Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

The Prisoner – Vale cada minuto!

Por: em 24 de novembro de 2009

The Prisoner – Vale cada minuto!

Por: em

ep6-110-end

Uma obra prima, por mais que tenha sido bombardeada pela crítica americana. The Prisoner é um remake da série de mesmo nome dos anos 60, uma reinterpretação. Me apaixonei de cara por essa trama extremamente confusa, porém, propositalmente. Roteiro, direção, fotografia, cenário, figurino, filmagem e principalmente elenco transformam The Prisoner na melhor coisa que já vi nessa fall season. A sinopse é essa:

“Um homem, conhecido como Six, se encontra inexplicavelmente preso na Vila, sem lembrar de como chegou lá. Explorando o lugar, ele descobre que os habitantes são identificados por números ao invés de nomes; não possuem memória de suas existências anteriores a Vila e estão sob constante vigilância Sem saber em quem confiar, Six é levado a descobrir a verdade por trás da Vila; a razão por estar lá e mais importante: como escapar.”

ep6-7-lennie

A Vila se encontra no meio do deserto, toda construída com estilo dos anos 60, onde todos vivem suas vidas tranquilamente. Mas Six sonha com uma vida em New York, onde ele trabalhava em uma empresa e pediu demissão por descobrir coisas que o levaram a pular fora. Na Vila, Six conhece Two, o grande homem por trás do local, que diz não existir qualquer outro lugar além da Vila. Mas Six tem lembranças remotas de sua antiga vida e quer descobrir a verdade, fazendo novos amigos e aliados, além de potenciais inimigos.

Se você espera histórias reais e explicações embasadas em fatos concretos, esqueça. A série é uma ficção e explora a fundo o consciente humano e suas fraquezas. É uma viagem do improvável com o real, do presente e do passado. Chega uma hora que tudo parece beirar a insanidade, porém a história logo lhe coloca na posição de ajudar Six a desvendar sua vida. Prepare-se para ficar tenso durante muito tempo e querer ver logo o próximo episódio depois dos cliffhangers. Para falar a verdade, só fiquei menos entretido durante umas duas cenas no episódio 4.

ep6-5-caviezel

The Prisoner me lembrou o filme Vanilla Sky, no qual realidade e imaginação se confundem e não sabemos até o final o que exatamente é real. Conspiração? Sonho? Vidas passadas? Esteja pronto para questionar qualquer teoria e hipótese durante essas 6 horas de show. Pelas atuações, cujos responsáveis eu falo mais abaixo, você se apegará com os personagens e torcerá por uns ou irá querer a morte de outro. A busca por respostas e pela verdade motiva qualquer ser humano, então espere estar bem motivado.

Não tem como não ficar preso nessa história intrigante. E não se preocupe, os plots principais serão explicados com o tempo. Os primeiros dois episódios são bem confusos, propositalmente, para que o telespectador se sinta na pele de Six e sua luta para descobrir a verdade por trás da Vila. The Prisoner é realmente de quebrar a cabeça e você se sentirá confuso a maior parte do tempo, porém, com a chegada ao final da trama, as histórias irão se resolvendo.

A série foi produzida pelo canal AMC, responsável por grandes nomes como Mad Men e Breaking Bad, que vem ganhando cada vez mais prêmios, como o Emmy. São 6 episódios ao todo e foram exibidos dois a dois de 15 a 17 de Novembro. Por ter sido uma reinterpretação da série dos anos 60, o roteiro mudou bastante pelos olhos dos escritor e diretor Bill Gallagher e Nuck Hurran. As críticas foram sobre esse mesmo problema, as mudanças. Eu nunca vi a versão original, por isso essa nova produção me agradou tanto, mas se você viu The Prisoner de 1960, apenas encare essa minissérie como algo novo.

ep4-7-415-six

Para ajudar, a cada episódio assistido, leia as recaps do site da AMC, pois me deixaram a par de todos os acontecimentos importantes. Outra coisa necessária é paciência, pois The Prisoner não é para ser assistido sem prestar atenção. E posso garantir que a série é uma deliciosa viagem pela mente humana através de infinitas possibilidades.

Porém, o trunfo é o elenco. Six é interpretado por Jim Caviezel, que é conhecido por ter feito Jesus no filme A Paixão de Cristo, além de trabalhos notáveis em O Conde de Monte Cristo, Além da Linha Vermelha, Outlander: Guerreiro vs. Predador, Déjà Vu e A Corrente do Bem. Caviezel tem a ajuda de Ruth Wilson (série Jane Eyre e filme Capturing Mary) como 313, Haley Atwell (filmes O Sonho de Cassandra e A Duquesa) como 415, Lennie James (Robert Hawkins de Jericho) como 147, Jamie Campbell Bower (filmes Sweeney Todd – O barbeiro demoníaco da Rua Fleet e Lua Nova, além de estar filmando Harry Potter e as Relíquias da Morte) como 1112 e Rachel Blake (série Suburban Shootout e filme Lantana) como M2.

Todos esses atores arrasaram em seus personagens, principalmente Jamie Campbell Bower como o filho de Two. Aliás, quem interpretou Two? Ninguém mais, ninguém menos do que o magnífico e extraordinário ator Sir Ian McKellen!! McKellen é conhecido atualmente por seus personagens como Magneto em X-Men, Sir Teabing em O Código da Vinci e Gandalf na trilogia O Senhor dos Anéis. Ele arrasou em todas as cenas e merece muitos aplausos por sua ótima atuação e forte presença em cena.

ep4-1-bower-mckellen

The Prisoner merece ser degustada aos poucos e com muita calma para desvendar todos os mistérios da Vila e fora dela. Mas o que posso dizer é que com roteiro, produção e elenco igual a esse, tudo isso vale cada minuto. Porém, como sabemos que séries dependem de gosto particular, assista o trailer de 9 minutos de The Prisoner, e se gostar, embarque nessa intrigante jornada…


Caio Mello

São Bento do Sul – SC

Série Favorita: Lost

Não assiste de jeito nenhum: Séries policiais

×