Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

[Personagem/Ator] Anna/Morena Baccarin

Por: em 5 de maio de 2011

[Personagem/Ator] Anna/Morena Baccarin

Por: em

Em uma plataforma de entretenimento que tem o foco em território americano, mas vem crescendo cada vez mais em países como Canadá e Inglaterra, é difícil vermos ou falarmos de atores brasileiros em blogs de séries. O primeiro exemplo que vem a mente de um fã de séries seria de Rodrigo Santoro, que entrou para o elenco regular da série de sucesso mundial Lost, mas acabou se dando mal. Portanto não é fácil podermos enaltecer uma atriz de seriados ligada com o Brasil. Mas Morena Baccarin prova que aqui nascem estrelas capazes de brilhar em territórios estrangeiros.

Morena nasceu dia 02 de Junho de 1979 no Rio de Janeiro, filha da atriz e produtora Vera Setta e do jornalista Fernando Baccarin. De acordo com a atriz, existem diversas histórias que originaram o nome de Morena, mas a verdadeira é que a mãe Vera interpretou uma personagem chamada Morena no filme brasileiro de 1976, Os Vampiros de Copacabana. Quando seu pai Fernando foi transferido para a sede de New York da Rede Globo onde trabalharia como editor, Morena foi junto, aos 7 anos de idade. Desde então a atriz tem morado nos Estados Unidos, onde já viveu em New York e Los Angeles, mas atualmente mora em Vancouver pelas filmagens de V.

Em New York, Morena fez o ensino fundamental na escola pública New York City Lab School for Collaborative Studies, onde estudou com Claire Danes; e o ensino médio na Fiorello H. LaGuardia High School. Depois de formada, a atriz entrou para o consagrado conservatório de artes cênicas Julliard School, de onde saíram diversos atores de renome. Antes de ir para Los Angeles tentar firmar de vez sua carreira, Morena atuou em três filmes: Perfume, Way Off Broadway e Roger Dodger. Foi então que resolveu ganhar mais dinheiro como atriz e se mudou para Los Angeles em 2001, dando um prazo a si mesma de uma semana para conseguir algo. Não precisou nem de três dias!!

Após a falta de química entre a polêmica Rebecca Gayheart com o elenco de Firefly, Morena fez um teste e foi aclamada pelo diretor e criador Joss Whedon. A série Firefly foi o primeiro trabalho de sucesso de Morena. Apesar de ter durado apenas uma temporada de 14 episódios e cancelada por baixa audiência, a série foi bem recebida pelos críticos e conseguiu construir uma base de fãs leais que ajudaram na compra do DVD da série e contribuíram para a criação do filme Serenity, uma continuação de Firefly. Na série e no filme, Morena interpretou Inara Serra, uma cortesã da alta sociedade que aluga uma das naves auxiliares de Serenity para atender seus clientes, forjando um relacionamento complicado e de tensão sexual com o protagonista Mal Reynolds.

Até conseguir outro papel significativo, Morena dublou a personagem Canário Negro na série Justice League e apareceu em episódios de The O.C., Kitchen Confidential, How I Met Your Mother e Justice. Em 2008, a atriz voltou a aparecer em uma série sci-fi, dessa vez em Stargate SG-1 como a versão adulta da personagem Adria. Morena recebeu o convite para interpretar a personagem pelos próprios produtores da série que foram fãs de Firefly. Como Adria, Morena também fez parte do filme Stargate: The Ark of Truth. Entre Stargate e V, a atriz voltou a fazer diversas participações em séries como Las Vegas, Dirt, Numb3rs e Medium; além dos filmes Sands of Oblivion, Death in Love e Stolen. Em 2007 a atriz fez parte do elenco principal da série Heartland da TNT, como a enfermeira Jessica, porém a série teve péssima recepção e foi cancelada com 9 episódios.

Porém, o reconhecimento mundial viria mesmo em 2009!! Depois de cortar os cabelos para o filme Death in Love, Morena descobriu sobre o remake de V e conseguiu fazer um teste. Os produtores aprovaram, a Warner também, assim como o canal ABC e a atriz foi escalada para viver a vilã Anna, rainha dos visitantes. Rapidamente Morena chamou a atenção dos críticos e dos fãs da série por sua ótima atuação. É difícil interpretar uma personagem que precisa NÃO expressar sentimentos, mas a atriz conseguiu e logo se tornou a atração de V, passando até de Elizabeth Mitchell, adorada pelos fãs de seriados. Além disso, Morena vem sendo conhecida como uma atriz simpática e atenciosa, sempre twittando, inclusive em português, e diz amar o Brasil e visita nosso país frequentemente. Para quem quer conhecer mais da atriz, vale muito a pena assistir essas entrevistas dela: aqui no Brasil com Jô Soares (partes I e II) e com Jimmy Kimmel (partes I e II).

Anna é a rainha dos visitantes que tem como plano acabar com os humanos para que seu povo habite a Terra. Ela usa nosso DNA para fortificar sua espécie e torná-los cada vez mais fortes e avançados tecnologicamente. Anna é ambiciosa e mortal, acabando com qualquer um que atrapalhe suas missões. Porém, ao longo das duas temporadas de V, percebemos que a líder está cada vez mais tomadas pelas emoções humanas, o que ela nega e por isso continua a busca pela descoberta da alma humana e sua extinção. Na finale da 2ª temporada, Morena deu um show de interpretação e por isso todos nós fãs de V e da atriz esperamos que a série receba uma 3ª temporada para que possamos acompanhar cada vez mais o excelente trabalho dessa grande atriz brasileira.


Caio Mello

São Bento do Sul – SC

Série Favorita: Lost

Não assiste de jeito nenhum: Séries policiais

×