Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Será que vimos o final de Flash no seu primeiro episódio?

Por: em 7 de janeiro de 2015

Será que vimos o final de Flash no seu primeiro episódio?

Por: em

Como toda boa série de ficção, The Flash chegou para deixar fãs alucinados teorizando inúmeras possibilidades para que sejam possíveis algumas das tramas acontecerem. Pois bem, a mais recente delas – e que será alvo desta postagem – é a de que um dos maiores sucessos de 2014 pode ter feito você de bobo logo em seu primeiro episódio. Sim, isso mesmo. Talvez Flash tenha nos mostrado o final de toda a trajetória entre ele e Flash Reverso ao final do seu piloto.

Mas como que isso seria possível? Acabamos de assistir ao nono episódio da série e a sensação é de que a história apenas começou a ser contada. Só que o ponto é: viagem no tempo. Sim, viagem no tempo pode ser a grande resposta para a maioria das dúvidas que temos ao final dos 40 minutos (sagrados) semanais.

Claro que tudo isso não passa de uma possibilidade, mas como o texto contém muitos pontos dos elementos apresentados na história original dos quadrinhos – e que concordam com o que vem sendo apresentado, classificaremos o texto a seguir como perigoso para quem gosta de surpresas.

 

Desde que o borrão amarelo começou a percorrer as ruas de Central City, tanto no passado, quanto no presente, a nossa maior dúvida versa sobre a identidade por trás do tal Flash Reverso. E, tendo o horizonte da série como pano de fundo, as possibilidades apontam para aqueles que mais destoam de todo o resto: Eddie Thawne e Dr. Harrison Wells. Agora você toma um suco de maracujá, se senta e ouve essa: eles podem ser a mesma pessoa.

Detetive Eddie Thwane

the flash eddie

Dificilmente, qualquer pessoa que tenha o mínimo de curiosidade ou entenda sobre o mundo dos quadrinhos, encara a teoria de que Eddie é o Flash Reverso como uma surpresa. Eddie até foi introduzido como uma espécie de rival romântico para Barry ou até mesmo um policial egocentrista, mas o seu potencial vai muito além desses estereótipos manjados. Depois de ser retratado como um amigo ansioso por atenção para Barry, o policial passou a mostrar seu outro lado na caçada pelo borrão vermelho que vem sendo uma espécie de vigilante para a cidade.

Agora que está no encalço de Flash, podemos imaginar a decepção do policial quando descobrir a verdadeira identidade do herói e também as mentiras que seu parceiro Joe vem o contando até então – o que será encarado como uma verdadeira traição. Soma-se a isso, a recente exposição dos reais sentimentos existentes em Barry por Iris e a possibilidade de Eddie perder a mulher que ama, o que pode mudar tudo que conhecemos dele. Tudo traumático demais para preparar um terreno onde o único caminho a se trilhar seja a vingança.

O interesse do show em viagem do tempo significa que não teremos que esperar para ver toda a transformação de Eddie em Flash Reverso. Talvez ele já até esteja usando os seus trajes e causando um pouco da discórdia que desejou por aí. Ou, talvez, uma versão sua do futuro – o que explicaria o fato de Eddie ter saído sem um arranhão do embate com o borrão amarelo, afinal ele não pode matar sua versão do passado, senão nunca existirá seu futuro, manja?

Mesmo com tudo isso, ainda fica difícil imaginar como que Eddie estaria ligado diretamente com a morte da mãe de Barry – nem mesmo a maior das vinganças esperadas do personagem, incluiriam matar alguém inocente, a não ser que as transformações delicadas que sofrerá no futuro estejam diretamente atreladas a ações de Barry (vistas como egoístas pelo Reverso). E se Flash, em algum momento, for obrigado a decidir entre Eddie e Joe, resposta que sabemos ser óbvia, ou também perceber que Barry tem sentimentos por Iris, as coisas podem esquentar no coração do personagem.

Harrison Weels

harrison wells

Apesar do nome de Eddie Thawne chamar atenção por ser muito famoso no mundo dos quadrinhos, vem sendo Dr. Harrison Weels que anda no centro das suspeitas como Reverso, desde o primeiro episódio. O personagem já demonstrou que é capaz de matar, mentir, espionar e manipular Barry para que ele consiga ser um “herói melhor”. Se existe um vilão, devemos olhar para Weels – além do que, ele vem seguindo exatamente a personalidade que esperaríamos de alguém como Thawne. Adicione a isso um passado sombrio e algumas relações diretas com Barry e pronto: o circo tá formado.

Alguns fãs teorizaram a possibilidade de que Weels seja, na verdade, Thawne voltando do futuro com a missão de fazer com que Barry se transforme exatamente naquilo que lhe fora reservado. Claro que tudo isso não passa de especulações a cerca da história original, mas, se considerarmos as declarações de Geoff Johns de que The Flash é a adaptação mais fiel que a DC já fez, as possibilidades são grandes, mas um problema persiste: Wells sabe o que o futuro lhe reserva – isso graças a um jornal e não a experiências pessoais.

