Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Suits – 5×09 Uninvited Guests

Por: em 21 de agosto de 2015

Suits – 5×09 Uninvited Guests

Por: em

Para os que estavam sentindo falta do usual foco de Suits em tramas e maquinações corporativas, Uninvited Guests foi um prato cheio. Todos os problemas emocionais do personagens foram colocados um pouco de lado vide a tentativa de Daniel Hardman de voltar ao escritório. Sim, ele nunca engoliu ter perdido o mando de território e está vindo com tudo, com aliados que não vão medir consequências para conseguirem o que querem. Mas bem, vamos falar disso no decorrer da resenha.

Se tem uma coisa que devemos reconhecer em Daniel Hardman é que, além de completamente cínico e inescrupuloso, ele tem uma paciência que chega ser inquietante. Uma pessoa que eu poderia comparar com a Umbridge de Harry Potter, de tão odiosa – se isso não te fizer entender o que eu quero dizer, não sei mais como poderia descrevê-lo aqui. Mesmo que ele tenha suas motivações, a unica coisa que ele consegue nos deixar é irritados. Daniel deve ter ficado todo esse tempo maquinando como faria para conseguir seu lugar de volta no seu ex-escritório e o momento mais oportuno para tal. Tendo Jack Soloff como seu porta voz, ele chegou de uma maneira que expôs e questionou completamente a gerência de Jessica na Pearson-Specter-Litt.

Soloff

Orgulho. Uma palavra que sempre esteve presente em Suits, foi um dos nortes de Uninvited Guests. Orgulho definitivamente é o que está norteando as ações de Jessica, Harvey e até Mike. O orgulho está os empurrando para caminhos perigosos e foi o que fez Harvey cair na lista negra de Soloff. Se Harvey não tivesse sempre se colocado acima de tudo e de todos, ele não estaria na posição que está atualmente frente à todos os outros associados, que têm em Jack seu porta voz e, infelizmente, também porta voz de Daniel Hardman.

Apesar de todos os atritos e agressões dos episódios passados, o A-Team da firma se juntou para lutar contra essa obscura ameaça e de quebra também encontrar uma maneira de tentar manejar Soloff. A firmeza que Jessica, mesmo pega de surpresa, em dizer que Hardman nunca voltaria a trabalhar ali foi fantástica. Jessica é destruidora, nisso todos nós precisamos concordar. Mesmo não concordando em tudo com ela, ela saber ser uma lider. Ela vai sempre fazer de tudo para proteger à si mesma e àqueles que considera como família e é isso que as pessoas do seu escritório são para ela. Definitivamente aqueles corredores acarpetados são tudo para ela, então em caso de ameaça, ela não pestaneja em lançar mão de suas melhores e mais pesadas armas – o problema é que o lado inimigo está fazendo o mesmo.

Jessica, Harvey, Louis e Mike passaram quase que o episódio inteiro tentando descobri a melhor forma de desmantelar o esquema de Hardman. Algo que sempre foi muito interessante em Suits é que constantemente o escritório é alvo de ataques e, mesmo que os soldados estejam sempre lutando entre si, quando uma bomba explode os seus filhos não fogem à luta. Então quando Hardman tenta desestabilizar tanto Louis quanto Harvey, usando a mudança de ramal de Donna, a reação deles deixou bem claro que ao menos com esse assunto ele não conseguiria atingi-los. Por mais que o relacionamento entre Harvey e Louis não seja um mar de rosas, chegando até a agressão física, ele e Harvey se uniram para fortalecer o front nessa guerra.

Harvey e Louis

O modus operandi de Hardman é quase como o de um atentado terrorista. Ninguém conseguiu prever o que ele faria ou como ele jogaria para prejudicar a Pearson-Specter-Litt, uma pessoa completamente traiçoeiro. Quando ele falou que a primeira vítima seria alguém que causaria dor, eu já levantei a Mckennon Motors e foi o que aconteceu. A cena do Harvey e do Mike tentando negociar respectivamente com o Sidwell (Brandon Firla) e o Giannopoulos (Rob Stewart), respectivamente, foi fantástica – auxiliada pela primorosa trilha sonora e pelo drama dado pelo efeito slow-motion. O fato deles saberem que o plano daria certo por conta do ódio desses acionistas foi sensacional. É mais ou menos o que acontece dentro do escritório, inimigos se unem em prol de uma causa contra um inimigo maior. Vale aqui a máxima “o inimigo do meu inimigo é meu amigo”, ou seja, duas partes que não se batem podem muito bem trabalhar em conjunto contra um oponente em comum. E pareceu que daria certo…

