Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Sons of Anarchy – 4×01 Out e 4×02 Booster

Por: em 20 de setembro de 2011

Sons of Anarchy – 4×01 Out e 4×02 Booster

Por: em

Sons of Anarchy volta, 14 meses depois dos acontecimentos da última season finale, nossos motoqueiros fora da lei favoritos estão livres, e cheios de vontade de “trabalhar”, já que muita aconteceu em Charming no tempo que eles estavam presos.

Achei esse episódio, Out, especialmente bem trabalhado em sua fotografia; em geral SoA tem um cuidado com as cores das cenas que envolvem violência e mortes, mas esse episódio, foi todo ensolarado, com muito amarelo. Adorei a sequência da vingança de Otto: Kurt Sutter, criador de Sons of Anarchy, marca presença com seu personagem, inicialmente nos levando a acreditar que o personagem tinha intenção de suicídio, por saber que sua esposa Luann foi assassinada. Mas a verdade, é que ele só queria ter acesso a enfermaria do presídio, com a intenção de assassinar o homem que atentou contra a vida de Jax. Não pude olhar a cena em que ele colocou o bisturi na orelha do homem, achei a cena muito forte.

Mal saídos da cadeia e com o casamento de Opie e Lyla para festejar, o Clube não descansa nem por esse dia: eles resolvem renegociar seu esquema com a máfia russa. Depois de efetuar sua vingança, pela tentativa de assassinato que Jax sofreu dentro da cadeia, eles depositam os corpos dos russos no terreno do novo bairro, que será construído por Jacob Hale, prefeito de Charming. Mal sabem eles que entre esses russos mortos estava um agente federal infiltrado, e isso certamente lhes trará muitos problemas. Logo no início do episódio, conhecemos o Lieutenant Eli Roosevelt, homem com grande fama por sua honestidade e integridade, e que fará de tudo para impedir as contravenções de SAMCRO. Além de Eli, o agente federal Lincoln Potter montou toda uma operação de segurança, com a intenção de pegar não só SAMCRO, mas os Mayans, russos e o IRA, ou seja, todos que estão ligados na compra e venda de armas ilegais e drogas.

A eterna questão de Jax volta a tona: ele quer sair do clube, e vai fazer tudo o que for possível para não criar seus filhos dentro do ambiente de SAMCRO. Jax diz ser mais forte que seu pai, que não teve coragem de sair do clube a tempo. Mal sabe ele o que foi feito a John, e se ele realmente tentou mudar o clube ou sair antes de ser morto. Maureen, no final da última temporada envia uma nota, junto as cartas de John, e essa nota acaba se perdendo entre os desenhos de Abel. Ao encontrar essa nota, Gemma se apavora. Não é pra menos, ela sempre soube que Jax já teve intenções semelhantes a de seu pai, e agora, com esposa e filhos, essas intenções se fortalecem. Espero que, nessa temporada, mais seja dito sobre o que realmente aconteceu com John Teller. Até porque, diante da possível saída de Jax, todas essas questões serão remexidas de alguma forma. Eu, pessoalmente acho, que algo acontecerá no clube, e acabará forçando Jax a assumir o controle, quando Clay não puder mais chefiar – algo que vai acontecer logo, porque ele está cada vez pior de sua doença.

Me senti abalada pela sequência de cenas de Wayne; ele está doente, sem dinheiro e abandonado. Mesmo mal, ainda faz piada, se chamando de “retro redneck“. Um triste retrato de um homem que ajudou o clube por várias décadas. Espero que, de alguma forma, ele seja recompensado por tudo que fez pelo clube.

Preciso admitir que gostei do novo visual limpinho do Jax, porque de seboso já basta o Opie: além daquela barba enorme e ressecada, aqueles dentes de metal, ele segue não lavando o cabelo nunca. Certamente usam alguma cera pra simular aquela sujeira no ator, mas aquela barba enorme, ele tem que aguentar também na vida real. Sobre o casamento de Opie e Lyla, eu não esperava que nenhum deles se vestisse de forma tradicional para o evento, é óbvio que o casamento seria ao estilo clube de motoqueiros, mas Lyla precisava lembrar a todos, até mesmo em seu vestido de noiva, que é uma atriz pornô? Achei aquele vestido perturbador. O que me fez adorar o casamento foi a frase final dos votos de Opie, provavelmente inserido no casamento como algo perpetuado pelo Clube há muitos anos, porque todos falaram em uníssono:

– I promise to treat you as good as my leather and ride you as much as my harley.

Booster começou a mostrar quem é quem nessa temporada. Fico tensa nessas entregas de armas, sempre acho que o comprador vai estourar com a cabeça dos integrantes de SAMCRO presentes, da mesma forma como eles estouram cabeças, volta e meia. E como nesse episódio não poderia faltar tiroteio e correria, Jax e Opie são pegos pelos russos, que querem saber onde foram parar as armas, já que o seu grupo da califórnia foi exterminado. Os membros do Cartel aparecem para resgatar Jax e Opie, e eu não pude parar de pensar em ‘MACHETE’ depois de vê-los matando e prendendo os russos em 5 segundos. Adorei ver Danny Trejo como Romeo Parada. Ao saber antecipadamente do ocorrido, e pela rapidez em resolver a situação, o cartel se mostra inicialmente um ótimo aliado para SAMCRO. O problema é que a intenção de Clay não é se manter negociando com eles para sempre, e isso pode trazer muitos problemas ao clube.

Finalmente Jax toma uma atitude real em relação a sua saída do clube: quando Clay pede a ele que vote a favor da negociação de drogas com os Mayans e o cartel, é isso que ele pede em retorno. Jax quer sair do clube, com o mínimo de atrito possível, e pede que Clay lide com Gemma, porque ela certamente tomará alguma atitude diante dessa informação. Agora é saber o quanto interessa a Clay que Jax permaneça no clube ou não, e se Jax realmente terá força de vontade suficiente.

Eli finalmente mostra que chegou para atrapalhar. No momento preciso em que Jax e Opie mais precisavam do clube, Eli aparece com seus homens para vasculhar as dependências de Teller-Morrow, e destruir tudo o que simboliza a hierarquia e o respeito dos integrantes pelo clube. Tara, ao ver tudo destruído e a tristeza de todos do clube diante da destruição da sede, resolve contar a todos que ela e Jax estão noivos. De alguma forma, parece que Tara pressentiu que sua batata está assando, porque a desconfiança sobre seus atos permeou o episódio, com todas as cenas de Gemma e alguns momentos de desconfiança de Clay. Ao anunciar o noivado, tentando alegrar a todos, Tara consegue a simpatia de Clay, ao menos.

A cena final, com os olhares entre eles, e os copos de bebida, deixou claro que há muita desconfiança e discordância entre eles, e por mais que o clube sempre os mantenha unidos, dessa vez Clay tomou uma decisão e fechou um acordo sem consultar ninguém além de Jax. Esse fato pode estragar mais ainda unidade do grupo.

P.S.: Achei essa página de downloads no site de SoA onde a FX disponibiliza walpapers lindos da série. Acabei de mudar o meu pra foto do Clay.

P.P.S.: Também no site da série, junto ao episode guide, estão as músicas que estiveram presentes, episódio por episódio!


Bruna Antunes

Porto Alegre - RS

Série Favorita: Battlestar Galactica

Não assiste de jeito nenhum: Sex and the City

×