Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Scandal – 5×02 Yes

Por: em 4 de outubro de 2015

Scandal – 5×02 Yes

Por: em

O título do segundo episódio de Scandal não poderia ser mais apropriado. “Yes” foi a resposta de Olivia Pope à um repórter quando ele perguntou se ela era a amante do presidente. Mas sabe quem também disse “sim” a evolução da história de Scandal? Isso mesmo, senhoras e senhores, Shonda Antes tarde do que nunca Rhimes!

Yes começa e termina como a season premiere: com os irritantes discursos de Sally durante seu programa de TV e um cliffhager destruidor. Uma fórmula que pode se tornar batida, mas que funciona. O interessante deste episódio foi como a série construiu uma narrativa (de que Fitz iria voltar com Mellie e o seu relacionamento com Olivia continuaria um segredo) para destruí-la com uma única palavra no último segundo.

Honestamente, eu já estava preparada para escrever um “textão” para reclamar como a série voltaria, mais uma vez, ao seu ponto inicial. Mas felizmente isso não foi necessário.

Uma reclamação que não poderia deixar de fazer, mas que é mais uma forma para tentar compreender o personagem, é sobre o comportamento de Fitz. Alguém pode me explicar o que passa na cabeça desse homem?

Após ser notificado sobre o vazamento das fotos, Fitz decide que não falará com a imprensa até Olivia se posicionar. O problema é que Olivia decide fugir da Casa Branca e concentrar suas energias no trabalho. Assim, ela aceita a missão de encontrar Gavin, interpretado pelo fofo Josh Brener de Silicon Valley, um menino na casa dos 20 com mentalidade de dez acusado de matar o pai. Como o caso realmente não é importante adianto que Gavin realmente matou o pai e é preso.

Enquanto isso, o presidente também decide se concentrar no seu emprego, que parece ser humilhar Mellie e impedir Abby de fazer o seu trabalho. Bom, ele faz as duas coisas nesse episódio.

Mellie aparece para dar uma oportunidade para Fitz se desculpar. Isso mesmo que você leu, ela queria que ele se desculpasse para ela negar o romance com Olivia, voltar para Casa Branca e passar uma borracha no que aconteceu. É claro que Fitz não estava afim de se desculpar porque ele acreditava que Mellie vazou as fotos para Sally. Mas adiantando novamente algumas informações: Mellie não divulgou as fotos, Elizabeth North as enviou para Sally. E quase que esse plano maluco da primeira-dama acontece.

scandal-5x02-mellie

Apesar de acreditarmos que o vazamento e a exposição do romance do presidente poderiam fazer bem à carreira de Mellie, a primeira-dama diz que é o contrário: “Those pictures make people feel sorry for First Lady Grant, but they make Senator Grant look weak and frigid and sexless, and we both know America will never elect a woman who can’t get laid”. Mellie tem razão, mas o caminho para conquistar a América não pode ser sentar ao lado do marido e esperar que as pessoas gostem dela. Ela vai precisar fazer mais e precisa fazer sozinha.

Do outro lado, Abby começa a fazer parcerias com as piores pessoas dos Estados Unidos. Primeiro, ela resolve pedir conselho para Cyrus, que esteve ao lado de Fitz e saberia lidar com suas demandas malucas. Bom, pelo jeito, ninguém sabe lidar com os desejos do presidente e ela tenta fazer o que Cyrus faria: “Be the adult” AKA tentar manipular Fitz a fazer algo que ele não quer.

Não contente, Abby estabelece uma aliança com Elizabeth depois de descobrir que ela vazou as fotos. Eu entendo as ideias de Abby. Ela tem um trabalho difícil, o homem mais importante do país não coopera… Então, a melhor opção é participar efetivamente das articulações políticas, mas Lizzie parece ser alguém com as próprias intensões e elas não estão muito claras. Será que Abby vai ser parte dos planos de Lizzie? Será que ela consegue se destacar dentro do chorume que essa Casa Branca vai se transformar?

scandal-5x02-president-fitz

Porque vamos ser honestos, se Fitz não conseguiu aguentar a tempestade que aconteceu nesse episódio, como ele vai superar o furacão que virá com a confirmação de Liv? E preciso comentar óbvio e que, provavelmente, todo gladiator já sabe: Fitz é um péssimo presidente e nada do que ele faz é digno desse cargo. E só nesse episódio, depois de cinco temporadas, alguém questionou isso e foi a personagem mais leve e cômica da série.

“Do you think about us? The people that voted for you, America. Do you think about us when you’re having an affair in the White House? In our house? Do you think why we voted for you? […] Mr. Presidente, you don’t get to be just like everyone else. That’s not the job you signed up for”, discursa Susan para Fitz. O “textão” da vice-presidente é relevante, mas pouco importante para a história de Fitz. Ele não vai mudar seu comportamente porque acredita que, finalmente, está sendo sincero em relação ao que sente por Olivia e o mundo precisa saber disso. A honestidade é importante, mas não é tudo para propagar essa ideia. Fitz precisa ser mais esperto.

De qualquer forma, Olivia tomou a decisão por Fitz, Mellie, Abby e todas outras pessoas na Casa Branca. Liv disse sim ao romance. Liv disse sim à verdade. E se transformou na Amante da América!

Outros comentários:

  • Não queria deixar Huck para o fim, mas foi necessário. Ele passa o episódio inteiro tentando convercer que ele foi “fixed” (e tentando não jogar a Quinn pela janela), mas não teve jeito. Huck precisa de ajuda de verdade e fico feliz que Quinn estendeu a mão para o gladiator.
  • A palavra fixed foi dita 1354 vezes durante este episódio roubando o recorde de palavra mais irritante em Scandal, que pertencia a the sun Vermount. 
  • A entrada de David e Susan no Oval Office pareceu um episódio de Sai de Baixo. Meio atrapalhado, meio cômico!
  • Miss Pope, você sabe que não pode deixar o “sequestrado” ir ao banheiro sozinho né? Quatro temporadas e um sequestro no seu currículo e a gente ainda precisa enfatizar isso! Shame on you!
  • A trilha sonora dessa semana teve: Diana Ross, Cheryl Lynn e Aretha Franklin. É muito amor!

E o que você achou de Yes? Preparados para a crise no governo Fitz? Deixe seu comentário!

 


Nathani Mota

Jornalista, nerd e feminista. Melhor amiga da Mindy Kaling, mesmo que ela não saiba disso.

Salto / São Paulo

Série Favorita: Sherlock

Não assiste de jeito nenhum: Two and Half Men

×