Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Alcatraz

Por: em 19 de janeiro de 2012

Alcatraz

Por: em

“On March 21st, 1963, Alcatraz officially closed. All the prisoners were transferred off the island. Only that’s not what happened. Not at all”.

 

WOW! Não tenho como começar este post de outra forma: adorei Alcatraz! E saibam que eu estava com muitas ressalvas e, até mesmo, uma raiva enrustida da série, já que ela, muito provavelmente, substituirá a excelente Fringe como a série de sci fi da FOX. Entretanto o onipresente J.J. Abrams me surpreendeu novamente e apresentou um show com uma premissa intrigante, ritmo frenético e personagens extremamente carismáticos.

Utilizando como “personagem principal” um dos presídios mais famosos e míticos do mundo, na fenomenal baía de San Francisco, Alcatraz apresenta uma nova versão dos verídicos fatos acerca do encerramento de suas operações: o presídio seria desativado em 1963 pelos altos custos e precariedade das instalações e seus prisioneiros transferidos, sendo essa a versão oficial. Entretanto, 302 pessoas, incluindo funcionários e presidiários, sumiram de The Rock, sem deixar qualquer pista e foram dados como mortos. Assim, o show apresenta o retorno dos grandes criminosos nos dias de hoje sem qualquer sinal de envelhecimento e sem registros.

A série acompanha a secreta força-tarefa que tenta localizar e prender estes criminosos, bem como descobrir suas reais motivações. O departamento é composto pela jovem Rebecca Madsen (Sarah Jones), uma detetive extremamente ligada ao passado da ilha, Diego Soto ou Doc (Jorge Garcia), o historiador nerd e aficcionado pela história da ilha, e Emerson Hauser (Sam Neill), o dúbio agente do governo envolvido em grande parte dos mistérios do show.

Apesar de não gostar de premiere duplas, a apresentação de dois episódios seguidos da série foi importante, já que possui uma premissa cheia de elementos e detalhes. Por ter um ritmo avassalador, sem qualquer tipo de enrolação, as quase duas horas de show foram bem desenvolvidas, impactantes e contaram com inúmeros twists e revelações. Assim, Alcatraz evidenciou que terá uma complexa mitologia que prenderá a atenção dos telespectadores e fãs de sci fi. Acredito que este seja um ponto extremamente positivo do show, apesar de ter uma história super detalhista e misteriosa que agradará os apaixonados pelo gênero, a narrativa, através de casos da semana, também prenderá atenção do espectador comum americano, que aprecia muito a fórmula.

É muito provável que Alcatraz torne-se um hit, e a audiência de 10 milhões de pessoas na estréia confirma o fato. A misteriosa premissa do show, do desaparecimento e reaparecimento de prisioneiros sem sinais de envelhecimento, nos gera inúmeras questões: por quê? Com que propósito? Quem está por trás disso? Obviamente que as perguntas serão melhor desenvolvidas e abobadadas aos poucos, mas é importante destacar as importantes e surpreendentes revelações dos dois primeiros episódios.

Além do ótimo pano de fundo, a ligação íntima dos três principais personagens, Madsen, Soto e Hauser, com a ilha tornam a série ainda mais profunda e emocional. Ressalto também a bela atuação de Sam Neill que desde The Tudors me fascina. Desde já seu personagem apresenta uma notória dualidade, inclusive um lado sádico bastante aparente quando se trata dos ex-presidiários. Sobre o queridinho do público Jorge Garcia pode-se confirmar o quão similar ele é ao famoso Hurley (Lost), inclusive sendo utilizado como o principal alívio cômico da série.

A história contada em dois tempos distintos, com o uso constante de flashbacks, me agrada muito, pois foca em aspectos da prisão/vida dos prisioneiros que coincidem com a caçada presente. Para os incrédulos de Alcatraz confirmo que o show possui sim muitas similaridades com Lost, Fringe e Alias, mas os elementos chaves abordados fazem da série um “must see” do gênero. Ainda, estamos precisando, desesperadamente, de uma boa opção de sci fi, e acredito que Alcatraz suprirá esta demanda.

Para quem ainda não viu já adianto que as primeiras duas horas do show já trazem importantes revelações e levantam inúmeras dúvidas que são típicas abordagens das séries de Abrams. Espero a todos para acompanhar as reviews do show aqui no Apaixonados por Séries!

 

P.S.: No próximo domingo o canal de televisão brasileiro Warner transmitirá a premiere de Alcatraz, com um atraso de menos de uma semana do lançamento americano. Fica a dica para todos prestigiarem a fim de incentivar os canais brasileiros a diminuir a gigante espera que atualmente enfrentamos.


Gabriela Carvalho

Porto Alegre - RS

Série Favorita: Big Love

Não assiste de jeito nenhum: Supernatural

×