Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Silicon Valley – 2×01 Sand Hill Shuffle

Por: em 13 de abril de 2015

Silicon Valley – 2×01 Sand Hill Shuffle

Por: em

Silicon Valley está de volta para sua segunda temporada e, já de início, dá para ver que a produção não brinca em serviço. A qualidade da HBO é tanta que a temporada mal começa e já se tem uma garantia de renovação. Outro fator a ser levado em conta é o roteiro. Mesmo as sitcoms da emissora têm uma pegada diferente, com um humor mais ácido que o comum e, às vezes, de difícil compreensão para meros mortais, inclusive a pobre pessoa que vos fala (alô, eu sou de humanas). Por isso, de antemão peço desculpas se interpretar alguma coisa errado. Sintam-se a vontade para me corrigir, ok? Então vamos lá.

Silicon-Valley-2x01-Richard-Monica-Laurie

Para refrescar a memória, um breve resumo do que aconteceu na finale da primeira temporada. Richard e sua equipe tinham em mãos a incrível oportunidade de apresentar o Pied Piper para o “mundo dos negócios” e, com isso, bater os concorrentes – basicamente o bonde das inimigas, com a Hooli na liderança. Após uma louca confusão, a apresentação do Nucleos (semelhante, porém muito superior) e a insegurança que fez o programador quase começar seu trabalho do zero, uma surpresa: a nova fórmula de Richard se provou ainda mais eficaz que a anterior, eliminando os próprios pontos fracos e conquistando a disputa. Com essa, obviamente a mente brilhante por trás do Pied Piper teria ainda mais dor de cabeça.

Logo de cara, a segunda temporada de Silicon Valley se via diante de um impasse. Christopher Evan Welch, ator que dava vida a Peter Gregory, faleceu em dezembro de 2013, quando ainda gravava a série. A participação dele era fundamental para o trama do Pied Piper, já que sua empresa liderava a disputa pelas ações do aplicativo. A solução dos roteiristas foi clássica. O personagem também morreu (quão errado seria dizer que ri com a “explicação” da morte?), dando lugar a Laurie. A mulher é durona e aparentemente sabe o que faz. Gostei da escolha, à princípio, vamos ver como ela se sai daqui pra frente.

Silicon-Valley-2x01-Laurie

A dor de cabeça de Richard só aumenta. A pressão vem de todos os lados, desde os amigos aos concorrentes. Ele não pode jogar com as cartas de “o que vier é lucro”, uma vez que os parceiros depositam uma inegável fé no sucesso do cobiçado aplicativo. Afinal, um jovem empreendedor não é novidade no ramo, muitos outros já surgiram, tiveram sucesso no início e logo cairam no esquecimento. Por essa razão, às vezes o menos é mais, levando em consideração o futuro do mercado e da própria empresa. Richard, então, aceitou o conselho de Monica e pediu um valor inferior ao oferecido por Laurie, fechando acordo com a Raviga Capital.

Sinceramente, me preocupa a saúde mental do Richard. Desde que o Pied Piper começou a ser pauta entre empresas do Vale do Silício, o rapaz não teve um descanso. Não sei como ele ainda não teve um sério colapso. Claro, ele já vem apresentando alguns sinais de intenso estresse diante dessa imensa pressão. Mas acredito que até está se saindo bem. Afinal, ele tem a sorte que outros não tiveram (coitado do Javeed) de receber bons conselhos para seguir com as negociações. O pior de tudo é que, quando ele pensa que resolveu um problema, logo um ainda maior surge. Dessa vez, Gavin Belson resolveu processá-lo por roubar o Pied Piper da Hooli. Como será que eles vão se livrar dessa?

Enquanto Richard tenta lidar com a pressão, a melhor ou pior ajuda, um dia talvez descobriremos, vem de seu “braço direito”. Erlich é presunçoso, arrogante e tem as piores piadas do mundo. Mas é inegável o poder de convencimento que ele tem (muito diferente de Richard, coitado. Zero talento pra isso). Apesar de ser um personagem extremamente caricato – e um tanto babaca, ele tem proporcionado boas cenas de humor e tudo indica seu imenso potencial.

Silicon-Valley-2x01-Richard-Erlich
Destaques:

– A abertura é tão simples, mas tão legal. Combina demais com a série.

– Afinal de contas, quem é o CTO do Pied Piper? Fiquei com essa dúvida.

– Gosto tanto do Jared. Tenho dó do jeito que ele é tratado. Ele é tipo uma versão menos abestalhada do Jonah, de Veep. Aliás, confiram o especial dos Apaixonados por Séries sobre o gabinete de Selina Meyer.

“One of yoy is the least attractive person I’ve ever seen and I’m not gonna say who. Should we leave or should you?” sutileza, a gente se vê por aqui… pera.

Monica: Also… I didn’t see anything in there.
Richard: No. Yeah, thank you. I was gonna say if you had, you’d have to show me yours, too.

– Imaginem a seguinte situação: vocês estão lá, de boa no bar, quando um maluco começa a gritar “fuck“. Louco, não?

– Lidar com morte de atores é uma coisa delicada e pode afundar muitas produções. Por isso, é sempre bom quando as séries conseguem homenagear a pessoa e dar sequência à trama mesmo sem o personagem. Silicon Valley se propõe a ser uma comédia – por isso, não foi de se espantar que fizessem alguma piada. Mas antes de dizermos que foi indelicadeza, temos que levar em conta a bela homenagem ao Welch que foi feita no final, mesmo que tendo saído de uma pessoa bem sem caráter.

Silicon-Valley-2x01-Peter-Gregory

Como eu disse lá em cima, o desafio é grande, mas vamos em frente. O que acharam do retorno de Silicon Valley? Quais são as expectativas para essa temporada? Não deixem de comentar aqui comigo. Espero vocês!


Giovanna Hespanhol

Jornalista apaixonada pela cultura pop e por tecnologias. Forte tendência a gostar de séries ruins e comédias água com açúcar.

Bauru/SP

Série Favorita: Doctor Who

Não assiste de jeito nenhum: Game Of Thrones

×