Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Sons of Anarchy – 4×14 To Be, Act 2 (Season Finale)

Por: em 17 de dezembro de 2011

Sons of Anarchy – 4×14 To Be, Act 2 (Season Finale)

Por: em

Antes de começar a review eu quero deixar clara a minha profunda admiração por todos os envolvidos na produção de Sons of Anarchy. Apesar da terceira temporada ter sido um tanto decepcionante, nessa quarta temporada foi possível admirar performances mais apuradas dos atores e um roteiro impecável, ao nível dos melhores episódios das temporadas anteriores. Arrisco dizer que essa é minha temporada favorita até agora. Espero que a próxima seja ainda melhor, se é que isso é possível.

A revista Rolling Stone fez uma seleção de musicas da trilha sonora de Sons of Anarchy, e eu os convido a ler essa review escutando a ela.

Essa season finale teve um tom diferente de todas as outras. Sons of Anarchy mal acostumou seu público com sangue, tiros, cabeças cortadas e ensopadas, sequestros e facadas, e resolve arriscar não matar ninguém, justo na season finale. É claro que esse episódio foi carregado de tensão e cheio de ganchos para o futuro da série, mas a sensação de que faltou algo é inevitável.

Operação RICO é fechada porque o cartel Galindo é financiado pelo governo. E quem esperava por essa? Eu esperava por um encontro entre federais, SAMCRO, Irish Kings e Cartel Galindo regado a muita bala, encerrando a temporada ao estilo Sons of Anarchy. Surpreendendo a todos a operação é fechada, e quem diria, Romero e seus homens são informantes da CIA.

A pessoa mais prejudicada com tudo isso é Jax, que estava decidido a matar Clay e sair do clube no mesmo dia. É claro que Jax não abandonaria seu clube nesse momento crítico. Romero, ao abrir o jogo para Jax sobre a operação, deixa claro que não há futuro para SAMCRO sem Jax em seu comando, e que a negociação entre cartel e irlandeses precisa ser feita para que o clube sobreviva a tudo isso. Não ter o poder de matar Clay, justo nesse momento de raiva e com tanta vontade de vingança foi um grande desperdício, mas a trama precisava seguir.

É claro que Lincoln Potter não sairia de Charming sem fazer nada. Sua entrada triunfal na reunião do conselho, mostrando os sex toys fabricados pela família que está bancando Charming Heights, não só irritou o prefeito Hale. Certamente sua interferência vai contribuir para o cancelamento da obra, e talvez até na eleição de Elliot para prefeito.

Clay, como sempre, não deu ponto sem nó. Atrelou a ligação de SAMCRO com os irlandeses à sua presença, garantiu favores com Elliot, que talvez seja o novo prefeito de Charming, além de, é claro, saber sobre as cartas que Gemma queimou. Sua voz pode não ter valor nenhum para Jax nesse momento, mas o jogo ainda pode mudar.

Acredito que, na mente de Jax, Clay deve morrer assim que SAMCRO se livrar da CIA. Mas para que Opie não o mate antes disso, Jax precisa contar tudo ao seu melhor amigo e futuro VP. Sem saber da necessidade da presença de Clay na negociação e da importância de entregar os irlandeses a CIA, Opie vai seguir seu desejo de vingança, e tudo vai desmoronar.

Nesse castelo de cartas, Jax precisa pensar em uma forma de manter seu clube vivo e fora de perigo. Com tantos egos machucados e com tamanho desejo de vingança, isso se torna cada vez mais impossível. Afinal, todos tiveram suas vontades contrariadas, ninguém pode ter seus planos levados ao fim.  Jax não pode sair do clube nem matar Clay. Lincoln não pode levar sua operação RICO até o fim. Hale teve seu projeto atrapalhado por Lincoln. Tig foi substituído por Chibs como braço direito do presidente. Opie perdeu a confiança em Jax. Clay perdeu a presidência do clube, e o que ele chamava de família. Tara perdeu sua chance de sair de Charming, e Gemma perdeu sua posição de primeira dama do Clube. Acredito que esse será o clima da próxima temporada.

Assisti ao episódio três vezes e em todas elas não pude evitar um pensamento que se repetia: Jax tinha outra escolha? Não consegui encontrar outra opção para o novo presidente. Quem tinha escolha era Tara, ela ainda podia sair de Charming e com sua saída, acelerar a ida de Jax ao seu encontro. Sua escolha, ficando em Charming, muda muita coisa: Jax não consegue mais esconder nada dela e Tara não é mais a médica inocente da primeira temporada. É Tara que leva o sangue coagulado a Jax para que ele mate Clay. Um mudou ao outro e isso é inevitável em qualquer relacionamento, mas no caso especial desse relacionamento, o mais assustador é que Tara ainda pode se tornar algo muito próximo do que é sua sogra, já que Jax vai se encaminhando a passos largos para o rumo de seu falecido pai.

Sons of Anarchy é uma das minhas séries favoritas. Foi um prazer fazer as reviews dessa temporada ótima. Ano que vêm eu volto, comentando mais uma temporada!


Bruna Antunes

Porto Alegre - RS

Série Favorita: Battlestar Galactica

Não assiste de jeito nenhum: Sex and the City

×