Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Top 10 – Amigos que todo mundo gostaria de ter

Por: em 20 de julho de 2011

Top 10 – Amigos que todo mundo gostaria de ter

Por: em

Durante o ano, algumas datas costumam surgir como prováveis candidatas ao “Dia do Amigo“, mas o dia 20 de Julho costuma ser quase uma unanimidade. Você sabe o porquê da data?

Em 20 de julho de 1969 o homem chegava à lua e o argentino Enrique Ernesto Febbraro decidiu que esse seria o melhor marco da possibilidade de se fazer amigos em todo o universo. Ele então enviou 4 mil cartas para pessoas de vários outros países e, dez anos depois, teve o seu esforço reconhecido quando a data foi oficialmente agregada ao calendário de seu país. Resultado, com o passar do tempo o Dia do Amigo passou a ser reconhecido também por vários países e o sujeito chegou a concorrer ao Prêmio Nobel a Paz.

Nossa comemoração por aqui não tem tantas pretensões… Juntamos algumas das turmas mais queridas das séries e elegemos, em cada uma, o(a) melhor representante desse dia.

Ted, Robin, Marshall, Lily e Barney (How I Met Your Mother)


A turma mais louca da big apple já rodou a cidade a bordo do táxi de Ranjit e, seja atrás o hambúrguer perfeito, cantando, se fantasiando para o Halloween, tomando todas no  McLaren’s, ou ajudando Ted a encontrar a futura mãe dos seus filhos, os cinco sempre permaneceram juntos. Superaram as inevitáveis separações de Ted e Robin e Robin e Barney e ajudaram a juntar novamente o verdadeiro casal da turma: Lily e Marshall.

E se, em todos esses momentos, Ted nunca foi o mais engraçado ou o mais inspirado, certamente foi o mais amigo. Até hoje Barney se degladia com Marshall pelo posto de melhor amigo do ex-namorado de Robin. E se ficar amiga do ex não é uma tarefa fácil,  Robin teve que enfrentá-la para não deixar de ter Ted em sua vida. Ted é melhor amigo até mesmo nas hora de dar uma dura na turma, como quando ele quando ele mostra a cada um o que deveria fazer de certo na vida, dizendo para Robin ir atrás de um emprego sério, aconselhando Lily e Marshall tomarem coragem e tentarem ter seu primeiro filho e mandando Barney devolver o terno caríssimo e doar o dinheiro para a caridade.

Meredith, George, Izzie, Karev e Cristina (Grey’s Anatomy)

Eles foram unidos pelo acaso. Ou melhor seria dizer pela competência? Selecionados como internos do Seattle Grace, Meredith, George, Izzie, Karev e Cristina acabaram não só se tornando grandes amigos, mas também morando debaixo do mesmo teto. Irônicos e sarcásticos como poucos, os fab five, como ficaram conhecidos no início de Grey’s Anatomy não aceitam a presença de qualquer um ao seu lado, sempre dando um jeito de afastar novatos… Igualmente internos, claro, residentes são sempre bem vindos.  Como eles mesmo se deram conta em certo episódio, são eles os mais populares do hospital, invejados e admirados por todos.

E o melhor amigo de uma turma como essa só poderia ser mesmo o único sujeito 100% bom  e (ingênuo) naquela turma que começou junta 3m 2005: George O’ Malley. Mesmo apaixonado por Meredith, ele nunca deixou de ser seu amigo, perdoando-a até mesmo depois dela ter abusado dos seus sentimentos. Também se apaixonou por Izzie e mesmo saindo frustrado também nesse romance, nunca deixou se ser seu amigo. Conseguiu se aproximar até mesmo da inabalável Cristina e do impenetrável Karev, deixando em todos um vazio impreenchível com a sua morte.

Jeff, Annie, Abed, Britta, Troy, Shirley e Pierce (Community)


Ir parar numa faculdade de segunda linha não é o sonho de ninguém  mas, se isso acontecer, você certamente vai querer estar ao lado de uma turma de estudo tão ensandecida quanto a de Greendale. Jeff, Annie, Abed, Britta, Troy, Shirley e, até mesmo, Pierce, conseguem tornar as aulas muito mais interessantes. Ou melhor seria dizer “menos desinteressantes”? Em apenas dois anos passados juntos, os sete já provaram que podem ser amigos até mesmo em stop motion. E não importa o que acontecer… Seja o fim das aulas de espanhol, um vírus que transforma todos em zumbis ou, quem sabe até, o destruidor número 1 de amizades: o sexo casual, o grupo de estudos de amigos de Greendale sobreviverá a tudo.

Talvez ainda esteja cedo pra dizer, mas Abed e sua inocência parecem formar o “amigo perfeito” no meio desse bando de malucos. Ele pode ser o melhor amigo de Troy, mas isso não o impede de jogar toda a sua produção cinematográfica fora por Shirley, ou se tornar um bitch-honorário por Britta, ou até mesmo de ajudar todos seus amigos a “pousarem” no solo da faculdade em segurança… Quando o que ele mais queria era estar também à bordo. Um amigo completamente doido, à altura dos seus também loucos amigos de Greendale.

