a possibilidade de adequá-la aos seus padrões e investigar o assassinato dos capangas de Pablo. A função de chumbo de canhão fica a cargo do ministro da justiça.

Gaviria está enfraquecido e tem mais um arranhão em sua imagem por causa da mordomia de Pablo. Pablo está seguindo férias por tempo ilimitado, vivendo numa fortaleza e comandando o tráfico de um lugar onde não posso ser afetado ou incomodado. Gaviria não está disposto a negociar. Pablo não tem nada a perder.

É aí, meus amigos, que o caldo entorna.

Murphy narcos

Dois plots principais se desenvolvem: o primeiro, o sequestro de Murphy; o segundo, o desenvolvimento da problemática da prisão e custódia do ministro da Justiça. Se o plot protagonizado pelo agente americano não rende e nem empolga, culminando numa aliança estranha entre Pacho e o DEA pela cabeça de Pablo, o segundo é magistral, com diálogos curtos, alterados e uma sequência de invasão bem orquestrada, acabando com a fuga de Pablo de sua própria prisão. Sim, esse é o realismo maravilhoso, norteador dessa história.

Dirigido por Andí Biaz, esse episódio poderia ser claramente dirigido por José Padilha. A tensão sempre presente lembra a atmosfera criada em Tropa de Elite. Visualmente, a tensão toma forma através da escuridão que acompanha a maior parte do episódio.

A escuridão presente na fotografia é uma tradução da sobriedade e crueldade latente em seus personagens. Os atores desse acontecimento são todos enevoados: não há moralidade ou civilidade na guerra. O mesmo Pablo que mata seus comparsas e manda assar sua carne é o Escobar que deixa Eduardo Mendonza, vivo, “para morrer pela mão de seu próprio governo” ou Peña é capaz de trair seu parceiro para cumprir seu objetivo. A guerra expõe a dualidade perene no ser humano, sua capacidade de adequar-se para sobreviver. E na guerra vale tudo.

A season finale de Narcos é consistente e não destoa do conjunto entregue pelo Netflix. Os caminhos para o futuros são certos, mas imprecisos: a série já foi renovada informalmente (Moura confirmou em entrevista) e nós sabemos como a história acabou. Resta esperar até o ano que vem e assistir qual caminho Escobar, Murphy e Peña irão trilhar.


Daniel Matos

Ex-gordo, fã de televisão e da Palmirinha.

Belo Horizonte

Série Favorita: The Good Wife

Não assiste de jeito nenhum: Game of Thrones

×