Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Once Upon a Time – 4×13 Darkness on the Edge of Town

Por: em 4 de março de 2015

Once Upon a Time – 4×13 Darkness on the Edge of Town

Por: em

Após uma primeira metade que dividiu opiniões, Once Upon a Time retorna a 4ª temporada apostando o arco narrativo no que faz de melhor: As vilãs.

once 4x13

Tudo bem que a série apresenta hora ou outra algum vilão, tal como Rumpelstiltskin e Pam, mas é nas figuras femininas que ela encontra sua força. A Regina da 1ª temporada, a Cora, a Zelena, a Ingrid… Todas possuíam um carisma muito grande e, apesar de alguns deslizes aqui e ali, uma história de fundo competente capaz humanizá-las e, de certo modo, justificar seus atos.

Eis que chegamos aqui, no arco intitulado “Queens of Darkness”. As expectativas são altas, até porque o grande destaque será em três grandes vilãs: Malévola, Cruella e Ursula. E aí, será que o passo inicial dessa narrativa foi satisfatório? Apesar de uns pequeninos detalhes que vamos discutir mais abaixo, felizmente sim, foi satisfatório!

Por enquanto uma das grandes questões levantadas é: Será que todo filme que fizer sucesso será inserido na história de Once? Brincadeiras à parte, como diabos irão trazer a Malévola de volta? Precisam arranjar uma desculpa bem coerente, já que mexer com a morte pode trazer milhões de furos para a história.

ouat 4x13

Enquanto a chifruda não retorna, a rainha continua sendo Cruella. Aquele visual excêntrico misturado com o sarcasmo constante foi capaz de entusiasmar a maioria do público. A Ursula também teve seus momentos de brilho, mas o meu medo é que, com tantas vilãs aparecendo, alguma fique mais apagada (e acredito que se isso acontecer o alvo será ela).

Em Storybrook os cidadãos tentam voltar à normalidade, mas claro que isso não durou muito tempo. Quanto ao povo de lá, as interações entre a Regina e a Emma estavam excelentes (qual a novidade?), e foi impossível não sorrir com as duas. Houve também o “surgimento” de uma amizade entre o Hook e a Belle, mas francamente, who cares? 

Três “mistérios” foram abertos com “Darkness on the Edge of Town” para se desenrolarem ao longo da temporada 4B. O retorno da Malévola, o passado da Snow e do Charming e o lado sombrio da Emma. São três coisas que, se exploradas da maneira correta, podem gerar episódios muito bons. Agora resta esperar pra saber se os produtores tomarão tais escolhas corretas ou levarão a série para o pior caminho possível…

once 04x13

Por último, vamos falar de alguns detalhes que incomodaram um pouquinho. Deixaram a Ursula e a Cruella entrarem muito facilmente em Storybrook e sem gerar grandes perguntas sobre a incrível “coincidência” daquele monstro estar na cidade no mesmo instante. Tudo bem que a conversa pelo telefone deixou um tanto implícito que a dupla Regina/Emma juntou os dois pontinhos e deduziu que as duas vilãs foram as responsáveis pelo ocorrido, mas o estranho é que alguns instantes depois decidiram que o melhor seria deixá-las entrar sem mais nem menos. Outro detalhe foi o Rumples retornando à Storybrook andando no meio da rua sem o menor cuidado… Discrição pra quê?

Essas foram algumas coisinhas que, no geral, não prejudicaram o andamento do episódio, mas geraram uma estranheza. Independente disso, o retorno foi capaz de manter as expectativas altas na esperança de termos histórias tão boas quanto o material promete.

E você, o que achou desse 4×13? Ansioso para os rumos da temporada? Conta pra gente!


Douglas

Possui mais séries na grade do que tempo disponível. Viciado em cultura pop, bandas indies e, principalmente, ketchup.

Curitiba / PR

Série Favorita: Seinfeld

Não assiste de jeito nenhum: Anger Management

×