Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Pretty Little Liars – 4×10 e 4×11 Bring Down the Hoe

Por: em 26 de agosto de 2013

Pretty Little Liars – 4×10 e 4×11 Bring Down the Hoe

Por: em

Às vésperas de seu summer finale, que será exibido amanhã, Pretty Little Liars apresenta mais dois episódios confusos, bombardeando seus espectadores com informações aqui e ali, a maioria sem relevância e sem uma mínima estrutura de roteiro que as sustente. O que a série revela, nessa morna primeira metade de quarta temporada, é que ela funciona quando não se leva a sério ou investe nas tramas de cunho adolescente, mas falha na tentativa de criar mistério e suspense em torno de -A, Red Coat e sua temida onipresença.

Jake e Aria PLL

A maneira despretensiosa e até envolvente com que a história da Jake e Aria tem sido conduzida é uma das provas disso. Depois de temporadas inteiras sofrendo por Ezra e sem conseguir emplacar boas histórias, Aria finalmente encontra espaço para respirar ao lado do professor de luta. E não é apenas por Jake ser da sua idade ou se apresentar como um relacionamento mais fácil, mas também porque o rapaz tem muito, mas muito carisma que Ezra e, assim, o romance não ultrapassa a barreira do açucarado e se mantém na esfera do “bacana”.

É uma pena, contudo, que parece claro que um estremecimento vem em breve graças a… adivinhem, Ezra. Foi covarde da parte do roteiro recuar com a história do Malcolm e colocar o professor de literatura para não ser o pai do garoto. Certamente uma guerra nos tribunais, na qual a história da pedofilia com Aria viesse à tona, seria bem mais interessante do que ver o professor sem fazer a barba, sendo grosso, chorando pelos cantos e procurando a companhia de sua aluna/ex namorada.

A conversa de Jake e Ezra na festa country mostrou que, aparentemente, o novo namorado de Aria se sente inseguro quanto ao ex da menina e é óbvio que ele não vai gostar de saber que ela andou o visitando para ouvir seus desabafos no meio da noite.

Na área de relacionamentos, dois casais da série enfrentam uma crise. Era óbvio que Toby e Spencer entrariam logo em um conflito pelo garoto estar recebendo de -A pistas a respeito do suposto assassinato de sua mãe. Toby sugerir que Spencer teve que escolher entre ele e as garotas foi um pouco pesado, mas acredito que o casal logo se acerte e Spence continue ajudando a entender a ligação entre a morte da mãe do amado, Alison e Dr Palmer. Já Paige e Emily, ainda continuam presas ao drama do “próximo ano de nossas vidas”, e volto a dizer: Essa história não dura muito.

Hanna Travis PLL

No principal arco da temporada, o desespero dos personagens em encontrar o assassino de Wilden faz com que cada vez mais atitudes estúpidas sejam cometidas. Verônica dá um show de competência ao ir até Radley ameaçar Mona, o que acaba levando ao seu afastamento do caso. Essa foi, de longe, a jogada mais absurda do roteiro até aqui. Qualquer bom advogado perceberia o quanto a ideia era idiota. A impressão que ficou é que fizeram isso apenas para mostrar que Wren, vejam só, esconde segredos obscuros por trás dos belos olhos. Alguém contava com essa?

Hanna, por sua vez, confia no primeiro estranho que aparece lhe oferecendo dinheiro e afirmando poder testemunhar que sua mãe é inocente. E por mais que Travis pareça realmente falar a verdade e sua história encaixe, é preciso ter cautela, não? E falando no rapaz, com Caleb já escalado para o spin off da série, seria ele um novo interesse amoroso para Hanna?

CeCe Drake PLL

E, além disso, nos grandes holofotes, surge a figura de CeCe Drake. Por mais que tanto falatório em torno da personagem fossem ótimos motivos para desconfiarmos de que ela está realmente ligada a tudo, as pistas são cada vez mais claras e  parece que Cece não apenas é Red Coat, como também tem alguma ligação com o – A Team. No episódio 4×10, Sra. D. conta como ela e Alison mantinham uma relação quase doentia, na qual uma tomava o lugar da outra muitas vezes, dadas as grandes semelhanças  físicas que as duas dividem. Seria essa a  forma da série não seguir o plot das gêmeas no livro?

Não acredito, de verdade, que Pretty Little Liars consiga desenvolver uma história dessas com o respaldo psicológico que seria necessário, mas, se for o caso, já vai valer pela intenção da história. Cece tinha motivos para matar Wilden, aparentemente, e apareceu usando tanto a capa vermelha quanto o capuz preto característico de -A. Além de tudo, aparenta nutrir ódio pelas garotas. Aposto na teoria de que ela de alguma forma culpa as liars pela morte de Alison e nutre um desejo doentio de ser a amiga morta.

Diferente do ano passado, ainda não sabemos se o summer finale trará ou não respostas. A promo segue abaixo:


Alexandre Cavalcante

Jornalista, nerd, viciado em um bom drama teen, de fantasia, ficção científica ou de super-herói. Assiste séries desde que começou a falar e morria de medo da música de Arquivo X nos tempos da Record. Não dispensa também um bom livro, um bom filme ou uma boa HQ.

Petrolina / PE

Série Favorita: One Tree Hill

Não assiste de jeito nenhum: The Big Bang Theory

×