Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Breaking Bad – 5×15 Granite State

Por: em 24 de setembro de 2013

Breaking Bad – 5×15 Granite State

Por: em

Caminhando rumo ao fim, o episódio dessa semana não foi cheio de adrenalina, tiros e acusações. Mas pudemos ver Walter no fundo de seu poço emocional, pagando até 10 mil a hora pela companhia mais indiferente.

bryan-cranston-breaking-bad-granite-state

Acredito que essa foi a última vez que vimos Saul. O advogado já passou por tudo e mais um pouco com Walter e depois de se impor, afirmando não ser mais parte de seus esquemas, numa sequência onde começamos a ver a decadência de Walter emergir, Saul também terá sua fuga na qual escolheu – por saber demais – começar uma nova vida, sem tanto drama ao seu redor.

No maior estilo Bad ass das regiões gélidas dos Estados Unidos, Walter fraqueja em seu primeiro impulso de sair de seu esconderijo. E pouco depois nos deparamos com o personagem mais uma vez, e vemos de onde vem aquele par de óculos que o vimos usando no flashfoward. Mais tarde vemos que Sr. Lambert, não se acostumou da melhor forma com o novo lar e passou muito do seu tempo entretido fazendo uma montagem de tudo o que vem acontecendo com sua família, que é notícia, e tudo o que se vem falando sobre seu caso nos jornais.

Triste e doente, Walter parece não ter nada a perder. Ainda querendo se mostrar forte, tenta aplicar a quimioterapia em si mesmo, e falha, apenas mostrando o quão fraco está, tanto emocionalmente, quanto fisicamente. Implorando, ou melhor, pagando por companhia.
Sua tentativa de contatar Junior, na esperança que o filho ainda o amasse e acreditasse nele é tão frustrada que ele decide se entregar. Nesse momento, fiquei meio desacreditada, principalmente por causa do flashfoward, e como Breaking Bad sempre nos surpreende, nos 45 do segundo tempo o fugitivo muda de ideia ao ver seus antigos colegas, comentando sobre ele na televisão, o diminuindo, como pessoa e como químico. Seu ego sempre fala mais alto. E é aí que ele vê que esse não pode ser seu fim. Ele jamais poderia dar o gosto da vitória a todos aqueles que falam dele, inclusive como Heisenberg.

breaking-bad-todd

Podem me chamar de fã de Friday Night Lights, mas amo personagem de Jesse Plemons, Todd. Ele é o psicopata perfeito – se é que ele se encaixa nessa intitulação. Na semana passada quando o vimos falando para Mrs White “Sorry for your lost” minutos depois de seu tio ter matado Hank ele demonstra todo sua frieza e ainda assim respeito pelo professor. O seu melhor é como tem tudo calculado para fazer seus planos darem certo. Não é atoa que ele manteve Jesse cozinhando. Todd claramente tem uma queda por Lydia – que por sinal, não demonstra nenhum interesse no rapaz – e pretende continuar usando Jesse como cozinheiro/escravo pelo tempo que for necessário para ficar perto da moça, sem o matar, mesmo depois de ver o vídeo que Jesse fez, o acusando do assassinato de uma criança, que facilmente poderia vazar a qualquer momento.

Não sei qual será o final para Jesse, mas com certeza não será bonito. O rapaz já passou por “poucas e boas” junto com o professor de química, e como eu comentei na semana passada, passou das mãos de um psicopata para outro pior. Todd parece inofensivo, mas depois de fazer Jesse de escravo, também não hesitou em matar a ex-namorada do rapaz, quando se sentiu traído. Acredito que Jesse vá sofrer muito ainda, pois tanto para Todd quanto para Walter, a morte seria muito bom para ele. Tudo o que os dois querem é vê-lo sofrer.

Acho que Jesse foi um pouco burro por não ver que o único motivo de terem lhe dado aquela foto de Andrea e Brock foi apenas para lembrá-lo do que ele ainda tem para perder e que a qualquer vacilo, seriam eles que sofreriam as consequências.

jesse-breaking-bad

Walter é a calma antes da tempestade. Dá pra se ter muita certeza sobre qual vai ser seu próximo passo e ainda assim não saber nada. Qual será sua estratégia daqui pra frente? Ir atrás de seu dinheiro roubado? Procurar po Skyler? Se vingar de Elliot and Gretchen por falarem dele? Será que Walter pensa que Jesse está morto? Tenho tantas certezas sobre o fim da série e palpites sobre o porque Walter vai até sua antiga casa pegar a ricina, mas prefiro não revelar nenhuma pois a série chegou até aqui me surpreendendo tanto a cada episódio, que tenho medo de me sentir boba com qualquer opinião que eu possa dar.

De qualquer modo, o fim está próximo.

Apenas mais um episódio.

Nos vemos semana que vem.


Aline Pavani

Estudante de jornalismo esperando pelo dia em que descubram um universo paralelo e possa finalmente trabalhar na Fringe Division.

Jaguariúna/SP

Série Favorita: Fringe

Não assiste de jeito nenhum: Smallville

×