Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Survivor (US) – 29ª Temporada

Por: em 19 de dezembro de 2014

Survivor (US) – 29ª Temporada

Por: em

Tentando imitar o sucesso da primeira edição de Blood vs Water, San Juan Del Sur chegou ao fim nessa quarta-feira (17/12). E aí, será que conseguiu?

 

survivor s29

Sendo honesto, San Juan Del Sur ficou longe de alcançar a qualidade da 27ª temporada. Cheia de altos e baixos,  essa edição deixou um saldo mediano, apesar da finale espetacular.  Afinal, o caminho também precisa compensar né? O grande causador de problemas foi o cast, formado inteiramente de novatos. O fato deles não serem participantes retornantes não pode ser atribuído como desculpa para a decepção, já que já vimos diversas vezes novos jogares totalmente sensatos e cientes do que é Survivor.

Dando uma primeira olhada, o elenco até parecia prometer alguma coisa. Tínhamos as gêmeas Natalie e Nadiya, que vieram de outro reality show e já começaram o jogo formando alianças, o atleta John que possuía um passado polêmico, o Josh, que não guardava rancor e estava pronto pra fazer blindsides, o Jeremy, que de certa forma era um antagonista… Estava tudo lá, certinho, mas a inexperiência falou mais forte.

A coisa mais patética certamente foi a tribo Hunahpu como um todo. Eles conseguiam ganhar os challenges, mas a falta de consciência de que aquilo era um jogo sério chegou a ser vexaminoso. Primeiramente com eles perdendo os isqueiros, depois sem racionar o arroz. O pior de tudo: os constantes gritos de socorro que eles davam ao Jeff. Foi uma completa vergonha, eu até sentia vontade de me esconder atrás do sofá.

survivor season 29 -

Já estávamos no sexto episódio, praticamente a metade da temporada já havia se passado, e nada realmente surpreendente aconteceu. As brigas em torno do passado de John já haviam acontecido, mas isso já era esperado e, sinceramente, o barraco poderia ter sido melhor. Se eles não estavam jogando bem, que pelo menos fizessem umas brigas interessantes pra gente. Aí veio o sétimo episódio, o tempo estava castigando os jogadores, um blindside estava sendo formado, o jogo ia começar a pegar fogo e… Julie desistiu.

Os motivos? O tempo ruim e a solidão que estava sentindo porque seu amado já havia sido eliminado. Solidão! SOLIDÃO! S-O-L-I-D-Ã-O! Ah, por favor né! Ela falando que não suportava ficar olhando para tantos familiares juntos enquanto seu namorado foi eliminado foi risível, beirando ao ridículo. Minha filha, isso é Survivor!

Para a nossa felicidade, a temporada começou a subir o nível consideravelmente e os últimos seis ou sete episódios foram incrivelmente melhores. O blindside no Josh me surpreendeu e abriu portas para uma melhor participação do Reed. O Jeremy foi injustiçado e não merecia tanto ódio da maioria das pessoas ali, sua eliminação foi um tanto precoce. O breve confronto entre Josh e Jeremy foi bom enquanto durou. Por fim, a saída do Jon ocorreu num timing perfeito.

survivor 29x14

Eis que chegamos na finale, e que finale hein? Ela foi tão boa, mas tão boa, que quase compensou pelos erros da temporada. O blindside na Baylor foi tão maravilhoso e, ao mesmo tempo, tão surpreendente, que eu não conseguia parar de rir. Confesso que em grande parte porque eu não queria que a Jaclyn fosse eliminada, mas a jogada da Natalie foi sensacional. E a emoção não parou por aí, pois um final challange completamente tenso estava por chegar.

Eu nutria um ódio tão grande pelo Keith que, quando ele não ganhou imunidade, eu ganhei meu dia. Tudo ficou ainda melhor quando ele foi eliminado. A Natalie basicamente falando “se vocês não me eliminarem, eu vou ganhar essa p*rra” deixou uma dúvida de que a Jaclyn poderia eliminá-la, mas nunca fiquei tão feliz por uma decisão errada. O final three ser formado por três mulheres (que, de uma forma ou de outra, mereciam estar ali) foi excelente.

Chegamos na reta final e chegou a hora do discurso do júri, e quem ganhou o destaque foi o Reed. O que foi aquele discurso? Ele praticamente humilhou a Missy na frente de todo mundo. Foi lindo de assistir, mas eu acho que ela não merecia tanto ódio. O Reed estava guardando muito rancor e provavelmente fez isso para aparecer e tentar ganhar o título de retornante em uma futura edição. Porém, no fim, parece que suas palavras estavam certas e foi tudo um conto de fadas, já que a Natalie conseguiu vencer. Totalmente merecido!

Enfim, chegou a hora de fazer o ranking de San Juan Del Sur. Vamos lá?

Top 3 Melhores Jogadores

1º Natalie: Vitória totalmente merecida. Fez alianças corretamente, mostrou lealdade quando deveria, não teve medo de tomar decisões arriscadas e tudo isso sem tomar a lideranças e virar um alvo.

2º Josh: Não tinha medo de arriscar e estava sempre disposto a entrar em novas alianças. Seu grande problema foi tomar a liderança no acampamento e acabar com um alvo nas costas.

3º Jaclyn: Vivia quase sempre na sombra do Jon, não que isso seja necessariamente uma estratégia, mas dessa forma conseguiu se salvar. Jogando com o namorado, tomava algumas decisões certas e mostrava bons instintos. Uma pena que mostrou um potencial maior só no finalzinho.

Top 3 Plantas

1º Wes: Não era bom em desafios, não fazia nada e seu jeito caipira irritava. Precisa mais?

2º Julie: Não fez absolutamente nada relevante e ainda por cima desistiu. Por que não está em primeiro? Pelo menos ela roubou umas castanhas e gerou um discussão no acampamento.

3º Alec: Só chegou perto do fim por não apresentar nenhuma ameaça.

Top 3 Eliminações Precoces

1º Kelley: Não sei se era por causa do óculos, mas ela me parecia inteligente. Não conseguiu mostrar pra que veio.

2º Josh e 3º Jeremy: Deveriam ter continuado por mais tempo, protagonizando um grande antagonismo e tirando o casalzinho perfeição (a.k.a Jon e Jaclyn) do centro do jogo.

survivor finalke

Alguns outros exemplos de que a maioria não sabia jogar:

-O que foi tamanha quantidade de recompensas cedidas? Survivor virou caridade?

-Protagonizando o momento mais burro da temporada temos o Keith, que falou “vamos continuar com o plano!” e estragou com tudo.

-Mesmo após o que foi citado acima, Jon ainda estava em dúvida de usar ou não o ídolo. Cara, tinham acabado de entregar o plano, se liga!

Apesar de alguns bons momentos, o saldo final é decepcionante. Após uma excelente Blood vs Water (saudades Ciera), era de se esperar que a mesma dinâmica trouxesse a mesma qualidade. Ao menos, como recompensa, tivemos um capítulo final memorável.

survivor finale

E você, o que achou de San Juan Del Sur? Deixe seu comentário! Para o ano que vem temos uma proposta interessante, dividindo os participantes conforme seus empregos. E aí, será que Worlds Apart vai surpreender?

 


Douglas

Possui mais séries na grade do que tempo disponível. Viciado em cultura pop, bandas indies e, principalmente, ketchup.

Curitiba / PR

Série Favorita: Seinfeld

Não assiste de jeito nenhum: Anger Management

×