Nathan, Haley, Lucas, Brooke, Peyton e Mouth (One Tree Hill)


Quando vimos Nathan, Haley, Lucas, Brooke, Peyton e Mouth pela primeira vez eles não eram exatamente o que se pode chamar de “amigos”. Os anos se passaram e, com o tempo, a forte amizade existente entre Lucas e Haley, Brooke e Peyton se estendeu aos demais, transformando os colegas de colegial em amigos pra vida inteira.  De lá pra cá muita coisa aconteceu; tentativas de assassinato, amigos importantes que se foram, a chegada de Jamie ao mundo, o adeus de Lucas e Peyton a Tree Hill… Acontecimentos fortes e marcantes que só tornaram o quinteto ainda mais unido.

E a cola nessa história toda sempre teve nome e sobrenome: Haley James Scott. Foi Haley quem fez Nathan se tornar um bom homem e finalmente se aproximar de Lucas. Foi Haley quem ajudou Brooke e Peyton a superarem as suas infinitas brigas por Lucas ao longo dos anos. Foi Haley quem deu a mão a Brooke quando ela perdeu sua melhor amiga. E também foi Haley quem deu a luz a Jamie, a segunda cola oficial da turma de Tree Hill. E, claro, não podemos esquecer de quando Haley chamou as amigas para dançarem ao som das Spice Girls!

Kevin, Winnie e Paul (Anos Incríveis)


Antes de Kevin se apaixonar por Winnie ela era tão sua amiga quanto Paul e os três cresciam, inseparáveis, nas suas ruas do subúrbio. Brincavam no Harper’s Woods, fugiam de Wayne e seus amigos, tomavam chuva e ansiavam pelo dia em que entrariam, juntos, no ginásio. Mas, claro, não é fácil manter uma amizade entre meninos e meninas sem mudanças quando os hormônios estão em ebulição. Mas, mesmo que namorando e terminando repetidas vezes, Kevin e Winnie sempre permaneceram amigos.

Graças a quem? A Paul, claro, o melhor amigo dos dois. Paul esteve ao lado de Kevin para ajudá-lo a se tornar um amigo — e uma pessoa — melhor, ajudou a amolecer o coração de Winnie quando ela precisava perdoá-lo, e, mesmo quando decidiu mudar de escola, nunca se deixou afastar dos seus melhores amigos, mesmo quando Kevin agiu como um idiota. Paul podia ser alérgico a tudo, mas certamente atravessaria uma piscina de pasta de amendoim e camarão para ajudar Kevin e Winnie.

Carrie, Miranda, Charlotte e Samantha (Sex and the City)


Quem afirma que sempre haverá rivalidade entre amigas mulheres certamente não conhece Carrie, Miranda, Charlotte e Samantha.  Pra quem conhece Sex and the City, é difícil pensar em amizade e não lembrar das quatro; elas se conhecem e se apoiam há anos e, como bem Charlotte já disse, são a almas gêmeas umas das outras.

E se as quatro são grandes amigas, a maior representante da palavra amizade é, provavelmente, Miranda. Ela está sempre disposta a falar a verdade que a amiga precisar ouvir, nem que aquela verdade a machuque, como quando deixou claro a Carrie que não apoiava mais o seu relacionamento com Big. Também está sempre lá para oferecer seu ombro amigo, mesmo que a distância, como na vez em que seguiu Charlotte até em casa, quando a amiga estava triste com as ínfimas possibilidades de, um dia, conseguir ter um bebê. Miranda, forte como é, está sempre lá, pronta para segurar a mão das suas melhores amigas.

Dra. Brennan, Booth, Angela, Hodgins, Dr. Sweets e Dra. Saroyan (Bones)

Nem sempre trabalhar juntos significa necessariamente uma amizade entre os colegas… E durante algum tempo até houve certa rivalidade entre a Dra. Camille Saroyan e a Dra. Temperance Brennan no laboratório de antropologia forence do museu Jeffersonian. Mas, depois de um tempo que Camille entrou para a equipe,  entendeu que ali todos eram muito unidos, e ela nunca conseguiria nada daquele pessoal se ela estivesse contra a Dra. “Bones”. Cada um tem uma especialidade diferente e suas características se completam na resolução de misteriosos homicídios que o FBI traz para investigarem.