Infelizmente Hardman conseguiu superar a oferta dada por Sidwell e Giannopoulos, e Harvey decide mergulhar mais a fundo, confrontando a pessoa que está financiando tudo isso. ´Mesmo sem ver, eu já sabia que seria Fortsman (Eric Roberts), que ao contrário dos acionistas utilizados por Mike e Harvey, é o capeta em pessoa. Acho que o Hardman só perde para ele nesse quesito. Então é muito difícil que eles consigam reverter a situação, já que Charles está resignado em sua missão de destruir Harvey, dando como unica opção ao nosso amado advogado a demissão do seu cargo dentro da Pearson-Specter-Litt.

Harvey e Charles

Sinceramente não pensei que Harvey fosse sair por esse motivo do escritório, tendo em vista toda a jornada emocional que ele teve desde o começo dessa temporada. Mas estamos falando de Suits, correto? Mesmo sem saber como, essa série nos surpreende. Será que Harvey vai se retirar por “livre e espontânea vontade” do único local em que ele se sente seguro? Afinal, se ele se mantiver em sua posição, todos que lá trabalham estarão em risco.

Enquanto tudo isso acontecia, Louis estava determinado em tirar Jack Soloff do lado negro da força.  Com isso descobrimos que ele está na mesma posição em que Louis já se encontrou antes, quando Hardman tinha um trunfo que poderia causar problemas para ele. Hardman é um buraco negro do mal e, uma vez que você cai dentro, é muito difícil de sair. Louis, em uma atitude louvável, tenta fazer com que Jack veja isso e mude de time, sendo completamente sincero quanto a sua experîência com seu ex-chefe. Ele foi honesto e se abriu, inclusive sobre a capacidade de Jessica perdoar e deixar com que Jack continue com seu trabalho – afinal, quanta vezes Louis já ficou na iminência de pegar o banquinho e sair de mansinho pelas m*rdas que fez.

Louis e Jack

Mas Jack, apesar de parecer ficar tocado pelo discurso, não arredou pé da sua posição de ajudar Hardman, vide uma promessa do mesmo em fazer dele um sócio nominal. Louis então aconselha a Jessica a colocar o nome Soloff na parede ao lado do dele, mas obviamente a nossa presidenta não aceitou, mandando Louis procurar algum podre que eles pudessem usar contra ele. Porém, mesmo com a ajuda do carinha impagável do TI, ele não conseguiu encontrar nada. Donna e Louis tiveram um belo momento quando a ruiva, ao notar a frustração dele, tenta ajudar.

Então Louis passa seu relatório para Jessica, que o faz acreditar que comprou a ideia de mudar o nome do escritório para Pearson-Specter- Litt-Soloff. Mas quando ela se encontra com um Jack todo cheio de si, ela pede que ele se demita. Em contrapartida, ele fala que ela precisa se retirar do campo de batalha antes que as coisas fiquem piores. Como o Jack ousa em falar com a nossa rainha assim? Ela ficou surpresa com a jogada, mas não se deixou abater, dizendo confiar em Harvey para lutar por ela.

Gina Torres

E não é que o segredo de Mike está definitivamente em perigo por conta do casório dele com Rachel? O que Claire previu semana passada está começando a se concretizar. Quando a Mama Zane aparece cheia de planos para a cerimônia – incluindo um anúncio no NY Times e convidados importantes de Havard – a jovem noiva quase tem um ataque de Pânico. Todos os esforços para manter Mike fora do holofote estão começando a cair por terra, quando Rachel cogita em contar a verdade para mãe. Mas como Donna sabiamente disse, isso obrigaria a mãe a mentir também para Robert Zane. Tendo em vista esse cenário, o mais inteligente a fazer era manter a mentira, por mais que isso doesse nela. Afinal, a possibilidade de um futuro com Mike valeria tudo isso. (??????) Então Rachel decide continuar a carregar o peso do segredo de Mike.

Sério, se Mike realmente amasse Rachel (e não fosse egoísta) ele terminaria de vez com o relacionamento ou abriria mão da sua carreira (???). É aí que o orgulho aparece de novo. Mike saiu do nada e conseguiu trilhar um caminho para uma posição elevada dentro do maior escritório de advocacia – uma realização que insuflaria o orgulho de qualquer pessoa e algo que a pessoa não se desgarra facilmente. Tudo que Mike fez desde o primeiro dia em Suits foi para, de alguma forma, chegar onde atualmente está. O segredo de Mike foi o que deu início a série e já sabiamos que chegaria o dia em que mais pessoas ficariam expostas à ele. O que ele não sabia é que isso afetaria tanto o seu pessoal quanto o seu profissional, agora ele precisa escolher. Rachel finalmente jogou na cara dele tudo o que ela vem fazendo, então não sei se o casal Zane-Ross vai acabar o Midseason finale juntos.

