Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

The Vampire Diaries – 5×22 Home (Season Finale)

Por: em 18 de maio de 2014

The Vampire Diaries – 5×22 Home (Season Finale)

Por: em

“This place is going down, isn’t it?”- Damon.
“It is. I’m sure there are a million people we’d both rather be with right now, but…” –
Bonnie.
“Couple thousand at most.” – Damon.
“Do you think it will hurt?” – Bonnie.
“I don’t know–” – Damon.

tvd522_morte

Vamos aos fatos: as pessoas me contaram o que tinha acontecido antes de eu ver o episódio. Dito isso, vou confessar que eu realmente não acreditei quando me falaram, tanto que quando eu vi, achei que ainda tinha mais tempo de episódio e de repente, tela branca (um diferencial do episódio, sendo que sempre terminamos com tela preta) e fim da temporada. Essa foi, sem dúvida, uma das tacadas mais arriscadas que a série já tomou, porque realmente pareceu definitiva. Plec já abriu a boca por aí e falou que ainda veremos Bonnie e Damon na sexta temporada, porém não do jeito que estamos acostumados a vê-los (até porquê o contrato dos atores vai até o final da próxima temporada), o que me deixou bastante curioso sobre como as coisas poderiam se encaminhar daqui para frente. Me parece um tanto insustentável a série tirar um dos seus protagonistas assim, do nada, e conseguir se manter, mas é uma aposta que teremos que fazer se quisermos continuar assistindo a essa saga. Muitas das tramas abertas me agradaram bastante, só que não vou me empolgar. Apesar de melhor que a quarta temporada, The Vampire Diaries fez um ano bem instável, com episódios beirando o total desperdício do meu tempo. Então, sejamos reais: temos que manter as expectativas embaixo daqui para frente.

O episódio começa com as reações ao fato indignante do último episódio: a morte de Stefan. Primeiro que já fiquei meio irritado com o jeito indiferente que Elena reagiu a notícia. Tipo, umas das pessoas que mas fez a diferença na vida dela e ela simplesmente faz uma cara de assustada e depois continua a vida como se nada tivesse acontecido? Mina tosca. Pelo menos pudemos ver a reação nervosa de Damon ao perceber o que tinha acontecido e sua sequente pressão para que Bonnie conseguisse resolver a situação. Vou falar que até foi interessante essa trama do Outro Lado se resolver nesse último episódio, principalmente pela possibilidade de revisitar alguns personagens muito queridos que deixamos para trás no passado. E aqui ficou uma das gratas surpresas do episódio: nosso encontro com Lexie e Alaric. Quando vi a loira segurando a mão de Stefan para que ele não fosse sugado para o inferno (ou seja lá o que for aquilo), até abri um sorriso. Ela, sem dúvidas, é uma das melhores personagens que a série já teve e fiquei bem triste quando não deixaram ela passar para a vida real de novo. Seria uma baita adição para a série, só que ela ficaria contrapondo o papel de Caroline diretamente, o que poderia não funcionar. E o que dizer da cena onde ela manda Stefan acordar com relação a Caroline? Sensacional.

tvd522_lexie

Pelo menos, não deixaram que uma das personagens mais queridas pelo público fosse sugada para o inferno. Li entrevistas da Plec logo depois do finale e ela disse que ali tudo está aberto para interpretação, que não há paraíso ou inferno – então, pelo menos para mim, aquilo foi encontrar a paz, seja lá o que isso represente. Ao contrário de Silas, que voltou como um reforço no tal feitiço que precisava ser feito para abrir o portal entre Terra e o Outro Lado, e fora traído por Bonnie depois que deixou de ser útil. Na verdade, Bonnie foi só o meio de comunicação, sendo Liv a principal responsável para que tudo acontecesse. Gostei bastante da determinação de Caroline em dar um motivo para a bruxa executar o feitiço. Só que acabou sendo Luke o grande responsável por tudo que vimos na sequência final do episódio – chegaremos nisso daqui a pouco. Quando falaram que eles iam tentar explodir a cidade, eu não tinha entendido muito bem, mas quando rolou todo o lance do sacrifício dos viajantes, as coisas começaram a se encaixar. A mudança da fronteira da cidade fora bastante explicativa: era ali o limite do feitiço que barrava o sobrenatural e Tyler comprovou na pele que isso era verdade, morrendo em poucos segundos logo que ultrapassara essa linha (o que me deixou muito confuso, porque Elena e Damon a cruzam depois e não morrem tão rápido assim).

