Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Os 12 Melhores Episódios de Community

Por: em 6 de setembro de 2012

Os 12 Melhores Episódios de Community

Por: em

Community é uma comédia fantástica.  Apesar de estar sempre na corda bamba do cancelamento devido à baixa audiência na tv americana, a série vale muito a pena. Sempre vi a propaganda na Sony, mas nunca me interessei. Até que um belo dia, depois de várias indicações, resolvi assistir alguns episódios e me apaixonei. Community não é sobre nerds, é para os nerds. Com infinitas referências à cultura pop e com excelentes personagens, temos sempre episódios maravilhosos para rolar de rir. Mas como alguns são mais especiais, nós fizemos uma lista dos 12 melhores episódios da série.

Eu queria agradecer ao Alexandre, à Maura e à Bianca por terem ajudado a escolher os episódios e escrever esse especial. Lembrando só que essa lista representa apenas a nossa opinião. Sem mais enrolação, aqui estão eles:

1×07 – Introduction to Statistics (por Bianca)Episódios com festas, que fogem do cotidiano das séries sempre prometem ser os melhores da temporada e este não é exceção. Annie organiza a Festa de Los Muertos no Halloween e intima todo mundo a participar. Claro que o Jeff quer fugir da festa dos alunos para a dos professores e ver se tem uma chance com uma professora, enquanto nega ter amigos ou se importar com os colegas, mas no final do dia, ele precisa assumir que faz parte da turma e ajudar o Pierce enquanto este está drogado. Pierce geralmente não me arranca muitas risadas, mas em dois momentos ele esteve ótimo: o primeiro, tendo problemas com o celular e ligando para a mãe, mostrando que ele não passa de um menino mimado e o segundo, super drogado na festa. Mas foi Abed quem, de novo, roubou os holofotes em sua fantasia e voz de Batman. O diálogo final, quando ele salva Jeff e Pierce do forte prestes a desmoronar, é uma ótima (e hilária) referência ao herói sombrio, verdadeiramente nerd. E não poderia deixar de falar da última cena, com Abed e Troy discutindo sobre doces na voz do Batman de Christian Bale.

1×09 – Debate 109  (por Maura)A primeira temporada de Community não é a favorita dos fãs. Isso porque, nessa época, a série era somente uma ótima comédia. Foi a partir do seu segundo ano que ela atingiu seu ápice de genialidade e o status de série cult. Mesmo assim, alguns episódios do primeiro ano já davam sinais do que os estudantes de Greendale eram capazes. Debate 109 é um deles. A trama gira em torno de uma competição de debates na qual os Seres Humanos enfrentam a tão temida City College e a sua estrela na arte de debater: o cadeirante Simmons. O tema era profundo: o homem é inerentemente bom ou mau? Com Jeff e Annie defendendo a maldade do ser e o adversário argumentando pela bondade, o debate foi extremamente acirrado, apresentando argumentos tão válidos quanto Apu dos Simpsons (como prova de que o homem é bom) e telemarketing (um dos males da humanidade, comparável até a bombas nucleares, segundo Community). Este episódio também foi responsável por apresentar um dos elementos que seria explorado frequentemente nas temporadas seguintes: a tensão sexual entre Annie e Jeff.

1×23 – Modern Warfare (por Keyla)Modern Warfare não pode faltar em nenhuma lista dos melhores episódios de Community. Quando o reitor de Greendale resolveu fazer um jogo de paintball assassino, ele não imaginava as consequências dessa brincadeira. Como o Blu-ray que seria o prêmio foi roubado, o ganhador do jogo ganharia inscrições prioritárias. Todo estudante de Greendale está disposto a matar e morrer pelo direito de escolher as matérias primeiro. Nunca houve, na história do paintball, um jogo levado tão a sério. O clima de guerra foi hilário e todos os detalhes contribuíram para o episódio ser perfeito. A cena com Chang no final foi maravilhosa e é claro, não podemos esquecer de Jeff Britta “liberando a tensão”.

2×06 – Epidemiology (por Keyla)Mais uma festa de Halloween que fez a nossa alegria. O que poderia ser mais legal do que um episódio com zumbis? A festa da faculdade mais maluca do mundo estava servindo ração militar de uma loja de excedentes do exército, o que causou uma reação um tanto peculiar nos alunos de Greendale. Acontece que a ração na verdade era um experimento secreto do governo, que fez as pessoas infectadas agirem estranhamente. O ataque zumbi e toda a histeria me fizeram chorar de rir do começo ao fim. O episódio ainda contou com a narração de George Takei e muitas músicas do ABBA. Sem contar as divertidíssimas fantasias: Britta de T-Rex, Annie de Chapeuzinho Vermelho, Jeff sempre acidentalmente bonito de David Beckham, Dean de Lady Gaga, Shirley de Glinda (e não de Miss Piggy), Pierce de Capitão Kirk, Rich de banana, AbedTroy totalmente nerd em fantasias do filme Alien (que Troy muda mais tarde para “sexy Drácula”). Como se não fosse o bastante, todos os Kevins agora podem ter uma mensagem especial na voz de George Takei para a secretária eletrônica.