Em um episódio recente, eles discutiram quem era a “cola” da turma, e a conclusão que Bones chegou é que era a promotora Caroline Julian; mas como não achar que a melhor amiga é a pessoa aparentemente menos emocional da turma e mesmo assim com o maior coração de todos, a Dra. Bones? Ela é incansável, mas quando se trata dos seus amigos ela sempre dá um jeito de fazer o impossível. Como quando estavam em perigo, Booth havia sido sequestrado e Brennan achou evidências das coisas mais improváveis para conseguir encontrar o, até então, amigo e parceiro. Ela não tem muito apego material e, diversas vezes, ajudou Ângela financeiramente, ou mesmo racionalizando assuntos incômodos para trazer algum conforto para os seus internos.

Leonard, Sheldon, Howard e Raj (The Big Bang Theory)

Quatro cientistas e pesquisadores da universidade da Califórnia, mais estranhos e diferentes entre si do qualquer um de nós já conheceu. Inocentemente, Leonard respondeu a um anúncio sobre uma vaga num apartamento e acabou tendo que fazer um teste de seleção super nerd para dividi-lo com Sheldon. Junto com o novo colega de quarto, Sheldon ganhou também dois novos amigos, Raj e Howard e,  além de trabalharem na mesma universidade, os quatro amigos passam quase todo o tempo livre juntos, com regras rígidas sobre o que fazer em cada dia da semana para se divertirem.

Quem dentre eles poderia ser o melhor amigo da turma se não o Leonard? É o que tem maiores noções sobre viver em sociedade, o mais paciente e com maiores habilidades para apaziguar os conflitos. Mas nem sempre isso ajuda muito quando seu colega de quarto é o Sheldon. Mesmo assim, Leonard dá carona todos os dias para Sheldon, já levou Raj para a Suíça no dia dos namorados, ajudou Howard a ficar com Bernadete… Mesmo na maioria das vezes acabando envergonhado pelos melhores amigos.

Sarah Jane, Capitão Jack Harkness, Rose, Donna, Martha, Wilfred e Doctor (Doctor Who)

Este deve ser o grupo de amigos mais estranhos. Conviveram muito pouco tempo, mas enfrentaram grandes perigos juntos para salvar o mundo do “fim do tempo”. E o mais importante, viveram por algum tempo dentro da TARDIS, junto com o Doctor. Todos eles tinha um gosto pela aventura, podiam ser teimosos como Donna, ou ter um espírito moleque como Rose, mas a vontade de sempre fazer a coisa certa e se sacrificarem por um bem maior eles aprenderam com o Doctor.

Quando existe uma ameaça alienígena, a Terra está quase acabando, o universo implodindo, ou um terrível paradoxo temporal está prestes a acabar com tudo, o melhor amigo que você pode ter é o Doctor. Além do grande conhecimento, inteligência e habilidade para lidar com esse tipo de situação, ele pode te levar também para assistir eventos grandiosos (como o fim do universo) ou para conhecer pessoas que marcaram a história mundial, como Shakespeare, Agatha Christie, Rainha Victória ou Van Gogh. Claro que você sempre correrá um grande risco nestas viagens, mas vale a pena, não vale?

Rachel, Ross, Monica, Chandler, Phoebe e Joey (Friends)


Eles são imbatíveis. É difícil gostar de Friends sem nunca ter tido, nem por um minuto,  a vontade de fazer parte dessa turma. Seja em New York, Las Vegas ou Londres, os seis amigos já aprontaram de tudo… Cutucaram o vizinho peladão (ugly naked guy), apostaram o próprio apartamento, se enfrentaram no futebol americano pela taça Geller, ficaram sem gasolina no meio da estrada, se apaixonaram, se separaram e criaram pintos e patos.

Ela pode não ser a “friend” favorita, mas talvez seja a mais amiga de todos.  Monica acolheu Rachel quando ela mal podia pagar suas contas, sempre alimentou Joey, cuidou da vida amorosa de Chandler muito antes dele se tornar seu marido, ajudou Ross a superar todas as suas decepções com mulheres e deu uma mãozinha pra ajudar Phoebe a se manter financeiramente quando a amiga perdeu o emprego na clínica de massagem. Com seu lado mãezona, Monica foi mais que indispensável para manter esses amigos juntos ao longo dos anos… Juntos, limpos e alimentados!

E pra fechar esse Top 10, que tal um vídeo diferente? Um especial sobre o final de Friends com cenas clássicas e depoimentos dos atores se despedindo e dizendo o quanto aqueles seus colegas de profissão se tornaram realmente seus amigos.

_________________________

Quer mais celebração pelo dia? Dá uma olhada nos nossos posts de 2010 sobre as maiores provas de amizade das séries e de 2009 sobre os nossos amigos inesquecíveis.

E feliz #DiadoAmigo pra toda a turma do @apxporseries e em especial pra minha grande amiga Camila, que me ajudou com esse post.


Cristal Bittencourt

Soteropolitana, blogueira, social media, advogada, apaixonada por séries, cinéfila, geek, nerd e feminista com muito orgulho. Fundadora do Apaixonados por Séries.

Salvador / BA

Série Favorita: Anos Incríveis

Não assiste de jeito nenhum: Procedurais

×