Mike e Rachel

A avalanche da trama de Suits começou em Hitting Home e ela está chegando cada vez mais perto, para sufocar tudo e a todos. Temos um cabo em tensão pronto para arrebentar entre Harvey e Forstam, Jessica e Hardman e Mike e Rachel – disso já podemos prever que muitas bombas estão prestes à explodir no midseason finale na semana que vem. Definitivamente os próximos acontecimentos vão repercutir para sempre na série e em nossas cabeças. Acho que vai ser bem difícil lidar com o hiato, e vocês?

Confira a promo de Faith, que vai ao ar dia 26 de agosto:

O que vocês acharam do episódio? Há alguma saída para a situação em que Daniel Hardman colocou a Pearson-Specter-Litt? Será que Mike acabará sendo exposto para a família de Rachel e ao poderoso Robert Zane? Fique a vontade para comentar e complementar a resenha.

Observações:

– Olha, todo elenco está de parabéns! Um salve para Gina Torres.

– O momento bromance entre Harvey e Mike no bar foi uma delícia de assistir. Adoro a questão das referência – dessa vez foi do excelente Os Suspeitos, de Bryan Singer – e a sensacional discussão deles sobre próstata.

Harvey e Mike

– Não sei se estou dando uma de Capitão América – pescando referências demais – mas quando Louis falou sobre a barba pirata de Soloff, me remeteu imediatamente ao fato do ator John Pyper-Ferguson fazer parte do elenco de The Last Ship. Então eu ri, mesmo que não tenha sido essa a intenção.

– Gente, nunca vi um nome de escritório tão volátil como o da Pearson-Specter-Litt.

– Adoro a Jessica entrando sem chave no apartamento de Harvey!

– O cabelo de Mike está muito horrível.

– O que é essa cadeia onde Fortsman está preso? Qualidade de vida, né?

– Gostaram da Mama Zane? Ela já apareceu antes? Não me lembro.

– Trevor agora está vendendo Barsa? É isso produção?

– Depois da semana passada tinha me posicionado favoravelmente ao Jack, mas agora não sei… Espero que o que o Hardman tem contra ele seja bem pesado, porque precisa ser algo bem pesado para justificar as atitudes dele essa semana.

– Bateram a cota de convidados especiais em um episódio, não?

– Relembrem o tapa que Donna já deu em Hardman:

Donna tapa

Quotes:

“This is my decision, and my decision is, this goddamn meeting is adjourned.” Jessica

“How long has it been since I slapped you in the face? Because that is all I can think about right now.” – Donna

” a good lawyer puts aside their feelings when there’s money on the table.” – Hardman

“If I was just gonna cut you loose because someone hates you, I wouldn’t have hired you in the fist place, because we both know I used to hate you.” – Dominic Barone

“See this? It contains everything on God’s green earth there is to know about Jack Edward Soloff, from his pirate beard to his stupid pen that he carries around like Lionus’ blanket” – Louis

“The only thing I’m prepared to do is give you a chance to come to Jesus. And you’re looking at her.” – Jessica

“The longer you go, the less the money matters. The food doesn’t taste as good. The cars aren’t fast enough. The view isn’t high enough. And finally, you realize that you would trade it all in for one night of going to bed, where you don’t have to worry, ‘When are they going to come for me?’ – Trevor

“Now, before you give me an answer– you came here tonight because you know you’re gonna lose anyway. So why not save whatever poor sap it is while you still can? – Why should I believe you would even live up to your end of the bargain? – Because I don’t give a shit about your war with Daniel Hardman. And I sure as hell don’t give a shit about your firm. All I want to do is see you get down on your knees and say, “I quit.” – Charles Forstman

 

– Curta Suits BRASIL no Facebook!


Lívia Zamith

Nascida em Recife, infância no interior de SP e criada no Rio. Vivo e respiro Séries, Filmes, Músicas, Livros... Meu gosto é eclético, indo do mais banal ao mais complexo, o que importa é ter conhecimento de causa.

Rio de Janeiro - RJ

Série Favorita: São muitas!

Não assiste de jeito nenhum: Friends (não gosto de sitcoms)

×