Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Awkward

Por: em 28 de julho de 2011

Awkward

Por: em

Todos precisam de uma guilty pleasure. Você pode até adorar os dramas mais intensos e polêmicos, como Dexter, Breaking Bad ou Damages (todos maravilhosos), mas é sempre bom reservar um tempinho da sua agenda para uma série descompromissada. Hoje, se alguém me pedir uma sugestão de série que se enquadra neste perfil, com certeza indicarei Awkward, produção recém lançada pela MTV. Entendo se alguém estiver torcendo o nariz agora, pois o canal não é referência de boas séries. Mas pasmem: Awkward é boa.

Pode até ser cedo para maiores conclusões, até o momento assisti apenas aos dois primeiros episódios lançados (1×01 – Pilot e 1×02 – Knocker Nightmare). Porém, já deu para perceber que a produção vale à pena, apesar dos clichês. Vejo a situação pelo lado positivo, pois é bom quando uma série genuinamente teen consegue agradar. Basta ser boa dentro de sua proposta.

A sinopse: Jenna é uma típica loser do colégio. Não é feia, mas é aparentemente sem graça. Um dia, ela tem a sorte (ou não) de ser correspondida por Matt (Matty McKibben, de Desperate Housewives), o garoto dos seus sonhos e um dos mais populares do colégio. Os dois trocam olhares e poucos minutos depois transam no quartinho dos fundos do ginásio. Ele queria apenas sexo, motivo pelo qual ela ficou muito chateada. Sua frustração se transformou em post “emo” em seu blog, cheio de exageros adolescentes (e quem já não passou por isso?). Durante a noite, enquanto tomava uma aspirina no banheiro, Jenna sofre um acidente, derruba diversas pílulas no chão, faz o secador de cabelos cair na banheira e quebra o ombro ao cair em um degrau. O resultado não poderia ser diferente: Seus pais, professores, amigos e colegas da escola pensam que ela tentou se matar. Deste dia em diante, Jenna passa de garota invisível para garota suicídio.

Não é inovadora, mas diverte. Algumas cenas são realmente engraçadas e a protagonista, Ashley Rickards (de One Tree Hill), é muito interessante. Ela me parece uma mistura de Ellen Page em Juno com a Emma Stone em Easy A. Sua atuação é direta, não é afetada, sua voz é um pouco grossa e às vezes debochada, o que eu considero um charme. Todas as personagens até o momento são divertidas, principalmente a conselheira do colégio, Valerie (Desi Lydic), uma mulher insegura, mais ainda que os alunos que lhe são enviados. Os adolescentes são curiosos, principalmente Matt e sua mania de cheirar as axilas, e Sadie (Molly Tarlov, de Huge), a líder de torcida gorda (inusitado, não acham?). Cada episódio tem cerca de 20 minutinhos apenas, a história se desenvolve rapidamente, mas nem por isso soa superficial. No caso de Awkward, este é um fator positivo, pois não se perde tempo.

Além da comédia, há espaço também para romance, pois com o passar do tempo, Matt provavelmente se apaixonará por Jenna. Outro que surge em cena é Jake (Brett Davern), um garoto muito mais maduro que o primeiro e que acabará despertando o interesse da protagonista. O problema é que ele já tem uma namorada, Lissa (Greer Grammer), outra líder de torcida (loira, magra e burra, um clichê). Confesso que já estou ansioso para assistir aos 10 episódios que restam da temporada para saber com quem Jenna ficará (estou na torcida por Jake).

O curioso é que Jenna continua apaixonada por Matt mesmo depois daquela experiência sexual capenga. Até hoje, eu nunca assisti a uma performance mais desastrosa que aquela (por parte dele, é claro). Faltou domínio. Faltou clima. Faltou química. Uma prova de que músculos e boa aparência física não são suficientes nestas horas. Mas ok, até que eu entendo Jenna. Por ser uma recém desvirginada não há como comparar o desempenho dele com o de outros caras.

E apesar de descompromissada, Awkward sabe como abordar o assunto auto-estima de forma leve e divertida. No piloto, Jenna recebe uma cartinha anônima com dicas para ser uma pessoa mais feliz e a cada episódio ela colocará um tópico em prática. Basicamente é aquela história de se soltar e viver intensamente cada momento, mesmo que você caia de cara no chão algumas vezes. O tipo de sugestão que já não se aplica apenas aos adolescentes e sim, a todos que buscam a felicidade.

A audiência do piloto de Awkward nos Estados Unidos foi de 1.72 milhões, boa média para a MTV. No Brasil não há data prevista de estréia. O Apaixonados por Séries é um dos primeiros blogs a falar sobre ela (parece que não deram muita atenção para a série, o que é uma pena – eu mesmo só fiquei sabendo hoje sobre a estréia). Então, aproveite a dica e assista ao piloto. Acredito que a maioria vai gostar.


Rodolfo

Uma versão masculina da Summer (de '500 Dias com Ela'): Fã de Indie Rock, o certinho da época da Faculdade e um completo 'desapaixonado'

Série Favorita:

Não assiste de jeito nenhum:

×