Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Por dentro de: Dona Moça

Por: em 27 de maio de 2015

Por dentro de: Dona Moça

Por: em

dona-moca-4Estreia hoje Dona Moça, uma websérie inspirada em um dos clássicos da nossa literatura, Senhora de José de Alencar e nós, do Apaixonados por Séries, resolvemos conversar com a Larissa Siriani, uma das responsáveis pela ideia, para saber um pouquinho mais sobre como isso aconteceu. E se você acha que a ideia lembra The Lizzie Bennet Diaries, que é inspirada em Orgulho e Preconceito, você não está errado, leitor. Ela surgiu exatamente em um grupo no Facebook destinado às adoradoras da websérie de Hank Green e Bernie Su. Em um dos tópicos de conversa, elas começaram a  falar sobre quais livros renderiam boas adaptações e a Chris Salles (amiga que fazia parte do grupo) disse que Senhora seria um deles.

Uma semana depois deste dia, elas tinham a sinopse e a descrição de cada personagem prontas. Um tempo mais tarde, três delas, a Larissa, a Jacqueline e a Maria Raquel, começaram a escrever alguns roteiros e só depois disso é que resolveram focar, de verdade, no projeto. Chamaram mais algumas pessoas que poderiam agregar conhecimento prático à websérie. E então decidiram quando iriam botar a mão na massa e fizeram. A ideia existia há alguns anos, mas foi só em 2015 que tudo se encaminhou para que as gravações tivessem início.

Achou tudo muito legal, mas não sabe ou não se lembra da história do livro? Calma, vamos dar uma resumida na história, que se passa no século XIX, para você: Aurélia é uma moça pobre que namora Fernando, um rapaz ambicioso que termina o namoro para se casar com Adelaide e receber o dote prometido em troca casamento. Mas Aurélia recebe uma herança e resolve se vingar do amado, negociando um casamento com ele, que só fica sabendo que ela é a noiva no dia em que irão se casar. Ele fica feliz, mas ela deixa claro que o comprou para que ela possa cumprir seu papel de mulher casada na sociedade.dona-moca-1Então, Dona Moça vai retratar esta história nos dias atuais, contando a história de Aurélia (Lia) Camargo e Fifi Mascarenhas, que são duas grandes amigas e sócias em uma empresa de eventos chamada Dona Moça e que faz muito sucesso. Acontece que a Lia ainda ama um ex-namorado, Fernando, que a deixou pra buscar alguém com um status social melhor que o dela. Ele, que era playboy, agora precisa de um emprego para impressionar o pai da atual namorada e ela, que era pobre, hoje é rica e dona de uma empresa. Bom, já dá para imaginar o que vai acontecer… A primeira temporada de Dona Moça vai ter 10 capítulos que serão lançados todas as quartas-feiras no canal da série no Youtube. E hoje tem a estreia do primeiro episódio!

Fazer Dona Moça tem sido uma experiência incrível em vários sentidos. Siriani, Larissa

A Larissa ainda contou que ela, como autora, nunca tinha trabalhado a partir de um material que não fosse dela e que elas querem manter fidelidade à narrativa que foi contada por José de Alencar e isso é mais um desafio. A experiência de escrever em “várias mãos”, compartilhando todas as ideias em um grupo também está sendo um aprendizado. Mas elas estão bem focadas em contar esta história e, para isso, estão descobrindo um universo novo: o da narrativa transmídia, contando pequenos pedaços da história em mídias paralelas, como Instagram, Twitter e Blog.
dona-moca-2Elas estão explorando todas as possibilidades que as redes sociais podem oferecer, buscando impactar cada vez mais público. A Lari disse que uma ação de “inauguração” do canal teve um retorno muito legal, com interação do público e que vão explorar ainda mais isso, pois é algo que o vídeo sozinho não dá.

Basicamente, a coisa toda tem sido uma loucura. Mesmo agora, há horas do lançamento, às vezes eu me pego pensando “nós realmente fizemos isso”, porque parece uma coisa muito maluca pra ser real. Quero dizer, cinco meninas sem dinheiro e sem experiência, que um dia simplesmente disseram “vamos lá” e fizeram, sabe? Siriani, Larissa

Quem curtiu a história e quiser acompanhar tudo de pertinho, pode conferir o Facebook e o blog da Adorbs Produção, o blog fictício da Dona Moça Eventos, o Twitter dos Personagens e o Instagram da Fifi, Madê e do Fernando.


Nós adoramos a ideia, estamos bem ansiosos pela estreia de Dona Moça e vamos acompanhar todas as novidades. Mas diz aí, gostou da história e vai dar uma chance à websérie? Conta pra gente nos comentários.


Renata Vivan

Curiosa por natureza. Chata por vocação. Social media por paixão. Designer de Interiores em formação por inquietação Viciada em séries e novela por culpa da prima que a largava na frente da TV para poder namorar.

Palhoça/SC

Série Favorita: One Tree Hill

Não assiste de jeito nenhum: The Walking Dead

×