Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Once Upon a Time – 4×19 Sympathy for the De Vil

Por: em 21 de abril de 2015

Once Upon a Time – 4×19 Sympathy for the De Vil

Por: em

“Blasted birds. I’ll show you what angry looks like” 

– Cruella, a melhor vilã de Once Upon a Time.

UAU! Era só isso que passava pela minha cabeça após assistir Sympathy for the De Vil que, definitivamente, já entrou na lista dos melhores episódios que a série já apresentou até agora. E não, não há precipitação em admitir isso e falar que a Cruella é a verdadeira Queen of Darkness, pois é a verdade. Ponto!

Finalmente conhecemos todo o passado da Cruella, da infância aos tempos atuais, e foi tudo tão redondinho que não há do que reclamar. Vamos já falar do tremendo acerto dos roteiristas em apresentar uma vilã que não justifica seus atos por causa de familiares e amores. Tudo se origina da maldade, a nua e crua maldade. 

ouat 4x19

Claro que histórias com a inversão do papel de vítima/assassino no final, uma criança assassina e problemas mentais já são conhecidas em diversas versões por aí. Já vimos coisas semelhantes em filmes de terror, livros policiais… Mas isso é novidade em Once! Foi um baita avanço progredir do “minha mamãe do mal me prende no quarto” para “EU SOU UMA SOCIOPATA E MATO QUEM EU QUISER!”. Foi uma baita surpresa, então precisamos destacar o trabalho dos editores, que colocaram todas as cenas na ordem e no tom exato, praticamente impossibilitando a adivinhação do mistério.

Já que estamos falando da Cruella, o quão genial foi ver que a sua felicidade é simplesmente poder sair matando geral? O Autor foi bem esperto ao tirar essa “habilidade” dela. Aliás, outro acerto desse 4×19 foi intercalar o passado da Cruella com o do atual Autor, deixando-nos conhecer um pouquinho dele.

Quanto à Victoria Smurfit, ela merece diversos aplausos. Sua atuação estava emocionante no flashback, assim como a sua aparência física estava bem diferente. Quem imaginava que a Cruella era tão gata? Isso sem contar que a atriz esbanjou carisma tanto atualmente, quanto no passado.

ouat s04e19

Mas Sympathy for the De Vil não foi somente sobre a Cruella e outros detalhes merecem destaque. A Regina foi brincar de telefone sem fio, só que pra transmitir a mensagem ela usou o corpo/coração da Belle. Incrível que em cinco minutinhos ela deixou a Belle mais interessante do que nas quatro temporadas juntas! Na próxima vez que a Regina for brincar ela poderia usar o corpo dos Charming e do Henry também, né? Sei lá, eu apoio!

Por falar no Henry, ele, no auge de sua inutilidade, foi sequestrado. Fiquei o tempo todo temendo pelo futuro do menino. Ó vida, o que de nós seria se ele morresse? Brincadeiras à parte, tudo serviu para um propósito maior, o despertar do dark side da Emma. Vi vários comentários falando que a Emma poderia utilizar seus poderes para tirar a arma da Cruella, mas gente, falar é fácil! Ela já estava lá, p da vida, com o filho (!) correndo risco de vida. Pensar duas vezes ela não iria.

Confesso que não esperava uma atitude dessas vindo da Emma tão cedo, mas isso demonstra que os roteiristas estão seguros do que fazer no restante da temporada (ou ao menos fingem muito bem). Preparados para a reta final?

Observações:

-Não sei se fico feliz porque a história da Cruella foi perfeita ou triste porque ela já morreu.

-E o destaque da semana vai para… Pongo! Ele atua melhor que a metade desse elenco. Da próxima vez poderiam expandir o papel dele, deixando-o cada vez mais versátil, fazendo ele mostrar seus talentos na comédia e no dramão. Vai que rende um Emmy canino?

-Vocês já viram a promo do próximo episódio? Pois deveriam!


Douglas

Possui mais séries na grade do que tempo disponível. Viciado em cultura pop, bandas indies e, principalmente, ketchup.

Curitiba / PR

Série Favorita: Seinfeld

Não assiste de jeito nenhum: Anger Management

×