Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

The Vampire Diaries – 5×21 Promise Land

Por: em 11 de maio de 2014

The Vampire Diaries – 5×21 Promise Land

Por: em

“Somebody, help me! Please. Oh, my God. No. Somebody, help Somebody, help!” – Caroline

tvd521_stefan e elena

Vamos aos fatos: eu já sabia o que ia acontecer antes mesmo de ver o episódio, então não chegou a ser uma surpresa para mim, porém isso não torna os fatos menos indignantes. Sério, The Vampire Diaries chegou ao ponto de ter que matar um de seus protagonistas para conseguir chamar alguma atenção para o seu final de temporada? Quando a série chega nesse nível, a gente sabe que está mais do que na hora de acabar. Eu estou completamente indignado com essa atitude tomada pelos produtores, apesar de ainda não acreditar que tenha sido algo permanente, até porque sabemos que Damon não sustenta aquela série sozinho por nada nesse mundo. Mas toda  a cena final foi uma correria, mal feita e completamente sem propósito. Eu vou chegar nisso mais a frente, vamos passar pelos fatos desse terrível episódio, pré-season finale.

Bom, o episódio acabou se tornando terrível por conta do seu final, porque até então ele vinha sendo até que razoável. Apesar de presos, Stefan e Elena encontraram uma aliada bastante inesperada, que acabou por os salvar – claro que com o interesse de chegar até o corpo de Tyler, agora habitado por seu marido. Eu realmente não tinha noção que o Tyler tinha se ido de verdade, só me dei conta quando pensei que agora não tinhamos mais a faquinha esquema pra matar viajantes. Talvez essa seja a primeira das três grandes mortes que os roteiristas tinham declarado para a reta final da temporada. No quesito morte, a série perdeu seu apelo. Antes, morrer era sempre uma surpresa em meio a um clímax, agora as mortes servem para causar impacto em um episódio e, depois, eles dão um jeito de trazer o personagem de volta, portanto, como levar a sério?

tvd521_damon

E quando você vê o episódio sabendo do final, as cenas de Stefan com Elena tem um pouco mais de propósito, uma verdadeira tentativa frustrada da série em preparar um adeus. Eu gosto muito dos momentos dos dois, exatamente porque eles sempre se completaram. Eu já engoli Delena, mas ainda acho um porre esse vai-e-vem do casal, sempre falando que fazem mal um para o outro. Uma das melhores falas do episódio foi de Caroline para Damon, quando ela diz que ele tinha que parar de tentar vender a pose de que era foda demais para se importar com o que estava acontecendo. E é disso que eu falo: Damon pode continuar tendo sua personalidade sarcástica e seu jeito ‘diferente’, mas em cinco anos de série, ele poderia demonstrar maiores evoluções dos que a que vimos – para mim, o personagem estagnou nisso e teremos que engolir até o fim. E daí tem Markos e todo o seu blá blá blá de magia pura. Sério gente, que vilão chato, não? Tipo, eu gostei muito das cenas em que a magia vai acabando, com os personagens passando pelas mortes que acabaram por se livrar no passado, mas todo essa coisa que querem vender de que ele está ‘certo’ por tentar restabelecer o equilíbrio, não dá.

Mais uma vez, tudo está nas mãos de Bonnie: depois de revelar que não sabia de feitiço nenhum para acabar com a queda do Outro Lado, a nossa ex-bruxa, e agora quase ex-âncora, tomou um sermão de Enzo para não desistir de nada até que não haja mais possibilidade nenhuma. E não é que ela acabou chegando a uma ideia que não era tão ruim? Se alguém sabia o feitiço pra trazer Markos de volta, ela também podia conseguir realizar isso e trazer outras pessoas. Mas ai a mocinha foi sugada para o inferno e o plano acabou indo por água abaixo. Tudo culminando na morte de Stefan. Vamos aos fatos: eu não acho que ele morreu. Primeiro porque não dá pra imaginar numa morte mais tosca para um dos protagonistas da série. Segundo porque não houve qualquer tipo de comoção no vídeo promocional do próximo episódio, o que seria um absurdo tamanha a importância do personagem. Terceiro porque Paul Wesley não iria entregar um spoiler tão grande do final da temporada em seu twitter, o que faz da declaração dele, pelo menos pra mim, nula.

tvd521_stefan is dead

Agora é o seguinte: quer dizer que o viajante no corpo de Tyler dá chilique, arranca o coração de Stefan para acabar com um doppelganger e se livrar de Markos e assim acaba a vida de um dos personagens mais queridos? Sério mesmo que o roteiro fez isso? Não teve sentido algum aquela cena, de verdade. Eu fiquei tão indignado, que minha vontade era socar a tela do notebook. E tipo, a passagem dele pela Bonnie foi super tosca. A única coisa que salvou foi Caroline desesperada segurando o seu corpo. Veremos as implicações disso no próximo episódio, mas fica uma promessa: se essa decisão for mantida, considerarei seriamente abandonar a série, porque isso foi além de qualquer má decisão que eles já tomaram ao longo dessas duas últimas temporadas. Confiram o vídeo promocional de “Home” e não deixem de xingar muito no twitter comentar aqui comigo!


Leandro Lemella

Caiçara, viciado em cultura pop e uns papo bobo. No mundo das séries, vai do fútil ao complicado, passando por comédias com risada de fundo e dramas heroicos mal compreendidos.

Santos/SP

Série Favorita: Arrow

Não assiste de jeito nenhum: The Walking Dead

×