Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Breaking Bad – 5×10 Buried

Por: em 22 de agosto de 2013

Breaking Bad – 5×10 Buried

Por: em

O décimo episódio da última temporada de Breaking Bad começa como muitos outros da série: Silenciosamente.

É comum que a cena inicial seja sem diálogos, algumas começam com pessoas avulsas a trama fazendo coisas que inicialmente nada dizem ao espectador. Essa estrutura narrativa se repete em muitos episódios e rende momentos arrebatadores à série. Também serve para nos lembrar de que existe um mundo exterior ao universo de Heisenberg, o mundo em que Walter White vivia antes do câncer, onde o único contato que ele tinha com a violência do mundo do tráfico e das drogas era pelo seu cunhado Hank e pela televisão. Como visto anteriormente (pela última vez no genial episódio 6 desta temporada), as pessoas comuns que entram, mesmo que sem querer, no universo de Heisenberg acabam se dando mal.

breaking-bad-buried-5x10

E é silenciosamente que o episódio começa, mostrando Jesse atingindo o ápice de seu conflito interno após despejar maços de dólares na porta de cidadãos comuns. Em um playground, ele gira deitado em um brinquedo de criança até ser encontrado por um senhor. Jesse sempre foi um personagem fenomenal, seus dilemas morais é um dos meus pontos favoritos do show e nesses últimos suspiros da série ele aparece em quase todo momento quieto, com expressão tensa. Dá para sentir na tela o turbilhão de emoções que se passa dentro do rapaz – trabalho primoroso de Aaron Paul – e só nos faz imaginar o que acontecerá quando ele por para fora o que sente. Voltamos a Walter, e para a alegria de todos, o episódio retorna exatamente de onde o último acabou, com o confronto tão esperado de Walter e Hank. Ao se separarem, a repentina mudança de atitude de Walter nos confirma: começou o jogo de gato e rato. Não demora muito para que a adrenalina seja injetada novamente, com uma disputa para ver quem primeiro chega a Skyler. Hank vence.

Walter já se viu muitas vezes diante de situações complicadas como esta durante a série, dessa vez ele realmente parece sob controle da situação, aquilo que ele sempre evitara (a revelação de sua identidade) não parece o abalar como antes e dá para sentir o “THE ONE WHO KNOCKS” por trás do professor de química. Logo ele toma as providências necessárias para apagar as provas que possam incriminá-lo. Saul propõe uma solução mais drástica e definitiva, evocando o pior de Heisenberg. Felizmente, Walter White fala mais alto nesse momento.

breaking-bad-buried

A cena do encontro de Skyler e Hank é outra de destaque nesse episódio. Imaginar o que se passa na cabeça dos personagens é um dos prazeres em assistir BreakingBad, e aqui Anna Gunn consegue mostrar, sem palavras, a encruzilhada em que se encontra sua personagem que no fim, também tem suas culpas. Lydia aparece mais uma vez e vemos que Todd está ao seu lado tentando reerguer o império que havia criado junto a Walter. Essa cena reforça o caráter traiçoeiro de Lydia, e com certeza ela será uma importante peça no desfecho da série.

Quando finalmente Walter e Skyler juntam-se em cena, vemos algo que não se via a tempo na série. Walter diz que se entregará a Hank, e que a única coisa que ele quer é que Skyler guarde o dinheiro para que futuramente entregue a seus filhos. Isso sempre foi o plano inicial de Walter, morrer e deixar a seus filhos um legado financeiro. Ele estava disposto a fazer tudo, e fez. Nesse caminho, vimos um homem se transformar em um criminoso, gostar disso e ter prazer em ser reconhecido e temido. Walter White desapareceu e Heisenberg prevaleceu; e tudo isso foi possível graças a um dos melhores trabalhos de atuação, direção e roteirização já vistos na televisão. Quando vi Walter no chão, aparentemente frágil e humano como não via há tempos, percebi que o cenário está montado, e o fim está próximo, não importa que quem fale seja um sincero Walter White ou um manipulador Heisenberg e se Skyler luta por seus próprios interesses ou pelos do marido.

Hank-Jesse

Tudo o que se pensa sobre o futuro de Breaking Bad é mera especulação, já que a série se provou mais de uma vez imprevisível… A verdade é que, quanto mais se aproxima do final, mais acho que a série terminará com Heisenberg morto… Resta saber se haverá redenção para Walter White.

Desculpem pela demora pela review, essa semana foi corrida, mas semana que vem estaremos de volta com a nossa programação normal.

Até lá.


Aline Pavani

Estudante de jornalismo esperando pelo dia em que descubram um universo paralelo e possa finalmente trabalhar na Fringe Division.

Jaguariúna/SP

Série Favorita: Fringe

Não assiste de jeito nenhum: Smallville

×