Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Orange is the New Black – 2×10 Little Mustachioed

Por: em 16 de julho de 2014

Orange is the New Black – 2×10 Little Mustachioed

Por: em

Dando continuação ao arco de episódios com mais destaque em Piper, Little Mustachioed trouxe elementos muito importantes para a trama, com uma narrativa mais ágil que de costume.

Que Alex não é flor que se cheire todo mundo já sabia, mas o flashback do episódio mostrou que desde o início Piper tinha noção de onde estava se metendo. Um relacionamento que começa com uma traição não poderia terminar bem. Apesar disso, a loirinha nunca conseguiu resistir ou se livrar dos encantos – e das trapaças – de Vause. Mas quem é que pode culpá-la, não é mesmo?

s02e10 1

E se no passado Piper foi “a outra”, no presente ela sente na pele o que é estar do outro lado da moeda e ser passada para trás pela melhor amiga. As reações de Chapman durante e depois da conversa com Polly são muito melhores que as cenas envolvendo Larry nessa história toda. Ela está ressentida e o cocô incendiário na porta de Polly foi a forma que encontrou para demonstrar isso, mas não parece ser uma mágoa definitiva, já que ela mais uma vez está caminhando a passos largos para aquele velho abismo chamado Alex Vause.

Vee conquistou definitivamente o posto que buscou desde o início. Ela domina seu negócio, é respeitada, tem regalias e completou com sucesso a lavagem cerebral de suas meninas. A mulher entrou fundo na mente de cada uma e comanda as ações das garotas – principalmente Suzanne – como se controla um fantoche. Quando Crazy Eyes joga água na comida de Rosa, ela acusa Vee de ser uma mulher rude, pois sabe que é a “chefe” que está por trás de tudo.

É preciso muito cuidado para mudar tão drasticamente o comportamento de tantas personagens ao mesmo tempo sem que elas pareçam descaracterizadas. Orange is the New Black construiu minuciosamente essa transformação ao longo da temporada, de forma que hoje parece crível que Watson vá para a solitária sem denunciar Vee, que a ingênua Suzanne se torne tão violenta e até mesmo que Taystee vire as costas para Pouseey enquanto ela é espancada bêbada.

s02e10 2

Quem roubou a cena em Little Mustachioed foi Nicky. Até então, suas cenas eram o alívio cômico dos episódios, mas a personagem teve ótimos momentos aqui resistindo à heroína, entregando o jogo para Red e dando conselhos para Piper e apoio para Morello. Esta última, que foi enfim desmascarada por Christopher em uma cena de cortar o coração (embora dê para entender a fúria do moço). Tudo isso sem perder seu incrível senso de humor, nos dando a melhor imitação da Alex ever.

Outro destaque do episódio foi Red. Kate Mulgrew esteve impecável em todas as cenas: com a inocência de uma menina ao lembrar de sua loja, o cuidado de uma mãe ao acolher Nicky em um momento de fraqueza, a sabedoria de uma amiga ao aconselhar Piper e Sophia e a fúria de uma leoa ao enfrentar Vee. A mulher tem química com o elenco inteiro! Como não amar?

E por fim, os desdobramentos sobre a gravidez de Daya. Mendez acabou preso justamente pela única coisa da qual era inocente. E o pior é que ele realmente se apaixonou pela artista, e ironicamente teve a atitude que ela sempre cobrou de Bennet: assumir seus atos, pagar por eles de cabeça erguida e deixar claro que ela e seu filho são a maior prioridade para ele, mais até que a própria liberdade. Quem diria? Até mesmo um completo canalha tem seus momentos de coragem.

s02e10 3

E assim entramos na reta final da temporada. Foram muitas surpresas e grandes revelações até aqui, e o último arco de episódios promete ainda mais emoções!


Laís Rangel

Jornalistatriz, viajante, feminista e apaixonada por séries, pole dance e musicais.

Rio de Janeiro / RJ

Série Favorita: Homeland

Não assiste de jeito nenhum: Two and a Half Men

×