Uma dúvida que me surgiu e, com certeza, meus leitores vão esclarecer, por que sou desligado: a xerife Forbes não tava com um viajante dentro dela? É que tá um vai e vem de personagem que já nem consigo mais lembrar quando que isso acabou e ela voltou a ser ela mesma. Pensei que, depois da explosão, ela acabaria morta, mais uma das ressonâncias do plano, só que acabou que Damon acabou a salvando. Vamos então aos eventos que acontecem depois da morte dos viajantes e da abertura do portal entre o Outro Lado e a Terra. Cara, para mim, muita gente poderia ter aparecido, mas, segundo Plec, se não vimos a pessoa, supostamente ela já encontrou seu caminho, seja ele qual for. Minha alegria ficou pela volta de Alaric, uma grande reparação do roteiro ao tirar um personagem tão bom precocemente da série. Para quem ainda não sabe, o personagem será creditado como regular na sexta temporada, assim como Enzo, que agora também compõe o elenco fixo da série – uma clara tentativa de suprir a canalhice deixada pela morte de Damon. E, para quem não lembra, Alaric morreu vampiro mega fodão Original que caçava vampiros, o que nada o agradava – o que deve ser um plot bem interessante para o personagem no sexto ano da série.

tvd522_alaric

Um ponto bem interessante foi a volta de Tyler e sua suposta humanidade. Para quem não entendeu, Tyler morreu humano e foi para o outro lado por ser um humano com um gene de lobisomem e é nessa exata condição que ele volta. O personagem ganha um recomeço pleno, sendo sua chance de viver ‘normalmente’ daqui para frente. Plec esclareceu que Tyler é o único personagem com quem isso aconteceu, todos os outros voltaram nas condições que conhecemos dos últimos episódios. E com Luke intervindo para que a irmã não morresse, acabou que Damon e Bonnie ficaram presos do Outro Lado e compartilharam o fim daquele lugar, em um momento muito interessante para os personagens, que até então nunca demonstraram qualquer tipo de afeto um pelo outro. As especulações estão abertas. Não temos como saber para onde eles foram, se encontraram a paz ou se foram sugados para um lugar ruim, mas eu tenho a certeza de que esse lugar será visitado na próxima temporada e os personagens farão de tudo para resgatá-los, seja lá do que for. A série ganha um verdadeiro reset nesse ponto. Todos os personagens tem a chance de recomeçar um vida diferente em uma cidade supostamente livre de grandes perigos.

Pelo que já foi revelado, a temporada começará com um salto de tempo e veremos como nosso personagens estão lidando com o fato de terem perdido duas pessoas importantes – claro que com um enfoque muito maior em Elena, que perdeu seu grande amor e sua melhor amiga, e em Stefan, que se culpará eternamente pelo deslize que deu ao tocar em Bonnie e passar para o Outro Lado sem o irmão. Sinceramente, acho que essa trama abre espaço para plots muito interessantes no próximo ano. Material tem, personagens tem, vamos ver se agora eles conseguem acertar. Uma pergunta que levanto é: alguns episódios atrás, Kol apareceu. Ele não foi sugado e nunca mais apareceu. Plec levantou que ele definitivamente pode aparecer em The Originals, então cadê o vampiro Original? Estou bastante curioso para saber porque sumiram com o personagem ou se há alguma explicação lógica para isso (eu apostaria no conflito de agendas com as filmagens da tentativa de spinoff de Supernatural). Veremos o que pode acontecer. Encerramos por aqui pessoal, agradeço pela companhia durante essa turbulenta quinta temporada e espero que vocês comentem comigo esse episódio final. Vamos nos vendo com notícias do sexto ano e em setembro estamos de volta com nossa programação normal. Até mais!


Leandro Lemella

Caiçara, viciado em cultura pop e uns papo bobo. No mundo das séries, vai do fútil ao complicado, passando por comédias com risada de fundo e dramas heroicos mal compreendidos.

Santos/SP

Série Favorita: Arrow

Não assiste de jeito nenhum: The Walking Dead

×