No mid-season finale, as coisas tomaram formas diferentes. Depois que Harrison e Reverso tiveram um embate direto, as coisas são mais difíceis de complicar. Teóricos argumentam que Weels e suas maneiras de manipular os eventos, acabam tornando óbvio demais todos os fatos.

reverse suit

Os espectadores do mid season finale podem não estar testemunhando a revelação da identidade do Flash Reverso, mas a criação da armadura do velocista pelas mãos do Dr Wells. Então, como isso explicaria o seu assustador Feliz Natal na voz do Flash Reverso? Eu estou quase certo de que Dr Wells é o Flash Reverso do futuro.

Não apenas um, mas dois velocistas estão na cena da morte da mãe de Barry

 

Mas as coisas ficam mais complicadas. Digamos que o conceito de viagem no tempo está envolvido nessa história e que Eddie Thawne irá se tornar o Flash Reverso e que ele realmente volta no tempo para matar a mãe de Barry, a série tenta responder a pergunta do motivo de ter dois velocistas na cena do crime.

Barry sempre diz que não viu apenas um borrão amarelo, mas também um vermelho, quando está descrevendo a morte da mãe. Isso sugere que não apenas o Flash Reverso estava ali, mas que Barry Allen, vestido como Flash, também estava.

Partindo do princípio que o Flash Reverso pode voltar no tempo, é seguro dizer que Barry Allen também consegue. No tempo presente da série, Eddie ainda tem que receber seus poderes e os de Barry ainda não foram completamente desenvolvidos, o que não quer dizer que isso não pode vir a acontecer.

Tentando não entrar em uma área muito científica, a ideia faz sentido. Quando você olha um objeto, leva um certo tempo para a luz do objeto alcançar seus olhos. Isso quer dizer que você sempre está vendo as coisas com um atraso de 0,00000000001 segundos. Vai chegar o momento em que os poderes do Flash estarão tão desenvolvidos ao ponto de ele poder correr mais rápido que a velocidade da luz. O que significa que ele pode correr através da luz e do tempo.

flash embate

Então isso quer dizer que Barry consegue voltar no tempo e salvar sua mãe de ser morta por Eddie! Por quê ele não fez isso?

Resposta: Ele fez!

 

Os amantes da DC já devem ter lido, ou pelo menos ouvido falar, de uma das principais histórias do Flash, que tem o título de Flashpoint Paradox. Nessa história, Flash volta no tempo para salvar sua mãe, mas isso afeta o futuro. Mais ou menos como acontece com Ashton Kutcher em Efeito Borboleta, mas, aqui, a borboleta batendo as asas é, na realidade, um ser humano que consegue correr mais rápido que a velocidade da luz.

Nos quadrinhos, quando Barry volta para o futuro, ele está completamente mudado. Alguns heróis não existem mais e alguns ainda existem, mas estão muito diferentes.

Enquanto é seguro dizer que a série The Flash não irá mostrar outros heróis além do Arqueiro Verde (de Arrow) neste futuro paralelo, isso não quer dizer que o futuro do próprio Flash não seria alterado ao salvar a mãe. O pai de Barry não iria para a cadeia, ele não se tornaria um herói e não teria ligação nenhuma com Iris West ou o trabalho no Departamento de Polícia de Central City.

Se o show continuar nesse caminho, veremos em episódios futuros Barry salvando sua mãe e retornando para um futuro que não é nada como ele imaginou, cercado de conflitos e mortes. Tudo isso para que Barry finalmente perceba que a única maneira de salvar a todos e tudo ao seu redor é deixar que sua mãe morra nas mãos do Reverso. Então, Barry volta no passado e ele mesmo mata sua mãe, mais uma vez. Isso faz com que as coisas voltem a ser como eram, mas mostra uma grande perda para o nosso velocista escalarte – já que ele nunca será completo em nenhum dos futuros e tem de reviver um dos piores momentos da sua vida.

ReverseFlash

E então, o que acontece? Com certeza o Reverso não vai ficar de boa com tudo isso acontecendo contra a sua vontade, certo? É bem possível que, por isso, Flash e o Reverso travem uma batalha final. Flash vai tentar acabar com os poderes de Eddie Thawne atacando o jovem Eddie de 20 anos atrás. Preso no passado, Eddie arrume uma nova identidade, Dr. Harrison Wells e começa a colocar em prática um plano para acabar com o Flash de uma vez por todas. Note que com as viagens que faz pelo tempo, Thawne ganha conhecimento necessário para criar algo como o Acelerador de Partículas que dá o start a todos os eventos da série.

Vale notar também que sem o acidente do acelerador de partículas, o parceiro de Joe nunca teria morrido e Eddie nunca teria chegado a cidade para assumir o posto, fazendo necessária a existência de tal evento. Eddie jamais teria conhecido Iris – amor da sua vida – e motivo de toda essa briga ao longo das linhas temporais da série.

Sim, viagem no tempo promete ser uma coisa bastante complicada, porém interssante – mas, segundo essa teoria, o primeiro episódio da série seria também seu último, pelo menos o último da trama corrente. E você, o que acha dessa teoria? Concorda? Acha loucura demais? Não deixa de mostrar para a gente a sua opinião.

 


Esse texto foi baseado na publicação de Jim Gazilia (MoviePilot) – link para original


Leandro Lemella

Caiçara, viciado em cultura pop e uns papo bobo. No mundo das séries, vai do fútil ao complicado, passando por comédias com risada de fundo e dramas heroicos mal compreendidos.

Santos/SP

Série Favorita: Arrow

Não assiste de jeito nenhum: The Walking Dead

×