Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Orange is the New Black – 3×03 Empathy is a boner killer

Por: em 29 de junho de 2015

Orange is the New Black – 3×03 Empathy is a boner killer

Por: em

Quem nunca se sabotou, que atire a primeira trouxinha. Empathy is a boner killer mostrou como os diversos tipos de sabotagens e autossabotagens são capazes de minar qualquer relação. E é claro que com esse tema, o foco não poderia estar em mais ninguém além de Nicky.

alex piper

Mas antes de chegar à nossa querida Madre Teresa da Siririca, vamos fazer um tour para entender um pouco mais sobre o que anda acontecendo nos corredores de Litchfield. A relação de Piper e Alex é um verdadeiro campo minado por sabotagens desde que Vause denunciou a loira pela primeira vez. Sempre que parecem bem, uma delas encontra uma forma de explodir uma bomba ali no meio para “movimentar” as coisas e tornar a confiança algo impossível de se cultivar. Estranhamente, a hostilidade se tornou uma espécie de combustível para a melhor fase sexual das duas e, ainda que de uma forma meio torta, elas estavam revertendo suas mágoas em química. Pois bem. Ao menor sinal de estabilidade, elas sempre encontram uma forma de se sabotarem novamente. Fazer as pazes e colocar as cartas na mesa apagou completamente o fogo que havia ali e deixou o casal em descompasso mais uma vez – enquanto Piper quer algo selvagem, Alex precisa encontrar segurança e tranquilidade na relação.

E pensar que tudo isso começou na aula de teatro da tia Berdie! Foi uma bela sambada na cara de Sam ela conseguindo encher a aula sem precisar oferecer biscoito ou qualquer tipo de compensação para as detentas participarem.  E se ele já estava mordido por ter que dividir o espaço com outra pessoa, agora que precisa lidar com o fato de que ela é muito mais competente a coisa vai ficar ainda mais difícil. A nova conselheira sabe ouvir o que as presas têm a dizer e dar o aconselhamento adequado sem julgamentos e sem se contaminar pela hostilidade – tudo aquilo que Mr. Healy nunca conseguiu fazer direito.

Na lista de coisas que ele não consegue fazer direito, aliás, dá para acrescentar manter um relacionamento amoroso saudável. É bem verdade que a sua mulher não ajuda muito, mas fingir que é um tipo de pessoa para conseguir uma esposa e depois forçar (através das circunstâncias) essa mesma esposa a continuar ao seu lado, mesmo infeliz, é uma das maiores sabotagens que se pode fazer. E como se não bastasse não dar certo o casamento com uma russa pseudo-encarceirada sob sua tutela, ele ainda começa a jogar piadinhas de duplo sentido e a romantizar a imagem de outra russa verdadeiramente encarceirada sob sua tutela. É muita vontade de arranjar um novo problema.

caputo

Caputo assumiu o lugar que antes pertencia a Natalie determinado a fazer de Litchfield um lar melhor para aquelas mulheres, mas desde então tem encontrado pequenas formas de sabotar a sua própria administração. Encobriu problemas, tomou decisões equivocadas, buscou ajuda justamente com aquela de quem ele mais queria se distanciar e detonou a única coisa que ele tinha ao seu favor: sua boa relação com a equipe. Ao esconder a situação da penitenciária dos seus funcionários, ele quebrou a confiança que eles depositavam em sua atuação e passou a ser visto como mais um chefe que só pensa em tirar o seu da reta. Agora Joe vai precisar se esforçar muito para reverter esses dois quadros críticos: o de Litchfield e o da insatisfação da equipe.

A carreira mística de Norma está em plena ascensão! De ajudante de feiticinho para espantar Vee, ela começou a mexer com ovos encantados e agora já abriu sua própria filial de mandingas independente da cozinha. E conquistando o crédito pela chuva de heroína na lavanderia, o céu é o limite para a fiel companheira de Red!

Mesmo com a concorrência acirrada, ninguém é páreo para Nicky no quesito autossabotagem. Ela não é uma pessoa ruim, já a vimos defender seus amigos com unhas e dentes. Também não é uma mulher pouco inteligente, já que além de uma boa educação, ela também teve sagacidade para se livrar de muitas encrencas.  Qual é então a explicação para um comportamento tão destrutivo  para ela mesma e para quem está por perto? Os problemas de relacionamento com a mãe, que já havíamos visto desde a primeira temporada e no flashback da premiére, podem explicar parte do vazio existencial que ela procurou suprir através das drogas, mas no fundo o que sempre a destruiu foi o ódio que ela sente por ela mesma.

Nicky não consegue se amar, se acha um fardo para quem quer que esteja por perto e fracassou em todas as suas tentativas de se conectar às pessoas. Ela acredita que é uma pessoa egoísta e mesquinha e adota essa postura para ser coerente. Ela acreditava que não tinha nada a perder, ao mesmo tempo em que confiava nos super poderes que o dinheiro de sua família traziam, o que resultava em ações inconsequentes, como roubar um carro sem saber dirigir e esconder trouxinhas de heroína na cadeia. Nicky desenvolveu com a sua destruição pessoal a mesma relação que desenvolveu com as drogas: ela conhece os efeitos devastadores, tem medo deles, e ainda assim parece correr atrás dos erros como se fosse puxada por um ímã. A segurança máxima pode parecer o fundo do poço, mas certamente ela vai encontrar uma forma de continuar cavando até que não sobre nada mais.

nicky

  Algumas observações:

– É uma pena dizer adeus – ou um tchau mais demorado – à Nicky, mas certamente essa foi uma manobra para encaixar Natasha Lyonne na categoria de atriz convidada das premiações que agora só aceitam até três episódios de participação por temporada.

-Mr. Healy tentando se enturmar com as meninas chamando a Alex de vadia foi a coisa mais patética que ele já fez. E olha que ele já fez muita coisa patética.

– Delicioso o funeral dos livros. Cheio de referências <3

– A coisa está feia pro lado da Soso. Até a freira já está dando patada na menina, coitada.

– E a Daya planejando o casamento sem nem imaginar que o Bennett já picou a mula pra bem longe? A decepção vai bater forte.

Vai sentir muita saudade de Nicky? Acha que ainda veremos mais da nossa junkie favorita pela frente? Eu adoraria uma ceninha dela com Miss Claudette na segurança máxima! Deixe seu comentário e até a próxima sexta-feira!


Laís Rangel

Jornalistatriz, viajante, feminista e apaixonada por séries, pole dance e musicais.

Rio de Janeiro / RJ

Série Favorita: Homeland

Não assiste de jeito nenhum: Two and a Half Men

×