2×08 – Cooperative Calligraphy (por Alexandre)O ‘Bottle episode’ (o nome que se dá ao episódio sustentado primordialmente no roteiro, já que toda a ação acontece em único cenário) de Community não poderia ser melhor e funciona, principalmente, pelo carisma de seus fantásticos personagens. Todo o evento se desenrola na sala de estudos, após o desaparecimento da oitava caneta consecutiva de Annie, o que faz a garota exigir que ninguém saia do local até que o objeto seja encontrado.  A princípio, todos acham a situação absurda, mas em pouco tempo acatam a ‘ordem’ e se envolvem na busca pela caneta bizarra. Pra quem não assiste a série, ler que um episódio inteiro é dedicado a um plot como esse pode parecer absurdo, mas o que fez com que ele entrasse nessa lista foi a química extraordinária entre cada um daqueles personagens, capaz de tornar engraçadas as situações mais absurdas que o roteiro propunha (como Jeff e Troy tentando convencer Annie de que era mais fácil um fantasma ter roubado a caneta do que qualquer um deles). O desfecho de tudo é absolutamente genial, quando apenas nós (telespectadores) descobrimos que era Annie’s boobs, o macaco de Troy, que roubava as canetas.

2×09 – Conspiracy Theories and Interior Design (por Maura)Tudo começou com mais uma das tentativas de Jeff de conseguir crédito fácil na faculdade. Nunca subestime a preguiça de um ser humano, que é capaz de criar uma aula fictícia de “Teorias da Conspiração na História dos EUA” ensinada pelo Professor Professorson. Pena que a farsa é descoberta pelo reitor da faculdade em uma avaliação da grade curricular de seu aluno favorito. Mas o que aconte quando, ao ser confrontado pelo reitor, Jeff recebe a visita de ninguém menos do que o Professor Professorson em carne e osso? Um dos roteiros mais elaborados e brilhantes de Community, isso é o que acontece. As reviravoltas no final são tão frequentes que chegam a causar um colapso nervoso no Reitor. Junte isso a um forte de cobertores criado por Troy e Abed que possui um Museu de Direitos Civis, um Distrito Turco e um distrito que parece ter saído diretamente de American Horror Story e você tem um episódio de Community perfeito que é unanimidade entre os fãs da série.

2×10 – Abed’s Uncontrollable Christmas (por Alexandre)Community + episódio natalino + stop motion. Não tinha como dar errado e realmente não deu, muito pelo contrário. O especial de Natal da segunda temporada trouxe, além desses elementos, o Abed pro centro da história e, vamos combinar, ele é o personagem mais indicado para protagonizar situações ‘absurdas’. Toda a história contada funcionou muito bem e a produção foi extremamente atenta aos detalhes, como por exemplo os figurinos que cada um deles usava no conto do Abed. A coisa de ‘encontrar o verdadeiro sentido do natal’ tenha sido, talvez, o principal ponto do episódio, no que tange a criar um tipo de contato com o público. Inserir dentro da história o próprio Polo Norte, trens, soldados e até mesmo a oficina do Papai Noel sem, em nenhum momento, fugir do humor característico da série foi o principal mérito de Abed’s Uncontrollable Christmas e que fez dele um episódio tão, tão bom. E para quem era fã de Lost, ainda teve o prazer de ver a 1ª temporada da série sendo usada como o real significado do feriado. Tem como não amar uma série dessas?

2×14 – Advanced Dungeons & Dragons (por Alexandre)Advanced Dungeons & Dragon consegue um feito incrível: Ser (in my opinion) o melhor episódio de uma temporada praticamente irretocável (e eu também ouso dizer que, talvez, o melhor de toda a série – mas isso talvez seja meu lado nerd falando). Durante os 20 minutos de tela, a narrativa inteira se sustenta no famoso RPG, Dungeons and Dragons e coloca basicamente todos os personagens da série em torno de um tabuleiro, jogando D&D para, ao menos inicialmente, levantar o astral de Neil, um estudante da Greendale e fã do jogo. É sensacional ver Abed comandando o jogo como o Mestre de Dragão e tentando levar o grupo a caçar e matar o dragão Draconis. A série ainda fez uma abertura especial só para o episódio e ainda conseguiu unir o plot do jogo com a história de Pierce, que já há algum tempo se sentia excluído pelo grupo.

