Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Terra Nova – 1×05 Bylaw

Por: em 2 de novembro de 2011

Terra Nova – 1×05 Bylaw

Por: em

E cá estamos nós com mais um episódio de Terra Nova! Depois de uma semana sem a série, ela voltou e, mesmo com todas as críticas negativas e reclamações que a trama tem recebido (muitas das quais eu compreendo mas acho que não deveriam ser motivo para alguém deixar de assistir), e mesmo não sabendo ainda se a Fox vai produzir mais do que os 13 episódios da primeira temporada, acho que voltou com alguns trunfos.

Bylaw foi um episódio que fez exatamente o que eu comentei, na última review, que a série estava precisando: juntar a trama do episódio com a trama central de Terra Nova. Aos pouquinhos, vamos começar a entender os mistérios e mitologias que rodeiam Taylor, Mira, Boylan e os Sixers. Claro que, numa semana de Halloween, até pensei que fossem haver criancinhas da colônia batendo na porta dos moradores e pedindo doces, mas parece que eles decidiram não comemorar o feriado. Ou não sabiam exatamente quando esse episódio seria exibido.

O ataque do dinossauro ao oficial Foster no início de Bylaw fez com que tivéssemos esta semana um episódio extremamente policial, no qual Jim, além de se dar conta que a morte foi, na verdade, um assassinato, conseguiu desvendar o mistério e apontar o real assassino. E, como uma boa trama policial, nos vemos diante de vários suspeitos antes de chegar ao culpado. Iniciando a investigação, Jim e Wash descobrem que Foster se encontrava com uma mulher casada e o marido desta logo confessa o crime.

Mas claro que nada se resolve tão fácil e na verdade o marido não era o culpado. Por causa da investigação, Jim e Wash descobrem também que Boylan, o dono do bar que tem negócios obscuros com Mira, conduz uma jogatina ilegal no seu estabelecimento. Então ele ajuda os oficiais a encontrarem o real assassino, e no fim da investigação ele profere a frase: “É a última vez que vou ajudar de graça” para Taylor. Fiquei sem entender, achei que ele estava ajudando em troca de que Taylor não fechasse seu estabelecimento, já que o negócio da jogatina era ilegal.

Em paralelo, na cena do crime um ovo de dinossauro que se pensava estar “morto” é encontrado por Malcolm e levado para a colônia para pesquisas científicas. Mas ele dá sinais de vida e Elisabeth, para fazer Zoe feliz, aceita a tarefa de tentar fazer com que o bebê dinossauro consiga nascer sem problemas. O que, confesso, foi bonitinho, vai. A caçula dos Shannon cumpriu direitinho sua função de dar a aliviada na tensão do episódio. E Maddy, que só apareceu pra chorar quando o primeiro suspeito foi condenado ao banimento? Desculpe, mas espero muito mais dessa personagem.

Pelo menos a trama de Boylan com os Sixers deu uma boa desenvolvida quando ele finalmente avisou Josh que poderia trazer Kara para Terra Nova, mas o adolescente deveria ter um encontro misterioso com Mira. Ninguém sabe se o dono do bar e atualmente patrão de Josh vai realmente cumprir essa promessa, mas acredito fortemente que sim. E, pela primeira vez, Josh expressou odiar 2149 quando disse que seus amigos estavam cometendo suicídio por achar que não tinham futuro lá. Ele diz que é por isso que deseja tanto trazer Kara para a colônia, então aceita o encontro com Mira. Mas vai até ele com Skye para protegê-lo, como se ela tivesse tantos superpoderes que, estando presente, nada de mal pudesse acontecer com Josh.

Claro que não poderíamos ficar sem a ceninha de adolescente chato da semana, na qual Jim manda Josh pra casa e este bate o pézinho porque “já é adulto”. Mas enfim, Jim acaba concordando e Josh se mostra um grande idiota indo no encontro obscuro com Mira e aceitando as condições da líder dos Sixers. Como assim ele não colocou condições? Como assim ele não respondeu: “tudo bem, faço o que você me pedir, mas não vou matar ninguém”? Quem mais acha que Mira vai pedir pra Josh matar Taylor?

Sinceramente, uma das coisas que mais me incomodam nessa trama adolescente é não entender as razões de Skye para estar ajudando Josh a trazer sua namorada para a colônia. Mas foi um bom passo retomar a trama central da série, estava incomodando o fato dela ser deixada de lado. Mesmo assim, Bylaw me passou a sensação de ser um episódio “quebrado”, com três tramas completamente sem ligação e como se tivessem sido filmadas em semanas diferentes (o ovo do dinossauro, o assassinato de Foster e o encontro de Josh e Mira). Os cortes de uma história para outra foram bastante incômodos, ao menos pra mim.

Os efeitos especiais estão melhorando, tanto que fiquei bem animada com a corrida atrás do dinossauro. Mas isso não basta pra conseguir criar um vínculo entre os telespectadores e a série. Concordando com o que tenho lido em alguns sites, Terra Nova ainda é uma série “sem alma”, não conseguimos nos apegar sem saber o que ela é. A primeira temporada está prevista para terminar em 19 de dezembro e não sabemos o que acontecerá depois disso, mas torço muito pra que não nos deixem com os mistérios a serem resolvidos com suposições. Enquanto isso, se nenhum outro esporte americano se colocar no nosso caminho, estaremos de volta com Terra Nova na próxima semana. Até lá!


Luana Lied Zapata

Porto Alegre - RS

Série Favorita: Friends

Não assiste de jeito nenhum: The Vampire Diaries

×