Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Os melhores programas de culinária do Brasil

Por: em 31 de julho de 2014

Os melhores programas de culinária do Brasil

Por: em

Comida é um assunto que interessa todos nós. Seja como apreciadores (degustadores?) ou como entusiastas da arte de cozinhar. Quem gosta de série e gosta de cozinhar provavelmente já assistiu algum programa que dá água na boca. Vemos muitos programas culinários na TV mundial, muitos realitys shows de competição entre melhores chefes, sejam iniciantes, profissionais, que nunca cozinharam antes, ou mesmo as crianças prodígios do Master chef Junior. O Australiano é espetacular. Mas no Brasil também temos bons programas culinários, poucos de competição como lá fora, mas com ótima produção, sabores mais brasileiros e bem divertidos.

Diário do Olivier

culinaria-brasil-Olivier

Diário do Olivier é um programa antigo, desde 99 o chefe Olivier Anquier comanda o programa mostrando o melhor da culinária mundial, e esse mostrar não é somente reproduzindo as receitas. O francês já rodou o mundo para mostrar em seu programa a diversidade culinária de todo o mundo diretamente de onde é feita. Ele viaja para os lugares (antigamente em seu simpático fusquinha) e vai na casa das pessoas para preparar os pratos, passeia pelos mercados locais, experimenta de tudo e depois prepara ele mesmo versões destes pratos. O Seu programa pode ser considerado mais do que um programa de culinária, é um programa cultural, com curiosidades sobre vários países e também sobre o Brasil. O interior de Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul, Bahia… o fusquinha já rodou por todos estes lugares, e recentemente ele foi de moto para o Chile, para a Turquia, para a China. Enfim, Diário do Olivier é um programa que além de dicas e receitas maravilhosas, conta com um apresentador pra lá de simpático e é uma perdição para a vontade de viajar.

Que Marravilha!

culinaria-brasil-Claude

O Chefe Claude Troisgros comanda o Que Marravilha!, apesar da origem francesa o chefe está há muito tempo no Brasil, e o programa não poderia ser mais brasileiro. O formato de competição do programa é bem interessante. Não há chefes competindo entre si, mas sim o Chef Claude competindo com fãs. Na 1ª temporada, os telespectadores eram desafiados a reproduzir em casa o que o Claude fez em seu restaurante. Cada episódio tem só um participante e vemos uma receita feita duas vezes. Na 2ª temporada, são os telespectadores que desafiam o Claude a reproduzir as receitas tradicionais de suas famílias. Nem precisa dizer que em qualquer uma das temporadas temos ideias maravilhosas para cozinhar e rimos muito dos desastres que acontecem.

Tempero de Família

culinaria-brasil-Hilbert

Tempero de Família é o programa comandado pelo ator e modelo Rodrigo Hilbert. Dizendo assim nem parece ser tanta coisa, mas o programa é um delícia de assistir e Rodrigo mostra que sabe realmente o que está fazendo quando está em frente ao fogão. A 1ª temporada foi gravada em Orleans (SC), na casa dos pais de Rodrigo e ele basicamente fazia receitas da família. Na 2ª temporada, ele levava amigos e familiares ao sítio que tem com a esposa em Teresópolis e ensinava novas receitas. A 3ª – e melhor, na minha opinião – temporada conta a história de receitas e mostra a rotina de famílias em geral, de gente normal, como eu ou você. Mas sabe qual é a melhor parte do programa? O Rodrigo está pouco ligando para o politicamente correto das receitas saudáveis, tudo o que ele quer é fazer um prato gostoso e sem muito fricote. No Tempero de Família tudo acontece como em um almoço de família, comida simples, gostosa, bem temperada e servida em um ambiente aconchegante.

Homens Gourmet

culinaria-brasil-homens-gourmet

Juntar os amigos para bater papo é gostoso, mas bater papo e beber uma cerveja enquanto um jantar é preparado é melhor ainda. Homens Gourmet é o programa que une 4 amigos e chefes de cozinha em volta do fogão. Os apresentadores e suas especialidades são: Carlos Bertolazzi em culinária italiana, Dalton Rangel em comida internacional, Guga Rocha em pratos regionais e João Alcântara em alimentação saudável e funcional. A formação não é a original, só Bertolazzi e Dalton participaram de todas as temporadas, e o formato do programa também foi modificado, ficou mais solto e divertido, com direito a muita zoação entre os cozinheiros. O programa desmistifica a imagem do chefe que nunca erra e sabe de tudo, muita comida já saiu de improviso no Homens Gourmet e, quando isso acontece, é claro que os amigos estão ali para zoar o companheiro. Já valeria a pena assistir só pelo clima de amizade e descontração, mas as receitas deliciosas – e muitas vezes super simples – fazem o programa ficar ainda melhor.

Brasil no Prato

culinaria-brasil-Carla

Carla Pernambuco é a chefe de cozinha responsável pelo Brasil no Prato, um programa que tem por objetivo mostrar do que é feita a cozinha brasileira, todos os seus temperos e sabores. Num país tão grande e rico culturalmente, é claro que o programa seria um sucesso. De Norte a Sul, a culinária é explorada de um jeito inteligente e que encanta, um pouco disso graças à simpatia da apresentadora. Na temporada mais recente, a culinária de diversos países ganhou destaque, mas tudo isso sem sair de São Paulo, então é claro que surgiram algumas brasileirices, aquelas adaptações da comida internacional que são bem comuns por aqui. Brasil no Prato é aquele programa que deixa nosso caderno de receitas cheio de delícias para impressionar a galera.

Bela cozinha

culinaria-brasil-Bela

Bela Gil chegou há pouco tempo no mundo dos programas de culinária. Seu programa no GNT ainda está na primeira temporada, mas já é difícil conversar com alguém sobre esse tipo de atração e não ouvir a pegunta “você já viu aquele programa novo com a filha do Gilberto Gil?”. Formada nos Estados Unidos em Culinária Natural e em Nutrição e Ciência dos Alimentos, Bela é muito mais do que isso. No Bela Cozinha, ela recebe sempre algum amigo famoso e prepara uma versão “natureba” de alguma receita que o convidado goste ou precise comer por alguma restrição médica. Para Carolina Dieckman, um bolo de chocolate vegano com agar agar, pra irmã, Preta, um café da manhã sem leite de origem animal.  Sempre permeando as receitas com dicas de alimentação saudável e sugestões de opções para alimentos que não fazem bem ao organismo. Depois de assistir o episódio, ainda dá pra conferir a receita no site do canal, além de conferir outras no seu próprio site.

_________________

Vocês assistem algum destes programas? Já fizeram alguma receita?


Camila

Mineira, designer, professora que gosta tanto de séries que as utiliza como material didático.

Belo Horizonte/MG

Série Favorita: Fringe

Não assiste de jeito nenhum: Supernatural

×