2×23/24 – A Fistful of Paintballs / For a Few Paintballs More (por Bianca)Quando as séries anunciam que terão episódios duplos na season finale, no mínimo podemos esperar por episódios memoráveis. O final da segunda temporada de Community foi ótimo tanto pelo lado do surrealismo quanto pela diversão. Os episódios são uma referência ao 1×23 (Modern Warfare), onde ocorreu a primeira partida de paintball. Desta vez, a “festa” de encerramento do ano letivo tem clima de velho oeste (a referência já começa no título dos episódios, vindo trilogia de filmes mais famosa do gênero, a Dollars), o prêmio é de 100 mil dólares e há um jogador profissional na jogada. Fora isso, nos episódios anteriores, a turma começou a excluir Pierce do grupo de estudos. A estrela do 2×23 foi a Annie e aposto que muita gente gostou de ver a garotinha sempre doce e inocente como uma sexy pistoleira. Na segunda parte, descobrimos que o jogo não passa de uma trapaça de uma faculdade rival e o tom muda do faroeste para Star Wars, com direito à aliança rebelde. Aqui, o que conta é o trabalho em grupo, mas a Shirley e suas citações de séries e o sacrifício de Troy merecem destaque.

3×04 – Remedial Chaos Theory (por Keyla)Esse é, sem dúvida, um dos roteiros mais brilhantes do mundo das séries. Digo isso porque não é nada fácil nos fazer assistir uma história curta e relativamente simples várias vezes, mudando apenas alguns detalhes (que no fim se desenvolvem e se tomam grandes proporções). Troy e Abed fizeram uma festa para comemorar o novo apartamento e quando a pizza chegou, Jeff (espertamente) jogou o dado para decidir quem ira buscá-la. Só que com isso ele criou várias realidades alternativas. O episódio mostra todas essas versões da realidade. Community usou muito o conceito de várias realidades na terceira temporada, e fez isso maravilhosamente. Foi divertidíssimo ver todas as linhas do tempo, e isso não poderia ter sido mais bem feito. Tudo poderia ter acabado bem com Abed impedindo que Jeff jogasse o dado, mas para fechar a história, pudemos ver como seria a “mais terrível e sombria realidade”, com Pierce morto, Shirley alcoólatra, Annie em um hospício, Jeff sem um braço, Troy sem laringe,  Britta com uma mecha azul no cabelo e Abed fazendo cavanhaques falsos para todos se comprometerem a serem malvados.  Evil Abed consegue ser tão bom e divertido quanto o original, e rendeu ótimos momentos durante a temporada.

3×16 – Virtual Systems Analysis (por Bianca)O grupo de estudos que menos estuda tem uma prova adiada e eles decidem fazer um almoço de três horas. Em sua tentativa de deixar que Troy e Britta almocem sozinhos (virando um casal ao final do almoço, quem sabe), Annie convence Abed a mostrar como funciona o Dreamatorium. Neste episódio cheio de referências a Doctor Who, Abed explica que juntar os amigos pode afetar toda a dinâmica do grupo e acaba entrando em uma crise quando Annie tenta ensinar empatia ao amigo. Claro que o plano falha e, enquanto Abed mostra que conhece mais da essência dos colegas do que ela, Annie precisa usar de toda a sua paciência e imaginação para “consertar” Abed. A interação de Annie, Troy e Abed no programa matinal dos meninos no final do episódio foi mais uma daquelas cenas ótimas que mostra como o elenco da série é afinado. Apesar do Dreamatorium ser um local cheio de imaginação, as maluquices do reitor é que sempre desafiam a nossa criatividade. Ele não precisa de um quarto especial ou esconder as suas excentricidades.

3×17 – Basic Lupine Urology (por Maura)Fazer referências a cultura pop é basicamente um clichê das comédias atuais. Muitas tem apostado nessa fórmula de sucesso, mas nenhuma o faz tão bem quanto Community. A série já teve diversos episódios homenageando gêneros da televisão e cinema, que envolveram elementos clássicos das telas como: máfia, bang-bang, zumbis, etc. Basic Lupine Urology entrou para esta categoria ao adotar outro formato clássico: investigação e crime, sendo baseado especificamente na série de sucesso da TV americana Law & Order. Desde a abertura, tudo foi modificado para se adequar ao gênero, com destaque para Troy e Abed como os detetives do caso (com direito a caracterização com sobretudos), Annie e Jeff como os promotores e a participação hilária de Britta como uma geek de computadores analisando uma fotografia. Embora o episódio seja muito melhor para quem já viu pelo menos uma das franquias de Law & Order (o que não é muito difícil para um apaixonado por séries), o drama apresentado foi universal: o assassinato de um inhame. E isso fez com que esse episódio merecesse seu lugar na lista de ouro de Greendale.

Então, quais são os seus episódios favoritos de Community? Conta pra gente, comente!

Espero que tenham gostado, até a 4ª temporada! #sixseasonandamovie


Keyla Mendes

Uma paulista vivendo em Minas esperando pacientemente o momento de sair para conhecer o mundo. Ou, quem sabe, o universo... Tudo depende de um certo Doutor e sua cabine mágica.

Lavras / MG

Série Favorita: Joan of Arcadia

Não assiste de jeito nenhum: Séries médicas

×