Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

The Flash – 1×15 Out of Time

Por: em 18 de março de 2015

The Flash – 1×15 Out of Time

Por: em

What the fuck?!

Barry e Iris

Essa foi minha exata reação assistindo aos 10 minutos finais de Out of Time, episódio que marca o retorno de The Flash as nossas semanas. Durante a noite de ontem, li vários tweets e recebi mensagens de alguns amigos alertando que o episódio tinha sido um legítimo game changer, mas nada me preparou para o que eu estava prestes a assistir.

O plot do Mago do Tempo (agora o original, Mark, irmão do que foi morto no começo da série) esteve presente como catalisador para que o big moment do final pudesse acontecer. Foi a sede de vingança dele que o levou a perseguir Joe, o que por sua vez aproximou Barry e Iris mais do que nunca e resultou naqueles minutos finais, com Allen recebendo o amor que sempre esperou, se revelando para a garota e, acidentalmente, resetando o tempo. 

Ok. Vamos por partes agora.

Barry não tinha intenção de fazer o que fez, isso é óbvio. O que ele queria era parar o tsunami. O que, de certa forma, ele fez. Voltando um dia no tempo, Mark ainda não sequestrou Joe. Porém, tudo que aconteceu a partir daquele momento, no começo do episódio, também não aconteceu. Cisco não foi morto por Wells ao descobrir seu segredo, Iris não percebeu que tem sentimentos pelo garoto, o velocista escarlate não revelou a mocinha sua identidade… Analisando superficialmente, pode até parecer que The Flash tenha retrocedido ao dar tantos passos para frente e, subitamente, apagar tudo com uma única cena. Mas eu não vejo assim.

Vejam bem: Os roteiristas batem nesta tecla da viagem no tempo há alguns episódios e o próprio Barry já estava mais do que disposto a tentar, mas ele ainda não sabia exatamente como. Agora, por meio de um acidente, ele conseguiu. E aqui, vou abrir um parêntese pra acrescentar que quando o Allen viu seu outro eu correndo lado a lado dele no começo do episódio, eu nunca imaginei que a resposta seria essa que assistimos. E isso traz uma nova configuração para os próximos episódios, porque Barry poderá ver exatamente quais são as consequências de mudar o passado – mesmo que esse passado seja de apenas um dia.

Ele agora sabe que Iris tem sentimentos por ele, que o Mark irá sequestrar Joe, que um tsunami irá atingir Central City. E óbvio, vai encontrar uma forma de impedir o sequestro de seu pai adotivo e a onda gigante. Como ele vai se portar diante de Iris é que permanece um mistério. Que ele não irá revelar sua identidade novamente, pra mim parece fato consumado – não por nada da série, mas porque acredito que os roteiristas vão guardar isso na manga por um tempo ainda. Contudo, agora que ele tem convicção de que seu amor não é apenas platônico, ele vai conseguir levar adiante sua relação com Linda? Vai reagir como diante de Iris e Eddie?

Wells e Cisco

E, como tudo foi resetado, o plot de Wells e Cisco também não terá acontecido.

Se por um lado é, de fato, um pouco desanimador que voltemos ao status quo com Wells enganando Cisco, Barry e Caitlin, por outro, finalmente temos respostas mais claras e a dualidade do doutor, que era um dos principais assuntos de discussão da temporada, cai por terra. Wells não é dúbio. É vilão. Ele matou Nora Allen, mas na verdade queria matar Barry. Tudo para conseguir voltar ao seu “tempo”, que ainda não sabemos exatamente o que é, apenas podemos especular.

A cena da confissão dele à Cisco é sensacional, especialmente por não deixar nenhuma ponta aberta sobre a noite da primeira aparição do Flash Reverso, onde, supostamente, o velocista amarelo quase matou o professor. Contudo, com as novas respostas, surgem mais perguntas: Como Barry é a chave para o retorno de Wells ao seu tempo (já tivemos demonstrações que pode ser pelo nível de velocidade atingida, mas nada concreto)? Com o tempo resetado por Barry no final, Wells vai se lembrar que foi descoberto? Bom, teoricamente, não deveria, mas não dá pra duvidar de nada quando se trata de Harrison, especialmente depois dele ter matado Cisco logo após falar que ele era como se fosse seu filho – em uma sequência de grande carga emocional, vale ressaltar.

Outras observações:

– Pior Encontro Duplo da Vida! E, fala sério, a Iris é muito chata. Não quer ficar com o Barry, mas também não quer que a Linda fique… Assim não dá. Meu medo é que agora que o Barry sabe que ela tem, em algum lugar, sentimentos adormecidos por ele, ele deixe Linda de escanteio para ficar eternamente a espera da garota dos seus sonhos.

– Uma coisa que não deve mudar com o tempo resetado: Os ciúmes de Eddie. Ele está cada vez mais desconfiado de que a noiva gosta de Barry e… Não vai ser legal quando isso explodir.

– Todas as cenas do Mago do Tempo usando seus poderes foram muito bem realizadas. Bom ver que a CW está investindo mais nesse departamento. A sequência final com o tsunami foi sensacional.

Fique com a promo do 1×16, Rogue Time. E até lá, pode comentar aí embaixo se esse episódio também explodiu ou não sua cabeça.


Alexandre Cavalcante

Jornalista, nerd, viciado em um bom drama teen, de fantasia, ficção científica ou de super-herói. Assiste séries desde que começou a falar e morria de medo da música de Arquivo X nos tempos da Record. Não dispensa também um bom livro, um bom filme ou uma boa HQ.

Petrolina / PE

Série Favorita: One Tree Hill

Não assiste de jeito nenhum: The Big Bang Theory

×