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O que falta para O Negócio ser uma grande série

Por: em 13 de outubro de 2015

O que falta para O Negócio ser uma grande série

Por: em

Produção original da HBO, O Negócio, conta a história de três lindas e sofisticadas garotas de programa que se juntam para fincar os pés no mercado de luxo.

Karin (Rafaela Mandelli) está insatisfeita com sua situação – não ganha o suficiente e sente-se explorada pelo cafetão Ariel (Guilherme Weber) – por isso decide que pode cuidar sozinha dos seus programas. Ela é a mais pé no chão do trio. Magali (Michelle Batista) não é muito preocupada com nada e busca viver tudo de forma intensa. Já Luna (Juliana Schalch) só pensa em encontrar um marido rico que banque a boa vida que lhe é de direito. Luna vive uma vida dupla, a falsa: moça filhinha de mamãe e papai, namorada do bobão Yuri (um relacionamento falso, mas com sentimentos verdadeiros da parte do rapaz); e a real: garota de programa responsável pelo próprio nariz.

O Negocio - Oceano Azul

Karin percebe que pode usar estratégias de marketing para criar um negócio de prostituição de sucesso. Com isso em mente, ela convence as outras duas a dar início à empresa Oceano Azul. O nome vem, claro, do marketing e é compreendido como as estratégias inovadoras para penetrar espaços inexplorados no mercado – exatamente o que as três propõem.

A premissa é muito interessante. Elas usam algumas técnicas que, né, não esperamos ver nesse ramo, como: fazer pesquisa de mercado para entender seu público-alvo e gerar overbooking para criar burburinho (ambas na primeira temporada). A sacada mais legal do trio é explorar sempre o desejo (de quase todo ser humano) de sentir-se parte de algo exclusivo. Isso é o que acaba acontecendo com as abotoaduras da Oceano Azul que elas (sabiamente) produzem para presentear seus clientes: todo homem quer uma.

Na segunda temporada a Oceano Azul já é um negócio sólido, tanto o é que precisa lidar com pirataria: outras garotas de programa usando o nome da empresa para não perder a bocada (os altos cachês que o trio recebe). Os arcos narrativos sobre a vida pessoal de cada uma são mais bem desenvolvidos nessa temporada, mas não o suficiente ainda.

O Negocio - HBOE com isso introduzo o grande problema: falta drama. Apesar de ser muito interessante por abordar o tema da prostituição de uma forma diferente, a série carece de uma dose de realidade. Sinto que conhecemos pouco das personagens, do íntimo delas. E, principalmente, sinto que elas vivem um conto de fadas. Ou a série pinta um quadro unicamente utópico ou está falhando em mostrar-se minimamente real.

Seria fantástico se garotas de programa pudessem trabalhar com dignidade, mas sabemos que não é assim que funciona. O Negócio, por propor uma abordagem nova ao mercado de prostituição, tem liberdade para retratar um cenário mais positivo e justo para essas profissionais. Mas é isso: mais positivo e justo e não completamente positivo e justo. Por melhor que sejam as condições de trabalho, não é um dia a dia glamoroso como a série quer fazer parecer.

A história é ambientada no Brasil, em São Paulo, e todos os clientes são bonitos? E, principalmente, vivemos num mundo extremamente machista, onde garotas de programa não são tratadas como pessoas dignas pela maioria (mulheres inclusas). A série precisava falar sobre isso. E precisava falar muito!

O Negócio pode ser uma grande série, mas não é. A HBO tem na mão uma grande oportunidade de explorar um tema tabu alvo de tantos preconceitos, mas não está sabendo aproveitar isso.

Por meio da criação de personagens que ganham a identificação do público é possível tocar em questões difíceis de serem digeridas. Arrisco dizer que para a maioria é mais fácil se comover com um personagem fictício querido sofrendo algum tipo de abuso/agressão do que com a pequena notinha no jornal que conta a mesma história. Não é o ideal, mas pode significar um passo a mais em direção à conquista do respeito que essas mulheres têm direito.

A série ganharia muito se fosse mais densa e nos perturbasse com um pouco de realidade aqui e acolá – arrancando-nos de nossa zona de conforto e obrigando-nos a pensar sobre o assunto.


E você, o que acha? Conte nos comentários!

O Negócio foi renovada para uma terceira temporada, sem data de estreia definida.


Fernanda Faria

Adora fazer nada, mas faz tudo ao mesmo tempo. Viciada em séries de tudo quanto é tipo, guarda um espacinho maior no coração para as de temática transgressora. Precisa de uma bela pitada de humor pra viver.

São Paulo - SP

Série Favorita: Breaking Bad

Não assiste de jeito nenhum: Supernatural

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